Sem categoria
Após conflito, biografia de traficante Nem esgota em livrarias do Rio
“O Dono do Morro: Um homem e a Batalha pelo Rio” foi escrito pelo jornalista britânico Misha Glenny.
Desde a invasão da Rocinha por traficantes rivais, em 17 de setembro, com intensos tiroteios e reflexos em vários bairros do Rio, o livro sobre Antônio Bonfim Lopes, o Nem, não tem parado nas prateleiras da cidade. “O Dono do Morro: Um homem e a Batalha pelo Rio” (Companhia das Letras), escrito pelo jornalista britânico Misha Glenny, narra a trajetória do traficante Nem, preso desde 2011 e um dos protagonistas do atual conflito na favela.
Segundo livreiros, o “O Dono do Morro” esgotou diversas vezes em várias livrarias nos últimos dias.
“Na semana passada a procura foi muito grande e vendeu tudo. Pedi mais 20 livros, que chegaram hoje e já esgotaram. Fiz outro pedido de mais 20 exemplares”, diz Laura Gasparian, 61, dona da livraria Argumento. A rede tem uma loja no Leblon (zona sul) e outra na Barra da Tijuca (zona oeste), bairros próximos da Rocinha.
“Isso em um dia só, para um livro antigo, é bombástico, fora da curva”, afirma ela. “O Dono do Morro” foi lançado em junho de 2016.
A livraria Timbre, na Gávea (zona sul), e a Cultura do Fashion Mall, shopping em São Conrado ao lado da Rocinha, também precisaram pedir reposições do livro para suprir a demanda.
Na Travessa, rede com sete lojas no Rio, o pico da procura foi na última sexta-feira (22), quando houve confrontos em vários pontos da cidade e as Forças Armadas cercaram a Rocinha.
“O que tinha nas lojas esgotou e nós corremos para pedir mais. Na terça-feira chegaram 176. Vendeu tanto que, no mesmo dia, pedi mais 250”, conta a gerente de compras, Mônica Peçanha. Segundo ela, “O Dono do Morro” foi o mais vendido do dia, sem considerar os eventos de lançamento.
“Acho que todos nós passamos um tempo meio em negação, sem acreditar que alguém de dentro de um presídio conseguia ter uma ingerência maior do que o governo em um lugar. Mas na sexta-feira, ficou claro que a coisa era muito grande. As pessoas precisam entender, é uma forma de lidar com o caos”, afirma Peçanha.
A urgência de compreender o conflito era a principal motivação para comprar o livro, entre os leitores ouvidos pela reportagem. Muitos foram afetados apenas indiretamente pelos tiroteios e, mesmo próximos geograficamente da Rocinha, estão distantes da realidade da favela.
Esse é o caso do engenheiro Aluísio Guimarães, 78, que lia a obra, concentrado, em uma livraria da zona sul. Já estava na página 38. “Vi uma entrevista na televisão e fiquei com vontade de ler, para ver se entendo um pouco o que está acontecendo. O autor conta como o Nem começou e chegou lá”, disse ele, que ainda considerava se compraria ou não o livro.
A psicanalista Edda Bihr, 75, levou “O Dono do Morro” para a nora, uma socióloga. “Mas eu vou ler antes dar o presente”, garantiu. “Temos que ouvir todos os lados da história. O Nem é um ser humano, o que ele acha dessa atividade dele? Não é um livro para gostar, é para conhecer”, explica ela.
Em outra livraria da cidade, Nanci Gaspar, 68, procurou “O Dono do Morro” e não encontrou. Por já ter trabalhado em projetos sociais em favelas do Rio, a psicanalista queria aprender mais sobre a disputa entre facções. “O Nem é um pedaço da nossa história não oficial que precisamos conhecer”, afirmou.
VENDAS E E-BOOK
A Companhia das Letras afirmou que ainda não tinha números consolidados das vendas, por ser um período muito recente. No entanto, destacou que a compra do ebook aumentou mais de cinco vezes na última semana. “Percebemos um aumento na procura pelo livro, sim”, disse a empresa, por meio de nota.
