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Educação

Vestibular unificado UFSC e UFFS: Veja lista com os cursos mais concorridos

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Relação preliminar de candidato/vaga do concurso 2020 mostra que os cursos de Medicina mais uma vez foram destaque na escolha. Provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

Os cursos da área da saúde são os mais concorridos no vestibular unificado 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tradicionalmente, os cursos de Medicina foram destaques na escolha dos candidatos e voltaram a aparecer em primeiro lugar nas duas instituições.

Na relação preliminar o curso de Medicina da UFSC, no campus Florianópolis, consta como o mais concorrido no Vestibular 2020 com 5.854 inscritos e apresenta um índice de 83,63 candidatos por vaga.

Em seguida, aparecem na lista: Medicina da UFFS, no campus Chapecó, no Oeste catarinense, que contabilizou 968 inscritos na disputa por 13 vagas, sendo 74,46 candidatos por vaga; e o curso de Medicina da UFFS, no campus Passo Fundo (RS), com 1.020 candidatos disputando 22 vagas, sendo 46,36 candidatos por vaga.

Na UFSC, além de Medicina, estão entre os cursos com maior concorrência: Psicologia, Direito e Arquitetura e Urbanismo (Veja lista abaixo).

Nesta edição do concurso foram registrados o total de 25.669 inscritos, dos quais 3.667 tiveram sua solicitação de isenção do pagamento da taxa deferida.

Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), a confirmação de inscrição definitiva, contendo a indicação do local onde o candidato realizará as provas, será publicada até o dia 22 de novembro.

O concurso irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020. Ambas as instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por cada universidade.

Provas

As provas estão agendadas para os dias 7, 8 e 9 de dezembro, das 14h às 18h. No processo seletivo serão implementadas as ações afirmativas das Instituições de Ensino Superior (IES) destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências.

O primeiro dia do concurso será no sábado, 7 de dezembro. Os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões), Segunda Língua (8), Matemática (10) e Biologia (10).

No dia seguinte, 8 de dezembro, serão contempladas: Ciências Humanas e Sociais (20 questões, sendo 7 de História, 7 de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia e 2 questões interdisciplinares); Física (10) e Química (10). Já no último dia de prova, 9 de dezembro, está agendada a redação e quatro questões discursivas.

Vestibular unificado

O diferencial do Vestibular 2020 é a promoção conjunta da UFSC e da UFFS. Os candidatos devem optar, no momento da inscrição, por uma das instituições, respondendo a mesma prova para o ingresso nos cursos de graduação.

Os vestibulandos devem escolher dentre 11 campi distribuídos pela região Sul. Em Santa Catarina, há vagas nas seguintes cidades: Florianópolis, AraranguáBlumenauCuritibanos e Joinville, pela UFSC, e Chapecó, pela UFFS. No Paraná, existem opções de curso em Laranjeiras do Sul e Realeza, ambos da UFFS. Já no Rio Grande do Sul, os candidatos podem escolher entre Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, todos também pela UFFS.

Por G1 SC

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Educação

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (23)

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Começa nesta terça-feira (23) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo terão até sexta-feira (26) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.

“No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015″, exlicou MEC.

Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

MEC publica edital do primeiro Enade das Licenciaturas

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O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele é voltado à avaliação dos cursos de formação docente. Chamado Enade das Licenciaturas, o exame será aplicado para mais de 370 mil alunos de todo o país.

O edital, detalhando a reformulação com enfoque nos cursos que formam professores, foi publicado segunda-feira (22) no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele prevê que a implementação desta nova modalidade será este ano.

Segundo o Inep, o Enade das Licenciaturas foi criado com o objetivo de aperfeiçoar os processos de avaliação dos cursos de formação docente. “As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”, informou o instituto.

Avaliações teóricas e práticas

Para o Inep, além de contar com um novo modelo de itens, o exame fará uma “avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios”, passando a ter avaliações teórica e prática, com um cronograma específico para cada um.

“Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025”, informou o Inep ao explicar que o prazo para serem efetuados os primeiros procedimentos operacionais, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino, começou esta semana.

As inscrições para a prova teórica devem ser feitas até 31 de agosto. Já o prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática iniciará em 16 de setembro.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

Falta limite? Entenda a diferença entre educação positiva e permissiva; tema repercute no ambiente escolar

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Tema ganhou destaque nas redes sociais após relato de uma professora de São Paulo sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Especialistas apontam que há uma certa tendência à permissividade, o que pode causar reflexos negativos para as crianças e adolescentes.

Em que momento a educação positiva, sem violência ou autoritarismo, passa a ser permissiva? E quais os possíveis impactos na vida escolar de crianças e adolescentes? Essas podem ser dúvidas comuns aos pais e responsáveis, mas ganharam destaque nas redes sociais após o relato de uma professora de São Paulo sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Especialistas afirmam que realmente parece haver uma tendência à permissividade por parte dos adultos, o que pode causar reflexos negativos.

No vídeo publicado, a professora Rebeca Café afirma que está difícil dar aula para os filhos de pais que aplicam a educação permissiva e aponta que o modelo acaba sendo adotado na tentativa de “evitar traumas” nas crianças. No entanto, conforme a docente, os responsáveis “perderam a mão”, tornando complicada a convivência com as crianças, que não obedecem e não têm “noção de autoridade”.

— Dentro da escola não dá para a gente negociar com 30, 40 crianças ao mesmo tempo. Na escola, a hora do dever é a hora do dever, hora de acabar a brincadeira, ele tem que guardar o brinquedo dele, porque acabou a brincadeira — diz Rebeca em trecho da gravação.

Por gauchazh

           

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