Destaque
Brasil é visto como um lar por sírios refugiados da guerra
Dos 8.950 refugiados acolhidos no país, em fevereiro deste ano, 2.480 são sírios.
Em fevereiro de 2017, o Brasil já tinha 8.950 mil refugiados. Desse total 2.480 são sírios, homens, mulheres e crianças que foram forçados a deixar seu país ao longo de seis anos de guerra na Síria, mas que vêem no Brasil uma oportunidade de recomeço, mesmo que o país também esteja em uma grande onda de violência urbana.
Segundo a 10ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública lançado em outubro de 2016, o Brasil registrou mais mortes violentas de 2011 a 2015 do que a guerra na Síria. Neste período, foram 278 mil casos de homicídios doloso, latrocínios, lesão corporal seguido de mortes, entre outros crimes. No entanto, desde 2011, quando começou a guerra na Síria os pedidos de refúgio de sírios com alguma ligação com o Brasil só crescem.
Em entrevista exclusiva para a Spuntik Brasil, o Arqueólogo sírio, nascido em Damasco, e radicado no Brasil, Ahmad Serieh, que já está morando em São Paulo há quase 8 anos acredita que a fuga dos sírios para o Brasil se dá muito pela facilidade de se conseguir visto.
“É muito fácil entrar no Brasil. Para outro país da Europa, como Alemanha ou França é muito difícil o visto para o sírio. A maioria de sírios no Brasil tem família aqui, porque há muitos imigrantes sírios e libaneses e muitos tem tios, tias aqui e os ajudam.”
Ahmad veio para o Brasil explorar sítios arquelógicos e aplicar aqui os seus conhecimentos do curso de doutorado realizado na Universidade de Varsóvia, na Polônia, mas ao se estabelecer em São Paulo e conhecer melhor o Brasil, o sírio mudou os planos e a permanência no Brasil, que seria inicialmente provisória, se tornou definitiva.
Mesmo com a violência diária estampada no Brasil, Ahmad diz que nunca se arrependeu ou teve medo de ficar morando aqui.
“Não tenho medo de morar no Brasil. Cada país tem o seu problema e o Brasil não tem grandes problemas. Durante oito anos eu nunca sofri violência, moro em paz, nunca fui roubado. Eu acho o Brasil um país muito bom para os sírios virem morar aqui. Todos os sírios que estão aqui, gostam de morar aqui. Todos trabalham, abrem restaurantes, há muitos técnicos, engenheiros e médicos. Eu tenho contato com muitos sírios e ninguém tem problemas aqui, todos vivem felizes aqui em São Paulo ou Curitiba.”
Além de ministrar aulas e palestras sobre Arqueologia em instituições universitárias, Ahmad Serieh em 2010 chegou a abriu em São Paulo o Centro Cultural Árabe Sírio, que funcionou durante cinco anos e atualmente ele se dedica ao Instituto Bibliaspa, que é a Biblioteca e o Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes – África. Neste Centro, os refugiados e migrantes são recebidos, aprendem a língua portuguesa e recebem orientação e auxílio para se adaptem mais rapidamente ao Brasil.
Segundo o arqueólogo, cada vez mais a sociedade brasileira acolhe melhor os refugiados. “Cada vez muito melhor. O brasileiro recebe o refugiado muito bem, o sentimento é como se estivesse em casa.”
No entanto, as dificuldades ainda existem para os refugiados que estão tentando recomeçar suas vidas no Brasil. Ahmad destaca a falta de uma maior atenção por parte do governo em oferecer opção de trabalho. “No início, há a dificuldade para encontrar trabalho e a dificuldade com a língua portuguesa e encontrar uma escola para aprender o português, essa é a dificuldade para as crianças também, mas depois de um ano todo mundo acostuma viver no Brasil. O governo brasileiro precisa ajudar mais o refugiado em encontrar trabalho e oferecer assistência de saúde e uma boa escola é o que o refugiado quer.”
Com informações do Sputnik Brasil.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mailblogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606.
Destaque
Salgueiro e os outros 183 municípios pernambucanos recebem novos ônibus escolares do Governo do Estado
Por meio do programa Juntos pela Educação, o Governo de Pernambuco destinou um novo ônibus escolar para Salgueiro e os outros 183 municípios do Estado nessa sexta-feira, 7. Cada município receberá um veículo, que deve ser usado no transporte dos estudantes.
O governo investiu R$ 88,9 milhões nessa nova ação do programa, reforçando a acessibilidade e segurança aos alunos de escolas públicas em Pernambuco. Com esses 184 novos ônibus, o Estado soma 818 veículos entregues aos municípios na atual gestão estadual.
“Estamos fazendo o maior programa de investimento da história, o Juntos pela Educação, que faz a diferença na vida dos estudantes e servidores. Hoje entregamos 184 ônibus e essa já é a segunda rodada em que destinamos um para cada município”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, detalhando que cada ônibus possui acessibilidade, ar-condicionado e tração 4×4.
Por Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Prefeitura de Salgueiro alerta sobre Dengue, Zika e Chikungunya
A Prefeitura de Salgueiro, em Pernambuco, reforça a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As três doenças podem apresentar sintomas semelhantes, mas possuem diferenças importantes:
- Dengue: febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas, cansaço e sangramentos.
- Zika: febre baixa, coceira, olhos vermelhos, manchas na pele e dor leve nas articulações.
- Chikungunya: febre alta, dor intensa nas articulações, inchaço nas mãos e pés, e manchas vermelhas.
A população deve ficar atenta aos sintomas e, caso necessário, procurar um posto de saúde. A melhor forma de proteção é a prevenção: elimine criadouros do mosquito, como água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Pix tem instabilidade no início da tarde desta sexta-feira
Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidades no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7). O sistema de transferências instantâneas ficou fora do ar em alguns bancos e para alguns usuários. Segundo o Banco Central (BC), a situação está sendo normalizada ao longo da tarde.
Em nota, o BC – responsável por administrar o Pix – informou que o problema não atingiu os sistemas do órgão, mas afetou a rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao Banco Central.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o BC em nota.
Reclamações
Segundo o site Down Detector, que monitora em tempo real reclamações sobre empresas, as queixas sobre instabilidades no Pix começaram pouco depois das 12h30.
O pico foi registrado às 13h17, com 1.519 reclamações apenas naquele minuto.
Em seguida, o volume de queixas caiu e estava em 172 às 14h17. Normalmente, o Down Detector registra uma reclamação por minuto em relação ao Pix.
Ainda de acordo com o Down Detector, os clientes das seguintes instituições tiveram problemas com o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.
Foto Shutterstock
Por Agência Brasil
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos