Destaque
Catolicismo é a religião que mais cresce na Coreia do Sul

Com cerca de 8.000 fieis registrados, a paróquia mais importante do país faz dez missas aos domingos.
Seul, Coreia do Sul – Aos 29, Gabriela Chong ganhou seu nome católico. Batizada, faz parte dos 500 mil coreanos que nos últimos dez anos engrossaram as filas do catolicismo e o tornaram a religião que mais cresce no país dentre os grandes grupos.
“Problemas pessoais me levaram a buscar apoio, e foi aqui que o encontrei”, diz Chong, que atende o público na secretaria da catedral Myeong-dong, em Seul.
Com cerca de 8.000 fieis registrados, a paróquia mais importante do país faz dez missas aos domingos e quatro por dia na semana. A cada mês, Chong registra de 70 a 80 novos católicos ali.
Praticamente inexistentes no começo do século 20, as igrejas cristãs coreanas iniciaram um crescimento explosivo na década de 1960, após o fim da Guerra da Coreia, impulsionado pelo trabalho de missões religiosas que ofereceram conforto material e espiritual à população e ajudaram na reconstrução do país.
Desde então, a presença cristã na Coreia dobra a cada década, no ritmo mais acelerado entre todos os países, segundo estudo do sociólogo Andrew Eungi Kim, professor da Universidade da Coreia que pesquisa o cristianismo.
De apenas 8% em 1950, os cristãos passaram a ser 29% (18% protestantes e 11% católicos) na virada dos anos 2010, superando os budistas (23%), segundo o Instituto Pew, dos EUA. Em 2050, pelas projeções do instituto, cristãos serão um terço da população, e budistas, 18%. Os números fazem do país uma das exceções na Ásia, em que apenas 2% são cristãos.
COSTUMES MAIS LIVRES
Desde os anos 1990, porém, igrejas evangélicas perderam fieis enquanto as católicas mantiveram a alta. O censo mostrou queda na fatia protestante entre 1995 e 2005, a primeira desde 1960. No período, a fatia de católicos passou de 4,6% para 11,8%, e cresceu entre homens e mulheres, de todas as idades e níveis educacionais.
Em 2016, os coreanos católicos eram 5,7 milhões, alta de 10% sobre 2010, segundo a Conferência Nacional dos Bispos. Subiu também o número de bispos, padres, paróquias e, principalmente, instituições que servem como canal de transmissão da popularidade da religião no país: escolas, hospitais, clínicas e obras sociais.
Há também motivos subjetivos para preferir o catolicismo. “Há mais liberdade de costumes”, diz Gabriela Chong. A noção de que no catolicismo é mais fácil “obter perdão para os pecados” foi compartilhada por outros sul-coreanos ouvidos pela reportagem.
COMPETIÇÃO
Do lado protestante, as causas do retrocesso estão ligadas ao sucesso que as cerca de 170 denominações obtiveram no século 20, segundo o professor Andrew Kim. Por volta de 1980, quado algumas igrejas já davam sinais de estagnação, houve enorme expansão dos megatemplos, escreve o sociólogo.
Essas igrejas se beneficiaram de suas ligações com a ditadura do país, líderes carismáticos, programas de TV e do anonimato que uma congregação gigante possibilita. Com mais fiéis, as receitas cresceram e enriqueceram pastores. Isso impulsionou o total de sacerdotes, muitos interessados apenas em obter um meio de vida rentável.
Além disso, as denominações evangélicas na Coreia seguiram um modelo de fragmentação, em que competem entre si, afirma Kim. As megaigrejas canibalizaram as menores, e a visão mercadológica levou líderes a buscar consumidores, ofuscando ensinamentos religiosos.
Kim também aponta que o protestantismo coreano é “muito conservador, individualista, apocalíptico e materialista”, o que o teria isolado da sociedade ampla. A insistência dos pastores em doações, a passagem de igrejas de pais para filhos e a “venda” de congregações desmoralizaram várias das denominações. Escândalos de corrupção envolvendo pastores famosos jogaram mais lenha na fogueira.
Uma das chamuscadas foi a igreja Yoido do Evangelho Pleno, em Seul, que se anuncia como a maior pentecostal do mundo, com mais de 800 mil fieis -não há levantamento confiável do número. O fundador, David Yonggi Cho, foi acusado por 29 decanos de desfalcar os cofres da igreja em US$ 20 milhões. O processo acabou arquivado.
A Yoido diz receber até 200 mil fieis aos domingos. Quando a reportagem esteve no templo, numa sexta, poucas dezenas participavam de uma cerimônia em um auditório menor. Alguns dormiam nos bancos, outros teclavam em celulares.
Se Young Kim, 38, que recebia inscrições para um curso no templo em Seul, diz que o número de frequentadores vem caindo. “Os mais novos acham que não precisam ir à igreja, basta ser da religião”, diz ela, batizada aos 5 anos quando a mãe se converteu. Ao seu lado, Shin Sang Jo, 27, de pais sem religião, concorda: “Os sul-coreanos não querem mais compromisso. Preferem seguir só o desejo”.
Em 2015, o censo pareceu trazer uma boa notícia para os evangélicos, mostrando a recuperação de sua fatia. Mas demógrafos apontam distorção causada pela adoção de declarações on-line.*A jornalista viajou a convite da Hyundai. Com informações da Folhapress.
Destaque
Prefeito Vinicius Marques participa da 1ª Assembleia do Cimpajeú em 2025 ao lado do secretário de Saúde e consultor

O prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques, participou, na manhã desta terça-feira (18), da 1ª Assembleia de 2025 do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú). O encontro reuniu prefeitos, secretários de Saúde e especialistas no auditório da Faculdade do Sertão do Alto Pajeú (Fasp), em Afogados da Ingazeira.
Ao lado do secretário municipal de Saúde, Saulo Barros, e do consultor técnico Valterny Angelin, Vinicius reforçou o compromisso da gestão com a melhoria da saúde pública e a integração entre os municípios da III Macrorregião.
A abertura do evento foi conduzida pelo bispo Dom Limacêdo Antônio, seguida por uma ampla discussão sobre o funcionamento do SAMU 192 na região, com a presença de representantes da coordenação de urgência e emergência de Pernambuco e do Ministério da Saúde. Além disso, a assembleia apresentou o Sistema Integrado Municipal (SIM) consorciado e promoveu um debate sobre os avanços e desafios do Cimpajeú.
Para o prefeito Vinicius, o encontro foi fundamental para fortalecer a cooperação entre os municípios e alinhar estratégias para otimizar os serviços de saúde na região. “A integração entre os municípios é essencial para garantirmos um atendimento mais eficiente e acessível à população. Estamos trabalhando para avançar em soluções concretas e fortalecer o sistema de saúde de São José do Belmonte e de toda a macrorregião”, destacou.
O secretário Saulo Barros ressaltou a importância de espaços como esse para a troca de experiências e construção de políticas públicas eficazes. Já o consultor Valterny Angelin destacou que a gestão municipal tem buscado inovação e parcerias estratégicas para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
A assembleia também abriu espaço para esclarecimentos, dúvidas e encaminhamentos, permitindo que os gestores municipais levassem demandas e sugestões. O presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, reforçou a importância da participação ativa dos prefeitos e secretários para o avanço das políticas regionais de saúde.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Estado de SP deve anunciar emergência por dengue nesta quarta (19)

O governo de São Paulo deve decretar estado de emergência para a dengue nesta quarta-feira (19). Em reunião do COE (Centro de Operações de Emergências), novas medidas e estratégias de combate ao mosquito transmissor da doença sertão anunciadas para todo o estado.
O encontro acontece no Instituto Butantan e será mediado por Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde. O decreto permite a implementação de ações com maior agilidade e, também, a alocação de recursos adicionais do governo federal. No estado, 59 municípios já declararam situação de emergência para dengue.
A incidência da doença no estado, hoje em 264,3 por 100 mil habitantes, se aproxima da taxa que indica epidemia, quando ultrapassa os 300 casos por 100 mil habitantes -223 municípios paulistas estão epidêmicos.
Até o momento, o estado de São Paulo registra 117.502 casos confirmados e 104 óbitos pela doença somente neste ano. Outras 226 mortes continuam em investigação.
Os números são menos expressivos se comparado ao mesmo período último ano, em que o estado tinha 198.657 casos confirmados e 160 mortes.
Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde autorizou estados e o Distrito Federal a ampliarem a vacinação contra a doença. Doses que estiverem a dois meses do fim do prazo de validade poderão ser aplicadas em pessoas com idades de 6 a 16 anos ou remanejadas para municípios que não tiveram acesso à imunização. Já doses há um mês do vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades entre 4 e 59 anos.
Na capital paulista, a Prefeitura afirma não ter doses perto do vencimento e, por isso, não há alteração do público-alvo para a imunização. Até o momento, a vacina tem sido destinada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.
Por Folhapress


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Prefeitos Xicão e Fabinho reforçam representação do Sertão Central na AMUPE

Gestores destacam compromisso com o desenvolvimento da região ao lado do presidente Marcelo Gouveia
O Sertão Central de Pernambuco segue fortalecido na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) com a representação do prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, e o suplente, o prefeito de Verdejante, Xicão Tavares, no Conselho Deliberativo da Região de Desenvolvimento do Sertão Central. Ambos reafirmam o compromisso com o desenvolvimento da região e a defesa dos interesses dos municípios sertanejos.
A eleição, realizada em chapa única, mantém Marcelo Gouveia na presidência da AMUPE, reforçando a continuidade dos avanços municipalistas em Pernambuco. O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, assume a vice-presidência e será o próximo presidente da entidade em 2026.
“É uma grande satisfação representar o Sertão Central na AMUPE ao lado do amigo Fabinho Lisandro. Vamos trabalhar para garantir que as demandas da nossa região sejam ouvidas e atendidas, sempre buscando mais desenvolvimento para os municípios sertanejos”, destacou Xicão.
A escolha unânime da chapa reforça a confiança dos prefeitos na gestão de Gouveia e fortalece a união entre os gestores municipais em busca de melhorias para todo o Estado.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos