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Educação

Caruaru-PE: vereadores querem mais diálogo sobre o PL dos professores enviado por Raquel Lyra

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O assunto central da sessão da Câmara de Caruaru, nesta terça-feira (1º), foi o Projeto de Lei enviado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), para reajustar os salários dos profissionais do Magistério. O problema é que, ao invés de aplicar o pouco mais de 33% estabelecido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), adequando o piso em R$ 3.845,63, o município quer aumentar, por ora, somente cerca de 10% no valor do piso dos professores caruaruenses.

O responsável por puxar o coro foi o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, vereador Jorge Quintino, que foi otimista, afirmando que o Poder Executivo certamente abrirá diálogo sobre a proposta.

“Quero dizer a todos os professores, que nós estaremos atentos e, com certeza, todos da base estão clamando para sentar com a secretária Ana Maraísa [Administração], para sentar com o secretário de Educação, para que possamos discutir, possamos nos aprofundar e ver o que de melhor pode ser construído para essa classe tão sofrida… não tenho dúvida que através do diálogo, através do bom senso, nós iremos avançar no que seja colocado pelo Executivo. Chegou a matéria às nossas mãos, mas a discussão ainda nem começou”, frisou Quintino.

Outros parlamentares da base também condenaram a forma como o projeto foi elaborado, a exemplo de Aline Nascimento (Cidadania), Leonardo Chaves (PSDB), Mery da Saúde (PSD) e Val Lima (UB). O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), reforçou que a Câmara não votará a proposta da forma como foi enviada e tentará reverter para que a situação seja favorável aos profissionais da educação.

“A gente vai tratar e vai discutor esse projeto sem pressa, e, claro, buscar uma construção madura… a gente vai, de fato, amadurecer o projeto que chegou na Casa, vai seguir sua tramitação, tem um período de prazo para discussão nas comissões permanentes da casa, e vamos trabalhar nessa interlocução para buscarmos um diálogo”, disse Bruno.

Já na oposição, o líder, Fagner Fernandes (PDT), não comentou o assunto, mas Perpétua Dantas (PSDB) e Cabo Cardoso (PP), também condenaram a forma como a gestão municipal elaborou o reajuste.

“Ela anda por aí com o Levanta Pernambuco, mas esquece de levantar a cidade dela, a cidade que a reelegeu. Eu estou pedindo a Deus para que ela saia logo, para ver se temos, sequer, a esperança do vice, quando assumir, que ele procure dialogar com o Legislativo, procure mudar, de fato, a cara de Caruru, e não continue apenas se apegando à Via Parque”, disse Cardoso, que foi ainda foi mais enfático ao tratar sobre as categorias.
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“O desrespeito com ambulante, com marchante, com mototaxista, taxista, com professor, conselheiro tutelar, com guarda municipal, com os vereadores, que até os vereadores da base estão sofrendo nas mãos desse governo… é um governo que, sinceramente, representa o caos, o atrofiamento de uma cidade tão grande como essa nossa”, endossou Cardoso. (Do Blog Cenário)

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Educação

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (23)

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Começa nesta terça-feira (23) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo terão até sexta-feira (26) para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro; e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login Único do governo federal que pode ser feito no portal gov.br.

“No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015″, exlicou MEC.

Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

MEC publica edital do primeiro Enade das Licenciaturas

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O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele é voltado à avaliação dos cursos de formação docente. Chamado Enade das Licenciaturas, o exame será aplicado para mais de 370 mil alunos de todo o país.

O edital, detalhando a reformulação com enfoque nos cursos que formam professores, foi publicado segunda-feira (22) no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele prevê que a implementação desta nova modalidade será este ano.

Segundo o Inep, o Enade das Licenciaturas foi criado com o objetivo de aperfeiçoar os processos de avaliação dos cursos de formação docente. “As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”, informou o instituto.

Avaliações teóricas e práticas

Para o Inep, além de contar com um novo modelo de itens, o exame fará uma “avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios”, passando a ter avaliações teórica e prática, com um cronograma específico para cada um.

“Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025”, informou o Inep ao explicar que o prazo para serem efetuados os primeiros procedimentos operacionais, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino, começou esta semana.

As inscrições para a prova teórica devem ser feitas até 31 de agosto. Já o prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática iniciará em 16 de setembro.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

Falta limite? Entenda a diferença entre educação positiva e permissiva; tema repercute no ambiente escolar

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Tema ganhou destaque nas redes sociais após relato de uma professora de São Paulo sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Especialistas apontam que há uma certa tendência à permissividade, o que pode causar reflexos negativos para as crianças e adolescentes.

Em que momento a educação positiva, sem violência ou autoritarismo, passa a ser permissiva? E quais os possíveis impactos na vida escolar de crianças e adolescentes? Essas podem ser dúvidas comuns aos pais e responsáveis, mas ganharam destaque nas redes sociais após o relato de uma professora de São Paulo sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Especialistas afirmam que realmente parece haver uma tendência à permissividade por parte dos adultos, o que pode causar reflexos negativos.

No vídeo publicado, a professora Rebeca Café afirma que está difícil dar aula para os filhos de pais que aplicam a educação permissiva e aponta que o modelo acaba sendo adotado na tentativa de “evitar traumas” nas crianças. No entanto, conforme a docente, os responsáveis “perderam a mão”, tornando complicada a convivência com as crianças, que não obedecem e não têm “noção de autoridade”.

— Dentro da escola não dá para a gente negociar com 30, 40 crianças ao mesmo tempo. Na escola, a hora do dever é a hora do dever, hora de acabar a brincadeira, ele tem que guardar o brinquedo dele, porque acabou a brincadeira — diz Rebeca em trecho da gravação.

Por gauchazh

           

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