Conecte-se Conosco

Pernambuco

Clima tenso e insatisfação: como foi votação da extinção de faixas salariais de policiais militares e bombeiros

Publicado

em

Com a presença de dezenas de policiais militares e bombeiros se manifestando nas escadarias da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), clima de tensão e discussões, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) aprovou, na manhã da última terça-feira (2), o Projeto de Lei do Governo do Estado que extingue gradativamente as faixas salariais das categorias até 2026.
Com quatro votos a favor e quatro votos contrários, a votação foi decidida pelo presidente do colegiado, o deputado estadual Antônio Moraes (PP), alinhado com a base da governadora Raquel Lyra. Romero Albuquerque (União Brasil), Waldemar Borges (PSB), Sileno Guedes (PSB) e Rodrigo Farias (PSB) se opuseram à matéria, enquanto a relatora Débora Almeida (PSDB), Renato Antunes (PL), Luciano Duque (SD) e João Paulo (PT) – em uma reviravolta – foram favoráveis.
Em seu discurso, o petista argumentou que seu voto junto aos aliados da governadora foi uma questão de coerência com sua luta em prol dos trabalhadores. “Não vou dar um voto que vá de encontro com minha consciência política de luta dos trabalhadores. Meu voto aqui é muito decisivo para uma categoria que está passando por tantas dificuldades, e para o momento que nós vivemos no país e em Pernambuco, que tem altos índices de violência”, discursou. “Meu voto é de quem entende o que é governo”, completou.
A pauta é uma reivindicação dos militares e bombeiros desde que as faixas foram criadas em 2017, e se tornou uma promessa de campanha da governadora Raquel Lyra às classes. O texto prevê o fim das faixas ao longo dos próximos anos, garantindo um aumento ao salário médio dos setores. Entretanto, a versão aprovada do projeto ainda não foi exatamente o que a classe queria – as emendas que tornariam a extinção e o aumento salarial imediatos foram rejeitadas pela comissão, sob a justificativa de que os valores não estavam previstos no orçamento para 2024.
O projeto, no entanto, ainda passa pelas comissões de Administração, Finanças e Segurança Pública antes de ser votado no Plenário, e as emendas podem ser reapresentadas.
A decisão foi o bastante para esquentar os manifestantes do lado de fora da Alepe, clamando por mais celeridade na garantia dos melhores salários, e diminuir a vitória do governo. Junto aos policiais e bombeiros, o deputado Joel da Harpa convocou a classe para marcar presença na votação no Plenário, e pediu que cobrassem dos 49 deputados um voto contrário ao texto, mas “com educação e sem causar nenhum tensionamento com os colegas” – uma mudança no tom do deputado após ter sido acusado de colocar a classe contra os demais parlamentares na última semana.
Clima tenso
A reunião começou com bate-boca entre os parlamentares. Antônio Moraes apresentou uma tabela dos acréscimos nos salários até 2026, e recebeu críticas do Coronel Feitosa (PL), que apontou que a tabela é apócrifa por não ter timbres do Governo do Estado ou da Alepe. O presidente tomou ofensa e rebateu, informando que os dados eram da Secretaria Estadual da Administração.
Logo depois, antes mesmo do texto começar a ser lido, Joel da Harpa acusou Raquel Lyra de “mentir” ao defender o projeto em suas redes sociais, e afirmou que Moraes apresentou a tabela para “induzir” os colegas a determinado voto. O deputado João Paulo cobrou respeito às partes, e repudiou as palavras de Joel contra a governadora.
Moraes voltou a discutir com colegas durante a reunião – desta vez, com o deputado Romero Albuquerque (União Brasil), que pediu uma suspensão de 30 minutos para ler o parecer de Débora Almeida. Rejeitado, Albuquerque se exaltou, e Moraes pediu o desligamento de seu microfone.
Fonte: DP

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Saga pela vice de João Campos termina nesta segunda

Publicado

em

A disputada vaga de vice de João Campos (PSB) nas eleições de outubro será, finalmente, preenchida nesta segunda-feira (22), em evento que deve contar com a participação da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hofmann.

João e Gleisi estiveram reunidos na última quinta-feira (17) com o presidente Lula (PT) e com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em Brasília, para fechar o acordo em torno do nome que acompanhará o socialista no pleito.

ex-chefe de gabinete de João Campos, Victor Marques (PCdoB), é o mais cotado. Ele foi exonerado no mês de junho, dentro do prazo de desincompatibilização, para que pudesse compor a chapa. Dias antes de deixar o governo, ele se filiou ao PCdoB.

Victor é tido como aliado de primeira linha de João Campos e tem o perfil desejado pelo prefeito para, caso ele seja reeleito e decida se candidatar ao governo de Pernambuco, em 2026, assumir a prefeitura do Recife.

A saga do vice

O PT era um dos interessados na vaga de vice-prefeito de João Campos, também de olho em assumir mais uma vez a prefeitura da capital, em 2026, caso o prefeito tente o governo do estado.

O partido chegou, inclusive, a fazer “prévias” internas para o cargo de vice, colocando vários nomes à disposição para o posto. Depois de uma longa discussão, chegou-se ao nome do ex-vereador Mozart Sales. O deputado federal Carlos Veras também era um dos cotados.

Após a reunião ocorrida em Brasília, na última semana, uma ala do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco enxergou a escolha de Victor Marques como uma derrota. O deputado estadual e ex-prefeito da cidade, João Paulo, por exemplo, afirmou que a sigla saiu humilhada das negociações.

O diretório municipal da legenda, porém, afirmou respeitar a decisão da instância nacional em prol da aliança com o PSB, afirmando que o acordo é “estratégica para o fortalecimento da base de apoio ao governo Lula”, e que entende “ser importante dar sua contribuição para a reeleição da Frente Popular, liderada por João Campos”.

Já dando indícios de que deixaria o PT de fora dessa decisão, no mês de abril deste ano, João Campos filiou quatro secretários municipais em partidos que poderiam fazer parte de sua chapa: além de Victor, que foi para o PCdoB, Maíra Fischer (de Finanças) se filiou ao União Brasil, Marília Dantas (de Infraestrutura) integrou o MDB e Felipe Matos (Planejamento) entrou para o Republicanos.

Em junho, no final do prazo de desincompatibilização, apenas Marília e Victor foram exonerados da prefeitura, sinalizando que um deles seria o escolhido para compor a chapa.

O prefeito do Recife sempre manifestou o desejo de ter alguém da sua confiança para seguir o trabalho realizado na capital, e bancou sua vontade junto ao presidente Lula, num acordo direto que envolveu os diretórios nacionais do PT e do PSB.

Quem é Victor Marques

Natural de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco, Victor Marques Alves é engenheiro civil, assim como João Campos. Ele é filho do ex-vereador de São José do Belmonte, Zezinho de Sata, falecido em 2017, e irmão do pré-candidato a prefeito da cidade Vinicius Marques (PSB).

Victor já foi assessor do gabinete de Paulo Câmara (PSB), em 2017, na mesma época em que João Campos era chefe de gabinete o governador. Ele ficou no posto até 2019, quando assumiu a chefia de gabinete de João, quando ele foi eleito deputado federal. Em seguida, tornou-se chefe de gabinete do socialista na prefeitura do Recife.

Victor Marques também foi membro do Conselho de Administração da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), mas deixou o cargo para poder concorrer ao cargo nas eleições deste ano.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 22 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Recife: Grave acidente deixa cinco mortos em Boa Viagem na madrugada desta segunda-feira

Publicado

em

Seis pessoas estavam em um carro que saiu da pista e colidiu contra uma árvore na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

O grave acidente resultou na morte, na hora, de cinco vítimas.

O sinistro ocorreu por volta das 4h10 desta segunda-feira (22), próximo ao cruzamento da avenida com a Rua Vicência.

Segundo relatos de testemunhas, os ocupantes do veículo tinham acabado de deixar a praia e estavam a caminho de casa quando ocorreu o acidente.

A força da colisão foi tão intensa que o motor do carro foi lançado a uma distância de aproximadamente 200 metros do local do impacto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, porém, ao chegarem ao local, constataram que cinco pessoas já estavam sem vida, sendo duas encontradas fora do veículo e outras três presas às ferragens.

O resgate das vítimas presas foi realizado pelo Corpo de Bombeiros. A sexta vítima foi levada para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital pernambucana.

Até o momento desta reportagem, não foram divulgados os nomes nem as idades das vítimas.

A Polícia Civil e o Instituto de Criminalística foram mobilizados para o local a fim de investigar as circunstâncias que levaram ao acidente. A causa específica do incidente ainda não foi informada.

Por Portal de Prefeitura

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!