Conecte-se Conosco

Destaque

Babá é investigada por agressão após audio falando de soco em bebê no RJ

Publicado

em

Pais de duas crianças acusam uma babá que teria agredido os filhos deles em São Gonçalo (RJ). Agressões teriam ocorrido na casa da suspeita, que fazia bico como babá cobrando R$ 300 ao mês. Ela era responsável por olhar crianças da vizinhança, entre elas um menino de 10 meses e outro de pouco mais de um ano.

Adultos descobriram agressões após o vazamento de áudios enviados pela suspeita à namorada. Ela teria confessado os atos na terça-feira (10), mas as famílias só souberam do ocorrido na sexta-feira (13), quando procuraram a polícia.

“Se eu não tiro ele de perto de mim, eu mato ele”, diz a babá em áudio atribuído a ela. À reportagem, a mãe do menino de 10 meses afirmou que a suspeita se referia ao filho, que teria apanhado após vomitar. O nome da mãe da criança não será divulgado para que a identidade da vítima seja protegida.

Em outro áudio, a mulher conta que deu “um soco” nas costas do bebê e que puxou os cabelos dele. “Sacudi tanto ele, que agora se ele vomitar é culpa minha”, falou. Segundo a mãe do bebê, ele estava sob cuidado dela há menos de 10 dias quando a agressão ocorreu.

A mãe do bebê conta que questionou à babá sobre as marcas de agressão no filho. “Ela falou que foram as outras crianças, já que ela toma conta de crianças maiorzinhas. Como a gente confiava, a gente deixou. Até a gente ter acesso aos áudios”, afirmou.

Polícia investiga caso. O caso foi registrado na 73ª DP do Rio de Janeiro, que informou à reportagem que “realiza diligências para apurar os fatos”.

A reportagem entrou em contato com a babá para saber se ela quer se pronunciar sobre as acusações das famílias. O espaço será atualizado se houver resposta.

Foto  iStock

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Destaque

Belmonte: Veja a lista com os nomes dos candidatos a vereador, com maior chance de ser eleito, de acordo com o jornalista Silva Lima

Publicado

em

Na última vez que foi feito os estudos, os acertos chegaram a mais de 87%.

Dois anos após a criação do Blog do Silva Lima (2014), iniciamos os estudos para divulgarmos uma lista com os nomes dos candidatos a vereador(a), que teriam mais chances em ocupar uma cadeira na câmara municipal de São José do Belmonte.

É importante dizer que, essa lista não servi como uma pesquisa cientifica, é formada com base nos dados de estudos realizados em pesquisas feitas no município, dados de eleições anteriores, opinião pública e oitivas de políticos e pessoas ligadas a partidos políticos no cidade e na região. No caso específico, os estudos tiveram início, ainda no primeiro semestre do corrente ano.

Um dado para ser observado antes de ser apresentado os nomes, é a opinião de dezenas de pessoas ouvidas pela reportagem do Blog do Silva Lima, em relação a uma possível abstenção no pleito deste ano, sendo o motivo principal, a situação política no município, com a saída de um candidatado competitivo nas eleições de 2024. Muitos eleitores dizem que não irão comparecer as urnas em 6 de outubro próximo.

Em 2020, a abstenção  foi de 6.009 (23,92%) dos votos. Belmonte naquela ocasião tinha cerca de 25.116 eleitores aptos a votarem, muitos falam que esse número alto de abstenção se deu por conta da pandemia (covid-19) e tem suas razões de ser. Para o ano de 2024, de acordo com o que apuramos, a abstenção também deve ser alta, por isso, nossos estudos se basearam no mesmo número de abstenções das eleições de 2020, mas acrescentados os novos eleitores que começaram a votar na cidade que é conhecida como a Terra da Pedra do Reino.

Para as eleições deste ano 28.494 belmontenses estão em condições de ir as urnas e escolher o prefeito e os vereadores que irão ficar à frente do Executivo e do Legislativo municipal pelos próximos 4 anos a partir de janeiro de 2025.

Os dados apresentados aqui, estão por ordem alfabética.

Depois desta breve explanação, vamos a lista e aos números.

PSB (40) – Deve conquistar entre 7 e 10 cadeiras.

Consolidados

Cicinho do Carmo

Diogo Freire

Fabiana da Saúde

Kayson

Nenga de Stomberg

Paulo Pereira

Ramon Feitosa

Na Briga

Arnaldo de Zé de Bia

Banca

Pode Surpreender

Clécia Mariano

Ediogenes

 

REPUBLICANOS (10) – Deve conquistar entre 2 e 3 cadeiras.

Consolidado

Evando

Na Briga

Chiquinho Baião

Júnior de Erles

Ronaldo da Manga

Correndo por Fora

João Mário

Patrícia de Esténio

Sidiel

 

A federação PSOL/REDE (50) – Deve conquistar entre 0 e 1 cadeira.

A disputa ficaria entre:

Cícero Jean

Paulo do Restaurante

 

A federação PT/PCdoB/PV (13-43-) – Deve conquistar entre 1 e 2 cadeira.

Consolidada

Josivânia do Sindicato

Na Briga

Espedito Faustino

Geo do Pastel

Pode Surpreender

Carlos Engenheiro

Jaefferson

 

 

Continue lendo

Destaque

Governadora Raquel Lyra confirma presença em comício de Fabinho nessa quinta-feira

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra retorna a Salgueiro nessa quinta-feira (19) para sua terceira participação em ato de campanha de Fabinho Lisandro (PRD) à prefeitura do município. Depois de marcar presença no evento de lançamento da candidatura do correligionário e na convenção, Raquel participará do Grande Comício da coligação “Todos Unidos por Salgueiro”, que ocorre na Rua Padre Antônio Boot, no bairro Prado.

Os eleitores, militantes e candidatos à Câmara de Vereadores vão se concentrar para o evento no Girador do Prado, a partir das 18h25, de onde seguem em caminhada para o local do ato.

Além da governadora, Fabinho e Emmanuel Sampaio (Republicanos), candidato a vice na chapa, estão confirmadas presenças do atual vice-prefeito, Dr. Edilton Carvalho, o ex-prefeito Clebel Cordeiro e o deputado estadual Joãozinho Tenório.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Cartórios de notas terão que emitir documentos digitais; veja o que muda

Publicado

em

Todos os cartórios de notas do Brasil terão que lavrar atos notariais eletrônicos e emitir certificados digitais, sempre que esse formato dos documentos for solicitado pelos cidadãos. A determinação é do corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, autor do provimento 181/24 do Conselho Nacional de Justiça, e atende pedido do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil.

Desde 12 de setembro, quando o provimento foi publicado, começou a transcorrer o prazo de 30 dias para que os tabeliães de notas integrem os cartórios ao sistema, que permite mais celeridade, economia e segurança ao serviço notarial.

Segundo o CNJ, das 1.264 serventias com atribuição exclusiva de notas, 1.097 já praticaram atos notariais eletrônicos e 1.011 se credenciaram para a possibilidade de emissão de certificados. Das 7.564 serventias extrajudiciais com atribuição notarial somada a outras atribuições, 4.531 praticaram atos notariais eletrônicos e 3.681 se credenciaram para a possibilidade de emissão de certificados.

Ao determinar a ampliação do serviço, o corregedor alegou que a decisão “contribui para a eficiência e a transparência dos serviços notariais”. Por meio da plataforma e-Notariado, através da qual são realizados os atos notariais eletrônicos, já foram praticados 1,4 milhão de atos protocolares, 2,2 milhões de atos extraprotocolares e 2,9 milhões de autenticações digitais. Até agora foram emitidos 1,6 milhão de certificados digitais notarizados em 4.503 autoridades notariais.

Em seu voto, o corregedor justifica que o ato notarial eletrônico se tornou ferramenta integrada à sociedade, possibilitando a emissão de documentos como:

– Escritura pública, que permite inclusive a realização de testamentos;

– Procurações;

– Atas notariais.

O corregedor salientou que a plataforma também tem funcionalidades específicas para atender necessidades como a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) e “mais recentemente, a autorização eletrônica de doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano, por meio do formulário Aedo”.

Mauro Campbell Marques apontou que a ausência de cobertura do serviço notarial eletrônico em todo o território brasileiro é prejudicial aos cidadãos, uma vez que ficam sem acesso à emissão do certificado digital. Ele lembrou ainda que o acesso à internet se intensificou após a pandemia, sendo superadas questões que antes eram consideradas dificuldades para a adesão ao serviço.

“Os quatro anos de funcionamento demonstram que a plataforma tem capacidade de comportar a prática de atos em todo o Brasil, e os custos para os notários são baixos”, escreveu.

Sobre a proposta, apresentada à Corregedoria Nacional pelo Colégio Notarial do Brasil, 24 das 26 corregedorias dos tribunais de Justiça do País foram favoráveis ou não contrárias. Entre as sugestões apresentadas, foi recomendada a elaboração de projeto, pelo Colégio Notarial, “para auxiliar os cartórios de pequeno porte na aquisição de equipamentos necessários para emissão do certificado digital notarizado e na promoção de capacitações e atualizações regionais para a utilização da plataforma”.

A respeito dos custos, o Colégio Notarial do Brasil esclareceu que há “diferenciação nos valores repassados para as serventias, conforme os serviços utilizados dentro da plataforma, considerando a infraestrutura exigida para a realização de cada tipo de atividade”. Assim, o pagamento dos custos da plataforma é feito por uso, a partir do ato praticado. Os tabeliães que lavrarem poucos atos notariais terão pequeno gasto financeiro, mas sem onerar o cidadão.

O corregedor ainda entendeu que o sistema de atos notariais eletrônicos e-Notariado disponibiliza, “de forma democrática, uma infraestrutura tecnológica robusta e segura”. Ele lembrou que a ideia de uma plataforma única integrada para a prática de serviços extrajudiciais de forma virtual não é novidade. O ministro citou a Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC), a instituição do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) e a Central Nacional de Serviços Eletrônicos dos Tabeliães de Protesto (Cenprot).

Por fim, ao determinar a adesão dos registradores ao e-Notariado, o corregedor destacou a bem-sucedida experiência e a segurança da plataforma, o baixo custo financeiro para os tabeliães e os benefícios para o cidadão. “Propicia a evolução do serviço público e a inclusão digital de toda a sociedade”, concluiu.

Foto Shutterstock

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!