Conecte-se Conosco

Brasil

Com temperaturas acima dos 40°C, país terá nova onda de calor em setembro

Publicado

em

De acordo com a previsão do ClimaTempo, o frio dos últimos dias está com os dias contados. A partir da próxima segunda-feira (2), uma massa de ar quente e seco se instalará sobre a maior parte do Brasil, elevando as temperaturas em todo o país.

Esse período de calor intenso não deve ser breve. Os meteorologistas preveem que a atual onda de calor perdure até meados da segunda quinzena de setembro. Durante esse período, o tempo seco será predominante, e a maioria das regiões só verá chuvas no final de setembro ou no início de outubro.

A partir do dia 19 de setembro, uma frente fria está prevista para chegar e proporcionar um alívio temporário, reduzindo as temperaturas em alguns estados. Contudo, até lá, o Brasil enfrentará dias de calor extremo e umidade do ar extremamente baixa, abaixo de 12%, comparável às condições de desertos.

Segundo o ClimaTempo, “esta pode ser a onda de calor mais intensa em comparação com as duas anteriores de 2024, ocorridas em março/abril e maio, tanto em termos de duração quanto de temperaturas”.

Foto Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Brasil

Porto Velho atinge nível mais grave em escala que mede poluição do ar

Publicado

em

Encoberta por fumaça desde o início da semana, a cidade de Porto Velho registrou, no final da manhã desta quinta-feira (29), uma concentração de material particulado de 621 microgramas por metro cúbico (µg/m3), apontou a plataforma que mede o Índice de Qualidade do Ar em tempo real, da fundação suíça IQAir. A medição indicou um nível de poluição muito acima do padrão de qualidade do ar estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como seguro à população, que admite a presença de material particulado em até 45 microgramas por metro cúbico (µg/m3).

Pela classificação da Fundação IQAir, a cidade registra atualmente o nível perigoso, o mais grave em uma escala de seis, no qual há indicação de evitar atividade física ao ar livre, fechar portas e janelas para manter a poluição fora dos ambientes internos e usar máscara em áreas de maior exposição.

  • Com 5,88 mil focos de incêndio registrados de 1° de janeiro até esta quinta-feira (29), segundo o programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado teve nesses meses mais do que o dobro dos 2,4 mil focos registrados no mesmo período de 2023.

    SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

    O governo de Rondônia declarou no início desta semana situação de emergência por incêndios florestais. Também foi decretada a proibição do uso do fogo em todo o estado por um período de 90 dias.

    A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Porto Velho e do governo do estado de Rondônia em busca de informações sobre medidas de proteção à saúde da população. A prefeitura informou que a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasin,i não tinha disponibilidade na agenda, e o governo do estado reforçou as medidas adotadas para o enfrentamento às queimadas da região.

Fonte: Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

A missão de Múcio e a pacificação entre governo e militares

Publicado

em

O Brasil precisa ser mais José Múcio. Podia ser slogan de campanha eleitoral, mas não é porque ele disse que não tem vinculação com partido político e não pretende mais ser candidato a nada. A declaração saiu durante a entrevista que o ministro da Defesa (que também é engenheiro civil) concedeu ao “Passando a Limpo”, na Rádio Jornal.

Ele admitiu, por exemplo, que relutou em aceitar o posto que ocupa hoje, mas acabou sendo uma oportunidade de “conhecer o trabalho dos militares”.

Aumento

A entrevista era para falar sobre a novidade que é o alistamento de mulheres, aos 18 anos, nas Forças Armadas, mas aconteceu logo após uma declaração elogiosa de Lula (PT) e transformou-se num bem humorado bate-papo sobre a experiência curiosa de construir entendimento entre militares e um governo petista. Lula concorda.

“Haverá um dia que a história brasileira haverá de consagrar a tua passagem pelo ministério da Defesa como possivelmente o mais hábil de todos os ministros da Defesa que esse país já teve”, afirmou o presidente durante um evento pelos 25 anos do ministério, esta semana.

Ao ser perguntado na Rádio se iria aproveitar o elogio do chefe para pedir aumento, o ministro pernambucano brincou que queria somente mais verba para estruturar melhor o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.

Portas fortes

Continue lendo

Brasil

Indicação de Gabriel Galípolo para o Banco Central anima mercado

Publicado

em

LINHA OCUPADA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “tentou, mas sem sucesso”, falar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de anunciar à imprensa a indicação do economista Gabriel Galípolo. “Não consegui, mas o presidente [Lula da Silva] falou com o senador e acreditamos que o processo [de sabatina] deve ser dentro das regras e com tranquilidade”, afirmou Haddad.

PASTELARIA FEDERAL
Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, onde se dará a sabatina de Galípolo, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) disse que é “chave zero” realizar a oitiva antes das eleições municipais de outubro. “Tá pensando que isso aqui é pastelaria?”, questionou o senador, candidato à prefeitura de Goiânia (GO). Vanderlan é um dos três senadores candidatos a prefeituras. Os outros são Eduardo Girão (Novo-CE), em Fortaleza e Carlos Viana (Podemos-MG), em Belo Horizonte.

‘MENINO DA PORTEIRA’
Não pegou bem, entre bolsonaristas, o “chamamento” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para apoiarem “com toda garra” a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura de São Paulo. À mesa do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, chegou um duro recado do grupo que quer apoiar Pablo Marçal (PRTB): “Não adianta ele [Bolsonaro] tocar o berrante. Isso aqui não é gado”. O ex-presidente recebeu uma cópia.

‘MÚCIO, MELHOR MINISTRO!’
O elogio feito pelo presidente Lula da Silva (PT) deixou José Múcio (Defesa) de bem com a tropa, na solenidade de 25 anos de criação do ministério. “Quero dizer, meu caro José Múcio, que haverá um dia que a história brasileira irá consagrar a sua passagem pelo Ministério da Defesa como possivelmente o mais hábil de todos os ministros da Defesa que esse país já teve”, disse Lula.

FORÇOU AMIZADE
Apontado com um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) forçou a barra em seu depoimento tentando forjar uma amizade com ela. “A vereadora Marielle era minha amiga, comprovadamente, nas filmagens. Não teria qualquer motivo [para mandar matá-la] porque nós sempre fomos parceiros e se pegar as filmagens, como tem aí diversas, ela falando de mim, falando bem. Aliás, a Marielle saía do lugar dela e pedia, às vezes, uma bala, um chiclete [para mim]”, disse. Não convenceu. O relatório pedindo a cassação do mandato de Chiquinho Brazão foi aprovado no Conselho de Ética por 15 x 1. Agora vai ao plenário.

PENSE NISSO!
A notícia é boa! O Senado Federal aprovou medida para que seja dada prioridade a pessoas com transtorno do espectro autista em estágios e no banco do Sistema Nacional de Emprego.

No relatório analisado em plenário, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) apontou estudos, confirmando que 85% dos adultos autistas estão desempregados. “Isso evidencia que, mesmo com a reserva de vagas, às pessoas com deficiência ainda não conseguiram inserção no mercado de trabalho”.

Às vezes é importante destacar que o Congresso consegue fazer o dever de casa.

Pense nisso!

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!