Pernambuco
Chuvas em Pernambuco e Alagoas deixam 27 mil pessoas desabrigadas
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2023/07/1_sem_titulo-28465414.jpg)
As chuvas ocorridas nos estados de Pernambuco e Alagoas nos últimos dias deixaram 27 mil pessoas desabrigadas e desalojadas. De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, 25,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 3.650 pessoas desabrigadas – estão sem casa definitivamente – e 21.662 estão desalojadas – fora de casa temporariamente. O governo estadual decretou estado de emergência para 31 cidades durante 180 dias. Em Pernambuco, 2.862 pessoas foram atingidas pelas chuvas intensas ocorridas desde o último sábado, com 656 famílias desalojadas e 101 famílias desabrigadas. Ao todo, treze pontos de deslizamentos foram registrados, deixando 15 cidades em situação de emergência.
Estes acontecimentos, cada vez mais recorrentes, evidenciam que o poder público brasileiro, em todas as esferas, não está cumprindo o papel constitucional de proteger a vida da população. São tragédias em consequência de eventos climáticos extremos que vitimizam, desproporcionalmente, pessoas pretas, indígenas e quilombolas em regiões vulneráveis. Especialistas da área de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil alertam que faltam políticas públicas efetivas de adaptação às mudanças climáticas para preservar a vida das pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
Com mais de 4 milhões de brasileiras e brasileiros vivendo em áreas de risco, expostos a eventos extremos que ameaçam suas vidas diariamente, é urgente a implementação de políticas públicas permanentes que respondam às consequências da crise climática, promovendo condições dignas de moradia e cidadania.
O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), elaborado em 2016 a toque de caixa e atualmente defasado (seu prazo expirou em 2020), não considera as periferias das cidades como territórios sensíveis. O Greenpeace Brasil defende a renovação urgente do PNA, com ampla participação da sociedade civil e elaboração de medidas que promovam a justiça climática, protegendo as parcelas da população que estão mais expostas aos riscos.
“Quantas mortes mais precisamos contar para que as políticas públicas de enfrentamento à crise climática se tornem prioridade para o poder público?”, afirma Igor Travassos, porta-voz do Greenpeace Brasil. A organização convida a população a participar do abaixo-assinado que pede a revisão do PNA e cobra medidas das autoridades para a prevenção de tragédias decorrentes de eventos climáticos extremos.
Por: Greenpeace
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Pernambuco
Veja as vagas de emprego para hoje, 06 de fevereiro de 2025
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2021/02/vagas_emprego1.jpg)
As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.
Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.
Confira o quadro de vagas completo clicando aqui
Agende atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Pernambuco
Jovem de 18 anos morre eletrocutado em meio às chuvas no Recife
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250206091150269973a.png)
Mais um rapaz morreu eletrocutado em meio às chuvas que atingiram o Recife. A vítima, identificada como Valdomiro Simões, tinha 18 anos, e voltava na noite desta quarta (5) para casa após o dia de trabalho. Ele teria encostado em uma grade de uma casa abandonada perto de onde ele morava, no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade,
Em entrevista à TV Guararapes, a família de Valdomiro disse que ainda tentou reanimá-lo e socorrê-lo, mas ele não resistiu aos ferimentos e faleceu ao chegar a uma unidade de saúde.
“Uma fatalidade que poderia ter sido evitada. Infelizmente a gente tem que passar pelas águas para trabalhar”, explicou a tia do jovem.
Tragédia
Com a morte de Valdomiro, chega a 4 o número de pessoas que perderam a vida em meio às fortes chuvas que causaram caos em todo o Recife e sua Região Metropolitana na última quarta (5).
Outro rapaz também veio a óbito em uma área alagada na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, na manhã da quarta (5). Segundo testemunhas, ele também recebeu uma descarga elétrica.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Por Nicolle Gomes
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Pernambuco
Estado anuncia medidas para ajudar municípios castigados pelas chuvas
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250206063244201697e.png)
Governo do Estado anunciou medidas para ajudar municípios que que precisam de suporte para atender áreas e pessoas em situação de risco em decorrência das fortes chuvas que atingem Pernambuco.
Na quarta (5), integrantes da gestão estadual monitoraram as chuvas na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no Recife.
“Desde as primeiras horas, acom-panhei o volume de chuvas que tem caído no Grande Re-cife e coordenando tudo o que está sendo feito pelos ór-gãos estaduais para mitigar os efeitos desse temporal. Entrei em contato com vários pre-feitos por telefone e informei que estamos prontos para aju-dá-los com o que for neces-sário. Nossa prioridade, ago-ra, é o cuidado com as pessoas e a salvaguarda das vidas de quem vive e trabalha nesse chão”, declarou a governa-dora Raquel Lyra, que esteve em Brasília ontem para uma agenda institucional.“Todos os alertas relativos a essa precipitação foram da-dos desde a segunda-feira.
As chuvas começaram na terça-feira, tivemos episódios de al-guns deslizamentos mas, até então, sem vítimas. As nossas equipes estão trabalhando pa-ra que permaneça dessa forma, e o Corpo de Bombeiros também está com suas equi-pes nas ruas”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause, que esteve na Apac, ontem, representando a governadora Raquel Lyra.A Defesa Civil do Estado permanece monitorando as regiões que estão com maio-res índices de precipitações.
“É importante que a população mantenha contato com a Defesa Civil do seu municí-pio para buscar orientações e que nesses períodos de chuvas intensas desenvolva medidas de autoproteção, não ultrapas-sando determinadas localida-des, nem a pé, nem com veí-culos”, enfatizou o gerente de Gestão de Riscos da Defesa Civil do Estado, tenente-coro-nel BM George Vitoriano.Devido às fortes chuvas que atingem diversos municí-pios de Pernambuco, o expe-diente nas repartições públi-cas estaduais dessas cidades foi encerrado às 14h.
As aulas das escolas da rede estadual também foram suspensas no turno da tarde, mas os serviços essenciais fo-ram mantidos. Em caso de emergência, a gestão estadual orienta que a população entre em contato com a Defesa Ci-vil (199) e Corpo de Bombei-ros (193).
Foto Arquivo
Por Diário de Pernambuco
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos