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Educação

SEE promove II Mostra de Práticas Exitosas da Educação do Campo

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O evento aconteceu em Garanhuns e reuniu centenas de estudantes, professores e movimentos sociais

A Secretaria de Educação e Esportes, por meio da sua Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), realizou, nesta ultima terça-feira (10), a II Mostra de Práticas Exitosas da Educação do Campo 2020, com o tema “Revisitando a Prática Educativa num Contexto Socializador”, na Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras, Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) em Garanhuns, no Agreste.

Durante todo o dia, cerca de 300 pessoas, entre estudantes e professores de escolas públicas estaduais de turmas da Educação do Campo (EJA), membros de movimentos sociais e entidades como o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), Fetape, e UFRPE participaram e promoveram apresentações de trabalhos, palestras e oficinas com diferentes temáticas sobre a educação no campo. Ao todo, 79 escolas rurais e 2 quilombolas de 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) expuseram suas experiências pedagógicas para os presentes. 

Os trabalhos variaram desde artesanato a produtos da agricultura familiar, como da ex-aluna da Escola Professor Sebastião Rabelo Sobrinho, de São José do Egito, Maria de Lourdes do Nascimento Siqueira, que apresentou o projeto “Alimentação é saúde”. Nele, alunos e ex-alunos da unidade de ensino comercializam alimentos orgânicos na feira da cidade, e o lucro é todo voltado para a associação de moradores da comunidade. “Pra mim, é um orgulho muito grande comercializar as frutas e verduras sem agrotóxicos, tudo produzido pela minha cidade. Precisamos repensar essa alimentação cheia de veneno que a cidade consome, e oferecer qualidade de vida é muito gratificante pra gente”, disse. 

O estudante Antônio João da Rocha e a professora Maria de Fátima da Silva, da Escola Napoleão Araújo, de São José do Belmonte, apresentaram o projeto Farmácia da Terra, que existe desde 2018 na unidade de ensino e vem promovendo um resgate na manutenção da qualidade de vida local com base nos conhecimentos dos moradores mais antigos da região. O trabalho consiste em comercializar ervas medicinais acompanhadas de um informativo com seus respectivos modos de preparo para prevenir e tratar diversas doenças do corpo humano. 

“Nós somos do campo e temos essa cultura medicinal muito esquecida. A nossa ideia é fazer com que a nova geração conheça esses remédios naturais e consuma bem menos os industrializados”, frisou a professora. Além dos trabalhos das escolas, o evento contou com oficinas, exposição de banners e palestras com temas como “As diversas linguagens da educação do campo”, “Agroecologia e as aprendizagens necessárias”, e “Educação do campo – conquistas e enfrentamentos históricos”. 

“A relevância do nosso evento é uma questão social e cultural de identidade dos povos do campo muito grande. Em Pernambuco, essa socialização de saberes entre povos, movimentos sociais e entidades governamentais resulta em um impacto muito positivo nas comunidades rurais onde a escola está inserida. É a valorização e reconhecimento desses trabalhos que estão sendo feitos em regiões rurais do Estado”, acrescentou Jailson Santos, gerente da Gerência de Políticas Educacionais do Campo da SEE. 

Redes sociais: Nesta ultima terça-feira (10), 82 escolas rurais de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo participaram da II Mostra de Práticas Exitosas da Educação do Campo 2020 na cidade de Garanhuns. (Por Educação -PE)

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Educação

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (23)

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Começa nesta terça-feira (23) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo terão até sexta-feira (26) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.

“No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015″, exlicou MEC.

Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

MEC publica edital do primeiro Enade das Licenciaturas

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O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele é voltado à avaliação dos cursos de formação docente. Chamado Enade das Licenciaturas, o exame será aplicado para mais de 370 mil alunos de todo o país.

O edital, detalhando a reformulação com enfoque nos cursos que formam professores, foi publicado segunda-feira (22) no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele prevê que a implementação desta nova modalidade será este ano.

Segundo o Inep, o Enade das Licenciaturas foi criado com o objetivo de aperfeiçoar os processos de avaliação dos cursos de formação docente. “As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”, informou o instituto.

Avaliações teóricas e práticas

Para o Inep, além de contar com um novo modelo de itens, o exame fará uma “avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios”, passando a ter avaliações teórica e prática, com um cronograma específico para cada um.

“Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025”, informou o Inep ao explicar que o prazo para serem efetuados os primeiros procedimentos operacionais, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino, começou esta semana.

As inscrições para a prova teórica devem ser feitas até 31 de agosto. Já o prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática iniciará em 16 de setembro.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

Falta limite? Entenda a diferença entre educação positiva e permissiva; tema repercute no ambiente escolar

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Tema ganhou destaque nas redes sociais após relato de uma professora de São Paulo sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Especialistas apontam que há uma certa tendência à permissividade, o que pode causar reflexos negativos para as crianças e adolescentes.

Em que momento a educação positiva, sem violência ou autoritarismo, passa a ser permissiva? E quais os possíveis impactos na vida escolar de crianças e adolescentes? Essas podem ser dúvidas comuns aos pais e responsáveis, mas ganharam destaque nas redes sociais após o relato de uma professora de São Paulo sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Especialistas afirmam que realmente parece haver uma tendência à permissividade por parte dos adultos, o que pode causar reflexos negativos.

No vídeo publicado, a professora Rebeca Café afirma que está difícil dar aula para os filhos de pais que aplicam a educação permissiva e aponta que o modelo acaba sendo adotado na tentativa de “evitar traumas” nas crianças. No entanto, conforme a docente, os responsáveis “perderam a mão”, tornando complicada a convivência com as crianças, que não obedecem e não têm “noção de autoridade”.

— Dentro da escola não dá para a gente negociar com 30, 40 crianças ao mesmo tempo. Na escola, a hora do dever é a hora do dever, hora de acabar a brincadeira, ele tem que guardar o brinquedo dele, porque acabou a brincadeira — diz Rebeca em trecho da gravação.

Por gauchazh

           

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