Mundo
China, Chile e Egito retomam importações de carne brasileira
O governo brasileiro divulgou neste sábado (25) que a China decidiu suspender o embargo.
Três países —China, Chile e Egito— voltaram atrás de suas decisões de vetar as importações de carne brasileira, tomadas após a deflagração da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
O governo brasileiro divulgou neste sábado (25) que a China decidiu suspender o embargo. O Chile e o Egito divulgaram comunicados sobre a retomada das importações brasileiras.
O presidente Michel Temer divulgou nota sobre a reabertura da China à carne brasileira. “A decisão do governo da China de reabrir o seu mercado à proteína animal produzida no Brasil é o reconhecimento da confiabilidade de nosso sistema de defesa agropecuária. Nosso país construiu grande reputação internacional neste segmento. E o posicionamento chinês é a confirmação de todo trabalho de esclarecimento levado a termo pelo governo brasileiro nestes últimos dias em todos os continentes”, diz a nota.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse à Folha que a mudança de posicionamento por parte da China é resultado de um esforço do governo ao longo da semana, quando passou horas em videoconferência com vários países para tentar minimizar o impacto da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
Segundo o ministro, apenas as unidades que o próprio Brasil suspendeu não poderão vender ao parceiro asiático, que foi no ano passado o segundo maior mercado de exportação para a carne brasileira, atrás da União Europeia, com compras que somaram US$ 1,75 bilhão.
Além disso, a China também bloqueará e recolherá os produtos cujos certificados foram assinados por técnicos investigados na Operação Carne Fraca.
CHILE
O governo chileno reviu sua decisão de suspender temporariamente a importação de “todo tipo de carne brasileira” (bovina, frango e porco) devido ao escândalo revelado pela Operação Carne Fraca. Agora, o veto será restrito somente aos 21 estabelecimentos que tiveram a licença de exportação suspensa pelo governo brasileiro.
Conforme o comunicado divulgado neste sábado pelo SAG (Serviço Agrícola e Pecuário do Chile), a restrição será estendida preventivamente a qualquer outro frigorífico que estiver envolvido em irregularidades durante as investigação em curso pelas autoridades brasileiras.
Ainda segundo a nota, a mudança de postura se deve aos documentos recebidos em resposta a questionamentos do SAG ao Ministério da Agricultura brasileiro. O fim do embargo a toda a carne brasileira foi ratificado também pela delegação chilena enviada ao Brasil para obter mais detalhes sobre a Operação Carne Fraca.
“O SAG, junto ao Ministério da Saúde chileno, continuam reforçando as medidas de vigilância e fiscalização, tanto na fronteira para o ingresso de produtos pecuários, como nos pontos de comercialização, com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos alimentos consumidos no país.”
Segundo dados da Associação Chilena de Carne (ACHIC), 33,5% da carne bovina importada pelo país vem do Brasil.
EGITO
O Ministério da Agricultura do Egito também anunciou neste sábado a retomada das importações de frigoríficos aprovados pelas autoridades brasileiras.
Em comunicado, o ministério informou que as importações de carnes brasileiras estão sujeitas a fiscalização redobrada no país de origem e na chegada aos portos egípcios para reduzir o risco de entrada de qualquer produto impróprio ao consumo humano.
O presidente Michel Temer e o ministro Blairo Maggi divulgaram nota sobre a liberação da carne brasileira no Chile e no Egito. Leia a íntegra:
O governo brasileiro informa que os governos do Egito e do Chile, importantes parceiros comerciais, decidiram normalizar as importações de carne do Brasil após receberem todos os esclarecimentos e as informações técnicas transmitidas pelas autoridades competentes brasileiras.
O Ministério da Agricultura do Egito declarou oficialmente ter certeza da qualidade da carne brasileira após exames realizados por três diferentes órgãos governamentais, que atestaram também que a produção de frango e carne bovina no Brasil está de acordo com as leis islâmicas.
O Serviço Agrícola e Pecuário do Chile (Servicio Agrícola y Ganadero) anunciou hoje que a suspensão às exportações brasileiras de carnes bovinas, suínas e de aves ficará restrita às 21 unidades envolvidas no caso, acolhendo assim a decisão que já havia sido tomada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nesse mesmo sentido.
As medidas anunciadas pelos governos do Egito e do Chile corroboram a confiança da comunidade internacional no nosso sistema de controle sanitário, que é robusto e reconhecido mundialmente.
Ao agradecer por esse gesto de confiança e amizade, o Governo brasileiro renova seu interesse em reforçar ainda mais os laços históricos mantidos com ambos os países e reafirma sua inequívoca disposição em seguir transmitindo a nossos parceiros comerciais ao redor do mundo todas as informações sobre a segurança dos alimentos produzidos no Brasil.
Com informações da Folhapress.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mailblogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606.
Mundo
‘Amo Trump tanto quanto um hétero pode amar outro homem’, afirma Musk
O bilionário dono do X, Elon Musk, publicou em seu perfil na rede social que “ama Trump tanto quanto um homem hétero pode amar outro homem”, nesta sexta-feira (7).
