Conecte-se Conosco

Saúde

Confira alimentos que fazem bem ao cérebro

Se alimentar bem pode proporcionar melhoria das capacidades cognitivas

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O cérebro é um órgão de grande importância, pois ele controla o corpo todo, demandando atenção máxima, principalmente em relação à alimentação, já que a partir dela é possível levar nutrientes para o organismo e promover, inclusive, uma boa saúde mental, ajudando até a prevenir doenças futuras.

Aliás, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 35,6 milhões de pessoas sofrem com doença de Alzheimer, sendo 1,2 milhão de brasileiros com esse tipo de demência, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer. A seguir, conheça alguns alimentos que ajudam a proporcionar melhoria das capacidades cognitivas.

Formação cerebral

Antes, porém, é preciso entender como funciona o órgão é indispensável. Ele é composto por diferentes estruturas, sua maior parte, chamada de encéfalo, é formada por água e o restante por gordura, proteína, carboidrato, sal e outros componentes.

De acordo com a Fiocruz, entre as principais estão o córtex cerebral (parte externa), que comanda a capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção. A outra é o cerebelo, responsável pelo movimento, equilíbrio e postura. Também existe o tronco encefálico e o hipocampo, onde o primeiro coordena as funções involuntárias (respiração, pressão arterial) e o segundo, responsável pelas funções de aprendizado e memória.

Alimentação x Cérebro

E para manter o bom funcionamento do cérebro, é preciso que se tenha manutenção da dieta, pois uma alimentação equilibrada pode ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro e até mesmo a memória, que, aliás, foi afetada pela pandemia e pelo isolamento social, segundo especialistas.

“Uma alimentação nutricionalmente adequada, riquíssima em potentes nutrientes como ômega 3, colina, selênio, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B é importante para a formação de neurotransmissores cerebrais, função cognitiva e contribuem para a melhor saúde dos neurônios”, comenta a nutricionista Larissa Vila Nova. A profissional aponta também que existe um método, por assim dizer, que pode ser adotado, desde que seja acompanhado por um especialista.

“Muitos estudos demonstram que a dieta do mediterrâneo ajuda no bom controle cerebral, isto porque é rica em frutas (vermelhas), grãos integrais (aveia), oleaginosas (amendoim), sementes (linhaça) e azeite de oliva extra virgem. A preferência pela proteína é de menor teor de gordura como peixes (salmão, sardinha) e frango”, destaca.

Para evitar

Uma alimentação equilibrada, que tenha vitaminas, minerais e antioxidantes, tem a capacidade de nutrir o cérebro e o proteger contra o estresse oxidativo. Quanto mais estresse oxidativo, mais os radicais livres podem gerar danos às células cerebrais, levando a déficits cognitivos ao longo dos anos.

É preciso evitar, sempre que possível, álcool, frituras, alimentos salgados, ultraprocessados e adoçantes artificiais. E sendo a glicose uma das principais fontes para sobrevivência do cérebro e do corpo, a dica ainda é não consumir doce em excesso.

“Todos os alimentos que comemos (exceto água) são transformados pelo corpo e parte deles é transformado em glicose para ser combustível do corpo. Por isso, não é preciso comer alimentos doces. Uma alimentação adequada nutre o cérebro e protege contra os danos”, finaliza Vila Nova. O Ministério da Saúde também indica outras práticas para estimular o cérebro como tomar sol e inserir novos hábitos na rotina, como ler e fazer exercícios físicos.

Por Folha de Pernambuco

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Fígado gordo: sintomas que não pode ignorar (antes que seja tarde demais)

Geralmente, ela se manifesta quando já está em estágio avançado, podendo evoluir para cirrose e câncer.

Publicado

em

Existem duas sensações que podem ser sintomas de uma doença grave que requer tratamento imediato. A esteatose hepática, conhecida como “fígado gordo”, é uma condição de saúde séria que costuma permanecer “silenciosa” por muito tempo e progride lentamente. Geralmente, ela se manifesta quando já está em estágio avançado, podendo evoluir para cirrose e câncer, chegando até mesmo à necessidade de um transplante na vida adulta.

Dores de estômago e náuseas estão entre as queixas mais comuns e podem indicar que a doença está se agravando, de acordo com a Hawaii Pacific Health, citada pelo jornal Daily Express. À medida que a capacidade do fígado de eliminar toxinas diminui, o desconforto digestivo provavelmente aumentará. A náusea constante é uma reação ao acúmulo de produtos residuais no corpo, e vômitos inexplicáveis estão frequentemente relacionados a problemas no fígado.

Além dessas complicações, os pacientes também podem relatar perda de apetite. Esse sintoma geralmente é resultado de níveis anormais de leptina (um hormônio que regula o apetite) e grelina (o hormônio da fome).

O mesmo jornal relata que estudos publicados no World Journal of Gastroenterology revelam que os sintomas gastrointestinais mais comuns incluem inchaço abdominal (49,5%), dor abdominal (24%), arrotos (18,7%), diarreia (13,3%) e constipação (8%). Distúrbios gastrointestinais são frequentes na cirrose hepática e tendem a aumentar à medida que a doença avança.

Foto Shutterstock

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Talco classificado como “provavelmente cancerígeno” para humanos pela OMS

Talco foi colocado no nível 2A.

Publicado

em

O talco foi classificado pela a Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), órgão que pertence à Organização Mundial da Saúde (OMS), como “provavelmente cancerígeno” para os seres humanos

As conclusões dos especialistas foram divulgadas, esta sexta-feira, num artigo divulgado na revista científica The Lancet Oncology.

O talco, que é um mineral natural utilizado em cosméticos, foi colocado no nível 2A, o segundo nível mais elevado da pirâmide de identificação de risco, e que diz respeito a itens cujas evidências de relação com tumores são mais robustas entre animais, mas também provas limitadas entre humanos. Neste caso, os estudos indicam um risco aumentado de câncer dos ovários. 

“Vários estudos mostraram consistentemente um aumento na incidência de câncer de ovário em seres humanos que relataram o uso de talco na região perineal”, informou a IARC, em comunicado. 

O órgão recorda ainda que o mineral é extraído em várias partes do mundo. Além da exposição profissional ao talco, a população pode entrar em contato com o mesmo através da utilização de cosméticos.

Esta avaliação, note-se, foi concluída, em junho. O grupo de trabalho foi composto por 29 cientistas de 13 países, reunidos na França.

Vale notar que a IARC também classificou a acrilonitrila, um composto orgânico volátil usado principalmente na produção de polímeros – usados em fibras de vestuário e outros têxteis, mas também em plásticos para produtos de consumo ou peças para automóveis – como “carcinogênico” para seres humanos, na categoria 1A.

A decisão baseia-se em “evidências suficientes de câncer de pulmão” e “evidências limitadas” de câncer de bexiga em humanos. 

Foto  iStock

Por Noticias ao minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

HCP atende mais da metade dos pacientes com tumores de cabeça e pescoço do Estado

Publicado

em

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência em oncologia no Estado, mobiliza-se neste Julho Verde, campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Com o mote Não dê chance ao câncer de cabeça e pescoço, o HCP faz um alerta para os fatores de risco que provocam câncer região – o principal é o tabagismo.

Ao longo do mês, conteúdos relacionados ao tema podem ser conferidos no site exclusivo hcp.org.br/julhoverde e redes sociais @sigahcp.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!