A Saraiva, uma das maiores redes de livrarias, também afirmou que houve uma demanda maior pelo e-book entre os dias 18 e 24 de setembro. Sobre o livro impresso, a empresa não divulgou o número de vendas em lojas.
Desde o lançamento de “O Dono do Morro”, segundo a Companhia das Letras, foram vendidos mais de 10 mil exemplares.
Com informações da Folhapress.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Sem categoria
Educação: SEE abre inscrições para processo seletivo das ETEs com 9.900 vagas em Pernambuco
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) deu início, nesta terça-feira (10), ao período de inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs).
Em 2025, serão oferecidas 9.900 vagas em 30 cursos técnicos, com o formato de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com jornada integral, atendendo a diversas áreas de formação profissional.
Os interessados têm até o dia 15 de dezembro para se inscreverem, por meio do site oficial da Secretaria de Educação: www.educacao.pe.gov.br. O processo seletivo é voltado para estudantes que irão ingressar no primeiro ano do ensino médio e buscam uma formação técnica de alta qualidade. As vagas estão distribuídas em 56 ETEs localizadas na cidade do Recife e nas regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata de Pernambuco.
Entre os cursos técnicos oferecidos, destacam-se áreas como Administração, Logística, Farmácia, Desenvolvimento de Sistemas, Nutrição e Dietética, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho, Teatro, entre outros. Esses cursos buscam atender à demanda de qualificação profissional, possibilitando que os estudantes se capacitem para o mercado de trabalho e para o prosseguimento de seus estudos em nível superior.
O processo seletivo será realizado em uma única etapa, com uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será aplicada entre os dias 17 e 30 de dezembro e será composta por 20 questões de múltipla escolha, que englobam os conteúdos das disciplinas de língua portuguesa e matemática. A pontuação obtida pelos candidatos definirá sua classificação para as vagas ofertadas.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2024, e os estudantes classificados poderão iniciar sua jornada nas ETEs no próximo ano letivo.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Sem categoria
Prefeito de Goiana tem candidatura indeferida. Haverá nova eleição
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura do prefeito de Goiana, Eduardo Honório (União Brasil), nas Eleições 2024 por entender que ele se candidatou a um terceiro mandato consecutivo na cidade, o que não é permitido pela legislação eleitoral.
Como ele foi o candidato mais votado no pleito, a eleição é anulada e o município terá que passar por nova votação. A decisão unânime do TSE foi proferida nesta quinta-feira (5).
Eduardo Honório foi eleito vice-prefeito de Goiana em 2016 e assumiu a prefeitura após o prefeito Osvaldo Rabelo se afastar por motivos de saúde. A Justiça considera que esse período conta como um mandato efetivo à frente da prefeitura devido ao longo período exercido no cargo.
Em 2020, Honório se candidatou e venceu a eleição para prefeito. Para a Justiça, ele foi reeleito para seu segundo mandato nesta eleição.
No julgamento desta quinta, o TSE acompanhou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que entendeu que a vitória dele em 2024 configuraria uma segunda reeleição consecutiva, o que é proibido.
Entretenimento
Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: ‘Votem, porque eu não posso’
A pesar de ter construído sua vida e carreira nos EUA, Rihanna, 36, não é cidadã do país. A artista, nascida em Barbados, no Caribe, não pode votar nas eleições para presidente, mas pediu a seus fãs que votem.
“Ponto de vista: eu tentando me infiltrar nas urnas com o passaporte do meu filho”, brincou ela nas redes sociais nesta segunda-feira (4). “Votem, porque eu não posso”, completou. A cantora é mãe de RZA, 2, e Riot Rose, de um ano, com o marido, Asap Rocky.
Ainda na publicação, Rihanna colocou uma mensagem cifrada, sem deixar claro qual candidato apoia para presidente. “Quando proteger covardes e demitir covardes pode acontecer em apenas um voto” (“pussies”, a palavra utilizada por ela, pode também significar vaginas).
Dentro de alguns dias, os EUA terão a apuração das urnas concluída e conhecerão seu novo presidente: Kamala Harris ou Donald Trump.
Foto Getty
Por Folhapress
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos