Conecte-se Conosco

Destaque

Congresso tentará votar projetos polêmicos a 15 dias do recesso

Publicado

em

 

Câmara pode concluir votação do texto que autoriza Petrobras a transferir exploração de áreas do pré-sal.

Na primeira semana de julho e a 15 dias do recesso parlamentar, que começa no próximo dia 18, o Plenário da Câmara dos Deputados pode concluir a análise do Projeto de Lei 8939/17, que permite à Petrobras transferir a outras petroleiras parte de seus direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União.

Os deputados precisam votar os últimos destaques apresentados ao texto. De autoria do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), a proposta permite a comercialização de até 70% desses direitos. As informações são da Agência Câmara.

Em 2010, com a Lei 12.276/10, a União vendeu diretamente a sua estatal, sem licitação, uma área na Bacia de Santos (SP) ao valor de R$ 74,8 bilhões. Essa cessão para a Petrobras é limitada até se alcançar a extração de cinco bilhões de barris equivalentes de petróleo.

O texto-base aprovado, na forma do substitutivo do deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), define ainda critérios para a revisão do contrato de cessão onerosa entre a União e a Petrobras.

Entre os destaques, um do PSB pretende manter na lei o caráter intransferível da cessão onerosa.

Municípios

Outro assunto a ser votado é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, do Senado, que regulamenta o desmembramento e a fusão de municípios. A proposta precisa do apoio de um mínimo de 257 deputados para ser aprovada. Hoje, o Brasil tem 5.570 municípios.

Conforme o texto, os plebiscitos realizados até 31 de dezembro de 2013, e os atos legislativos que autorizam sua realização serão validados para dar prosseguimento aos casos pendentes.

Entretanto, há resistência de alguns partidos a esse dispositivo, pois ele permitiria a criação de municípios sem as regras previstas no projeto, mais restritivas.

Além de plebiscito, a proposta prevê a realização de estudos de viabilidade com vários critérios financeiros, um número mínimo de habitantes no novo município e uma quantidade mínima de imóveis.

O texto é igual ao do PLP 397/14, um dos dois projetos sobre o tema vetados anteriormente pela então presidente Dilma Rousseff.

Vetos

Em sessão do Congresso Nacional, marcada para as 19 horas de terça-feira (3), os parlamentares poderão votar dois vetos pendentes de análise. Um deles, é o veto total ao Projeto de Lei 7944/14, do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que torna federal um trecho de rodovia entre os municípios de Bom Jesus (RS) e Bom Retiro (SC).

O segundo veto destacado para votação pelo painel eletrônico pretende retomar partes da Medida Provisória 810/17, que prorroga o prazo para empresas de tecnologia investirem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) recursos obtidos com renúncia tributária.

O dispositivo vetado que vai a voto permite a destinação de até 20% dos gastos em P&D para despesas com administração, além de chancelar o uso dessa renúncia tributária em compra, implantação, ampliação ou modernização de infraestrutura física e de laboratórios de pesquisa.

A justificativa do veto indica que dispêndios em administração não têm relação direta com investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Cadastro positivo

Com texto principal aprovado no começo de maio, o projeto sobre o cadastro positivo obrigatório (Projeto de Lei Complementar 441/17) também está pendente de votação dos destaques apresentados pelos partidos.

A matéria está pautada para quarta-feira (4). Os dois principais destaques pretendem manter o cadastro positivo como uma opção do consumidor e evitar o envio de informações financeiras aos gestores de banco de dados sem quebra de sigilo bancário. Eles são de autoria do PT e do Psol.

O cadastro positivo já existe (Lei 12.414/11), mas é optativo. Com a obrigatoriedade proposta pelo substitutivo do relator, deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), os gestores de bancos de dados terão acesso a todas as informações sobre empréstimos quitados e obrigações de pagamento que estão em dia.

Esses dados serão usados para se encontrar uma nota de crédito do consumidor, que poderá ser consultada por interessados.

Os defensores da obrigatoriedade de participação argumentam que a medida ajudará a baixar os juros finais aos consumidores. Já os contrários dizem que o acesso aos dados aumentará a chance de vazamento de informações, caracterizando quebra de sigilo.

Renúncia de receita

Ainda na quarta-feira, às 9h05, os deputados realizam comissão geral para debater a concessão e a revogação de incentivos e benefícios de natureza tributária, financeira, creditícia ou patrimonial, dos quais decorra renúncia de receita ou aumento de despesa.

Urgências

Em relação aos pedidos de urgência pautados, destaca-se o que pede o novo regime de tramitação para o Projeto de Lei 10332/18, do Executivo, cujo objetivo é viabilizar a privatização de seis distribuidores de energia controladas pelas Eletrobras.

O texto aproveita dispositivos da Medida Provisória 814/17, que tinha o mesmo objetivo e que perdeu a validade sem ter sido votada. As seis distribuidoras que serão colocadas à venda são: Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Companhia de Energia do Piauí (Cepisa) e Boa Vista Energia, que atende Roraima.

Outro requerimento de urgência pautado é para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 270/16, do Senado, que permite aos municípios receberem transferências voluntárias, obterem garantia e contratarem operações de crédito mesmo sem reduzir despesas com pessoal caso estejam acima dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A exceção é para situação de queda de receita superior a 10% devido à diminuição de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por causa de isenções tributárias da União e à diminuição das receitas recebidas de royalties e participações especiais.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Salgueiro: Veja como foi o pronunciamento do Savio Pires, durante a Sessão desta Quarta-feira, 24 jul 24

Publicado

em

Veja como foi o pronunciamento do vereador Savio Pires, na sessão desta Quarta-feira, 24 de Julho de 2024.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Raquel Lyra cumpre agenda em Salgueiro nesta quarta-feira

Publicado

em

Nesta quarta-feira (24), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, terá um dia de compromissos administrativos, destacando-se sua agenda no município de Salgueiro, no Sertão Central.

A governadora começará o dia às 10h, na sede do Governo do Estado, onde empossará nove novos procuradores nomeados para atuar na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco. A cerimônia acontecerá no Palácio do Campo das Princesas, localizado na Praça da República, no bairro de Santo Antônio, em Recife.

À tarde, Raquel Lyra se deslocará para Salgueiro, onde cumprirá uma série de compromissos significativos para a região. Às 16h, na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Professora Maurina Rodrigues dos Santos, situada na Rua Vinte e Dois, no bairro Cohab, a governadora entregará 617 títulos de propriedade aos moradores do loteamento Conjunto Residencial Vila Cohab.

Além disso, durante sua visita a Salgueiro, Raquel Lyra assinará a ordem de serviço no valor de R$ 4,2 milhões para a obra de recuperação e sinalização da pista do Aeroporto de Salgueiro.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Colisão na Avenida Boa Viagem: cachorro resgatado após acidente segue na UTI, mas se recupera bem

No final da tarde desta terça (23), a Clínica Pet Dream, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, emitiu um boletim clínico atualizando sobre o estado de saúde do pet.

Publicado

em

O cão Spike, o único sobrevivente do acidente de trânsito na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina, que deixou seis pessoas mortas, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de uma clínica veterinária, no Recife. 
No final da tarde desta terça (23), a Clínica Pet Dream, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade,  emitiu um boletim clínico atualizado sobre o estado de saúde do pet. 
Segundo a unidade de saúde animal, Spike se recupera bem da “cirurgia de alta complexidade” à qual precisou ser submetido na segunda (22), horas após a colisão do automóvel Ônix com uma árvore, que vitimou seis jovens, inclusive a ex-tutora do pet, Raquel Chaves Fernandes da Silva, de 21 anos. 
Segundo a clínica veterinária, a equipe médica que está tratando o pet classificou que o cão “continua nos surpreendendo com a sua evolução” e que “a recuperação pós-cirúrgica segue evoluindo muito bem, com o pet já conseguindo se alimentar e demonstrando força para tentar se levantar do leito”, declarou a Pet Dream, por meio de um comunicado emitido nas redes sociais da clínica veterinária. 
Ainda segundo a unidade médica,  muitas pessoas demonstraram interesse em visitar o cão no leito da UTI da clínica, contudo, a direção da Pet Dream salientou em nota que, “diante de um caso tão especial, compreendemos que todos gostariam de ver nosso amigo de perto, mas, neste momento, Spike/Milagre continua internado na UTI e, por isso, só pode receber visitas de seus responsáveis”. 
Vaquinha
Na manhã desta terça (23), a vaquinha online aberta para ajudar nos custos da cirurgia de Spike, bateu a meta de R$ 15 mil e foi encerrada. 
O pet foi resgatado pela jornalista Taciana Góes e pela servidora pública Cecília Carvalho.
“Ele está evoluindo muito, não tem previsão ainda da nova cirurgia”, declarou Taciana Góes. 
O anúncio do encerramento da Vaquinha foi feito por meio das redes sociais e, segundo Cecília, o valor arrecadado é suficiente para pagar duas cirurgias que o animal precisa fazer. 
De acordo com ela, o valor extra será doado para outros pets.
Caso a gente precise, daqui para frente, a gente vai reabrir a vaquinha. E, se por acaso, sobrar algum dinheiro, a gente vai destinar à causa animal ou a outras cirurgias. Mas, por enquanto, a gente vai garantir que Spike tenha uma boa recuperação. Ele vai precisar de tratamentos depois [da cirurgia]”, informou Cecília em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
A colisão
A colisão entre o carro e a árvore aconteceu nesta segunda-feira (22) por volta das 4h na Avenida Boa Viagem, no Pina, Zona Sul do Recife. No carro estavam seis pessoas e um cachorro. Cinco pessoas morreram no local e uma foi levada para o Hospital da Restauração (HR), mas não resistiu e morreu no mesmo dia.
As vítimas estariam perseguindo suspeitos de um assalto em um luau, minutos antes, na praia de Boa Viagem, também na Zona Sul. A informação sobre o assalto e perseguição foi repassada por familiares do mototaxista Arthur Felipe de Oliveira, de 20 anos, um dos jovens que morreu na batida.
Com o impacto da colisão, o motor do carro se desprendeu e ficou a 30 metros do local do sinistro.
Foto Instagram
Por Wilson Maranhão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!