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Educação

5 filmes na Netflix sobre Educação

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A plataforma de streaming, Netflix, oferece opções de filmes e séries que vão além do entretenimento, falando de temáticas importantes, como a educação.

A televisão e a internet, por meio de seus canais e serviços de streaming, têm apresentado funções sociais para além do entretenimento. Por meio dos programas de TV, desenhos, séries e filmes, é possível promover reflexões relevantes para a sociedade.

Entre os temas abordados, a partir da narrativa dessas obras, podemos avaliar os cenários social, político, econômico, religioso, e até mesmo apreender sobre inspiração e conhecimento por meio de um pensamento crítico e reflexivo.

Com a pauta da educação, o tema priorizado pelo Escola Educação, listamos algumas produções na plataforma da Netflix que destacam a importância da Educação e seu poder de transformação.

Nas obras audiovisuais são pincelados os papéis do educador e do aluno, a relevância do sistema educacional e o poder da educação.

Confira a seguir a lista com 5 filmes sobre educação na Netflix:

1Coach Carter – Treino para a Vida (2005)

 Coach Carter – Treino para a Vida (2005)
Filmes sobre Educação – Coach Carter – Treino para a Vida (2005).

Coach Carter – Treino para a Vida, de Thomas Carter, é parte da biografia de Ken Carter.

No enredo, Ken assume o cargo de técnico de basquete de sua antiga escola, localizada em uma região carente da cidade, onde conquistou recordes. Na sua gestão, é imposto um rígido regime em prol do desenvolvimento da equipe.

2Escritores da Liberdade (2007)

Escritores da Liberdade (2007)
Filmes sobre Educação – Escritores da Liberdade (2007).

Escritores da Liberdade, de Richard LaGravenese, é uma narrativa baseada em fatos que conta a história de um professora novata, a personagem Erin Grunwell.

Ainda sem muita experiência, a educadora se depara com inúmeros desafios ao ir dar aulas em uma escola. Na ocasião, ela terá que ultrapassar barreiras, além de superar as limitações para auxiliar na transformação educacional de seus alunos.

3Mentes Perigosas (1995)

Mentes Perigosas (1995)
Filmes sobre Educação – Mentes Perigosas (1995).

Mentes Perigosas, de John N. Smith, é um drama biográfico de uma ex-oficial da marinha que vai dar aulas em uma escola da periferia.

Com alunos considerados problemáticos, ela tem que aprender a lidar com o novo desafio e prender a atenção da turma para promover a interação entre as partes.

4Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Filmes sobre Educação – Sociedade dos Poetas Mortos (1989).

Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir, é um enredo fílmico que passa no ano de 1959, em uma tradicional escola norte-americana exclusiva para meninos.

Norteada por quatro pilares (disciplina, excelência, honra e tradição), a Academia Welton forma grandes nomes para a sociedade, isso sob a influência dos seus pais.

Mas, eis que surge o novo docente, John Keating, para confrontar os pensamentos conservadores da instituição, que até então não dava muito valor às expressões artísticas e limitava a liberdade dos alunos.

5Uma Lição de Vida (2010)

Uma Lição de Vida (2010)
Filmes sobre Educação – Uma Lição de Vida (2010).

Uma Lição de Vida, de Justin Chadwick, também baseado em fatos, é um longa-metragem que traz como enredo a história de vida de Kimani Maruge.

Kimani é um queniano de 84 anos de idade que possui como objetivo aproveitar a última oportunidade de estudar, para aprender a ler e escrever. Nessa chance, a professora Jane ensinará o Sr. Maruge junto a crianças de seis anos de idade.

Por Escola Educação

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Educação

Master Class gratuita sobre Sociologia da Inovação

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O Porto Digital realiza, na próxima segunda (6), às 15 horas, a Master Class “Sociologia da Inovação: uma perspectiva teórica e prática”. O evento é aberto ao público e gratuito, no Auditório da cesar.school, Cais do Apolo, 77, Porto Digital.

O membro da Academia Pernambucana de Ciências, Presidente do Conselho do Porto Digital e Cientista chefe da TDS Company, Sílvio Meira e o Sociólogo, ex-Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e consultor em políticas de inovação em ensino superior, Renato Steckert de Oliveira irão debater sobre a temática.

“A ideia é discutir as condições sociais para que haja inovação. Precisamos perceber que inovação é um fenômeno social. Entender quais condições favorecem a inovação e procurar contribuir com estratégias para fomentar esses ambientes é o nosso objetivo”, afirma Steckert.

O cientista vai além, segundo ele, fomentar a inovação desencadeia efeitos sistêmicos na sociedade por si só, mas isso não significa acesso a todos os bens advindos dela.

“O passo adiante seria levar essas ideias para gestores públicos”, conclui consultor em políticas de inovação.

Fonte: JC

 

           

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Educação

Concurso unificado: governo trabalha para garantir segurança na prova

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O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado neste domingo (5), em dois turnos, em 228 municípios de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizador do certame, em colaboração com a Fundação Cesgranrio, contratada para realização do concurso unificado, tem supervisionado as diferentes etapas para garantir o sucesso na aplicação das provas e na seleção dos candidatos mais qualificados para ocupar uma das 640 vagas ofertadas pelos 21 órgãos federais nesta primeira edição.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador-geral de Logística do CPNU no MGI, Alexandre Retamal, destacou aspectos prioritários da organização nos dias que antecedem o concurso: segurança para garantir integridade e sigilo; infraestrutura acessível a todos; logística eficiente de distribuição e retorno dos cadernos de provas; comunicação clara; transparência para garantir imparcialidade e equidade no processo; uso de tecnologia para agilizar processos e reprimir fraudes e vazamentos.

Entre eles, a segurança é destacada como a principal, para garantir a integridade, lisura e sigilo das provas e, igualmente, evitar vazamentos e fraudes no concurso unificado.

Segurança x fraudes

O MGI tem destacado que, desde o planejamento até a divulgação dos resultados, conta com a experiência de 25 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inspirou o CNPU.

Em relação à segurança e à inteligência, o MGI ampliou os protocolos de segurança que já existiam da aplicação do Enem, com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Força Nacional Força Nacional de Segurança Pública (MJSP) e dos Correios.

“Todos esses órgãos, em conjunto, atuam para a gente garantir, desde a vigilância nos locais de elaboração das questões de prova do concurso, impressão e a distribuição das provas fazendo a escolta e a vigilância junto com os Correios. Além disso, está sendo feita a vigilância nos armazéns onde as provas estarão até o dia da prova e a escolta nos estados até os locais de aplicação”, destaca o coordenador-geral.

“Tudo que a gente puder fazer para garantir a segurança e a lisura do certame nós já estamos fazendo para que os candidatos possam chegar, no dia de prova, e fazer o seu melhor sem ficar preocupado se outras pessoas serão beneficiadas por esquemas fraudulentos”, reiterou Alexandre Retamal.

No dia da prova

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Educação

MEC anuncia edital para cursos de medicina mantidos por hospitais

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O Ministério da Educação (MEC) publicou edital para novos cursos de medicina destinado exclusivamente a faculdades ligadas a hospitais. Este é o segundo chamamento público desta natureza. O primeiro foi lançado em 2014, quando apenas o Hospital Albert Einstein abriu um curso na área.

Cada instituição de ensino poderá concorrer entre 80 e 100 vagas de medicina, a depender da estrutura de equipamentos e programas disponíveis na unidade hospitalar e na rede SUS do município de oferta do curso.

Apesar de fazer parte do chamamento público atrelado ao Programa do Mais Médicos, que define critérios de relevância social para determinação das vagas, há uma diferença na regra publicada nesta terça-feira para as faculdades mantidas por hospitais, que precisarão apenas comprovar a existência de equipamentos públicos adequados e suficientes para a oferta do curso de medicina.

Para as demais mantenedoras de ensino não atreladas a hospitais, o chamamento público lançado no ano passado restringe a abertura de vagas aos municípios onde há uma baixa relação de médicos por habitantes.

Já neste novo edital, não há restrição geográfica, mas tanto a unidade hospitalar quanto a instituição de educação precisam ser sediadas no mesmo município e ser mantidas pela mesma mantenedora.

“Dessa forma, a abertura de cursos de medicina por mantenedoras que sejam, ao mesmo tempo, mantenedoras de unidades hospitalares e de instituições de educação superior, não se dá pelo critério de relevância e necessidade social, mas pelo critério da excelência dos seus serviços”, resume o MEC.

Para habilitação, a unidade hospitalar deverá dispor de:

  • Residência médica em, no mínimo, 10 especialidades de residências médicas, sendo ao menos três nas especialidades prioritárias: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia e Medicina de Família e Comunidade;
  • Ao menos 5 leitos SUS disponíveis por vaga autorizada;
  • Até 3 vagas a serem autorizadas por equipe de atenção básica;
  • Leitos de urgência e emergência ou pronto-socorro;
  • Inexistência de compartilhamento dos leitos reservados para o curso de Medicina com outras utilizações acadêmicas;
  • Mais de 400 leitos próprios.

Além desses requisitos, o hospital deve ter convênio com a rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) do município onde se localiza a unidade hospitalar, comprovando disponibilidade de equipamentos públicos adequados e suficientes para a oferta de curso de graduação em Medicina.

Já as instituições de ensino superior têm, dentre os requisitos, que possuir Índice Geral de Cursos (IGC) vigente e Conceito Institucional (CI) iguais ou superiores a 4 (em uma escala de 1 a 5).

Assim como acontece com as demais instituições de ensino participantes do chamamento público do Mais Médicos, os cursos de medicina mantidos por hospitais devem oferecer um plano de contrapartida ao SUS.

O edital diz que o plano deve conter uma previsão de investimento no SUS para os próximos seis anos, equivalente a 10% do faturamento anual bruto do curso.

Devem ser ofertadas ainda ao menos 10% das vagas em cada ano (desconsiderando àquelas oferecidas pelo ProUni) como bolsas para alunos do curso com base em critérios socioeconômicos, étnico-raciais e de inclusão para pessoas com deficiência.

O MEC ressalta, porém, que o fato de uma instituição de educação superior ter sido habilitada para o processo de autorização de curso de Medicina não enseja a garantia de autorização do curso. Os cursos devem seguir o fluxo regular dos processos regulatórios para autorização.

Fonte: JC

 

           

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