A publicação é intercalada a uma série de outras em que Musk escreve elogios e mensagens em que sugere cumprir ordens do presidente americano, Donald Trump, enquanto compartilha posts do próprio presidente com críticas à Usaid, a agência americana para o desenvolvimento internacional, e contra canudos de papel.
“Sim, senhor presidente” e “o melhor presidente de todos os tempos” são alguns dos termos usados por Musk ao republicar mensagens do presidente. Ele também tem repostado memes sobre o “bromance” entre os dois (termo em inglês que mistura as palavras “romance” e “mano”).
O bilionário deixa clara sua admiração por Trump ao menos desde que começou a se envolver diretamente na campanha do republicano para voltar à Casa Branca.
O ponto de inflexão nesse apoio se tornou público logo após a tentativa de assassinato cometida contra Trump durante comício na Pensilvânia, em julho do ano passado -ocorrido um dia depois de vir à tona que Musk havia se tornado doador de comitê pró-Trump.
“Você tem que admirar que Trump, depois de receber um tiro, com sangue descendo pela sua face -poderia haver um segundo atirador, nunca se sabe-, estava socando o ar e gritando ‘lutem, lutem, lutem’. Ele é corajoso. É uma coragem instintiva, não é calculada”, disse Musk em entrevista.
Desde então, o bilionário apenas aumentou sua participação na campanha e os louvores ao republicano, que se tornou seu aliado a ponto de envolvê-lo no governo. Musk lidera o Doge, sigla em inglês para Departamento de Eficiência Governamental, que apesar do nome não é de fato um departamento, mas um órgão mais próximo de um conselho.
Nesta sexta, durante entrevista coletiva com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, Trump anunciou os próximos passos de Musk à frente do Doge, em indicação de expansão dos poderes do aliado.
“Ele revisará a Educação bem rápido e também vai olhar para os militares também”, afirmou o republicano, indicando que o Departamento de Educação e o Pentágono são os próximos órgãos do governo federal em que o grupo de Musk atuará.
O papel de Musk e do órgão, no entanto, tem sido motivo de grande confusão dentro e fora do governo federal.
De acordo com o jornal The Washington Post, eleitores têm inundado as linhas telefônicas no Capitólio nesta semana, muitos deles fazendo perguntas sobre Musk e sua cruzada contra algumas agências, como a Usaid.
Parlamentares disseram que os sistemas telefônicos ficaram sobrecarregados, inclusive ao ponto de impedir que eleitores conseguissem deixar uma mensagem, algo incomum.
A senadora republicana Lisa Murkowski afirmou que os telefones do Senado estavam recebendo 1.600 chamadas por minuto, em comparação com as habituais 40 chamadas por minuto. Muitas das chamadas que ela tem recebido são de pessoas preocupadas com funcionários do Doge e o amplo acesso a sistemas do governo e informações sensíveis que eles estariam recebendo.
Foto Getty
Por Folhapress
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Mundo
Aeronave com 10 pessoas a bordo desaparece no Alasca
Um avião da companhia aérea Bering Air, com 10 pessoas a bordo, desapareceu dos radares na última quinta-feira (6) enquanto sobrevoava o Alasca. A aeronave transportava nove passageiros e um piloto, partindo de Unalakleet com destino a Nome, mas não pousou no horário previsto.
As autoridades iniciaram buscas e estão analisando as últimas coordenadas registradas da aeronave. Segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o avião foi visto pela última vez a cerca de 19 quilômetros da costa.
Ainda não há informações sobre a identidade dos ocupantes. Unalakleet, ponto de partida do voo, é uma comunidade rural com menos de 700 habitantes, de acordo com o jornal The Sun.
A Bering Air é uma das principais companhias aéreas do Alasca, operando em 32 aldeias da região oeste do estado. As investigações sobre o desaparecimento seguem em andamento.
Foto pixabay
Por Notícias ao Minuto
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Mundo
Dólar encerra a R$ 5,76, menor patamar desde novembro
O dólar voltou a fechar em queda nesta quinta-feira (6/2). A moeda americana registrou recuo de 0,52% frente ao real, cotada a R$ 5,76. Na véspera, ela subiu 0,40%, interrompendo uma sequência de 12 baixas seguidas, a maior em 20 anos.
Pesou na nova queda, segundo analistas, o fluxo de investimentos globais com maior ênfase em países emergentes. Os investidores, acreditam os técnicos, podem estar desmontando posições em dólar, à medida que diminui a tensão provocada pelo presidente americano, Donald Trump, em relação a sobretaxa de produtos importados.
Além disso, os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos aumentaram em 11 mil na última semana, atingindo 219 mil solicitações, segundo dados divulgados nesta quinta-feira. Esse é mais um dado que indica um desaquecimento na economia americana.
Foto Pexels
Por Metropoles
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos