Conecte-se Conosco

Destaque

Coração sertanejo, mesmo longe do Pajeú

Publicado

em

 

17/04/2018 – Thalyta Tavares/Esp.DP – Decoracao – Pauta: Decoracao da casa do musico Maciel Melo em Aldeia.

Mostrando de onde veio, o artista Maciel Melo trouxe muitas referências do Sertão para seu lar

A decoração da casa pode dizer muito sobre o dono. No lar do cantor, compositor, ator e escritor Maciel Melo não é diferente. Com o “coração tão sertanejo”, ele trouxe um pouco de Guaracy, município do Sertão do Pajeú, para Aldeia, Camaragibe-PE. No lar do cantor, tem várias referências da origem da qual ele tanto se orgulha, inclusive um fogão de lenha, onde prepara comidas regionais para receber grandes amigos. Além de peças tradicionalmente nordestinas, há muitos livros e instrumentos musicais por toda parte. Apesar de muito criativo, a casa de Maciel prioriza o simples. O artista só precisa de um cantinho e uma rede para produzir e descansar. 
Da terra dos poetas e filho de sanfoneiro, o cantor acredita ter nascido com o destino premeditado. “O meu pai era músico, mas não me ensinou nada. Ele queria que fosse engenheiro, advogado ou jornalista. Mas não teve jeito, acabei enveredando para o lado da música”, conta. Ficou famoso por canções como Caboclo Sonhador e Dama de Ouro. Afora inúmeras composições, atuou na novela Velho Chico, produção da Rede Globo, e escreveu livros. Uma autobiografia romanceada, intitulada A Poeira e a Estrada, e o livro de crônicas Refúgios da Interrogações, previsto para ser lançado em julho deste ano.
Sempre imerso na cultura nordestina, ainda pequeno o artista aprendeu a reunir os amigos para fazer um forró pé de serra. Por ser tradição no Sertão do Pajeú, quando veio para Pernambuco, Maciel logo providenciou ‘aquela sombra bela’ para celebrar o bom da vida. “Fui criado no meio dos cantadores de viola, no meio dos forrozeiros. Com 14 anos, fui para o mundo ser artista. Por minha história, continuei com o costume de trazer amigos para casa. Então, eu mesmo vou inventando. Acabei fazendo um espaço só para isso”, explica. 
Para seguir a tradição à risca, na sombra do cantor tem azulejos, itens feitos de barro, fogão à lenha, mobília em madeira e uma foto do mestre Luiz Gonzaga. “Eu pensei em fazer uma coisa meio rústica, tipo acampamento de pescador. Coloquei somente um telhado e algumas coisas, não gosto de nada sofisticado demais. Aqui é ‘arrudeado’ de árvores e não tem paredes”, esclarece. 
Morar mais próximo da capital pernambucana foi necessário para seguir agendas. A calma e o verde da natureza de Aldeia foram pontos decisivos na escolha do artista. “Parece que estou na minha terra, onde nasci. Tem muito mato e passarinhos. Aqui é o meu sossego, onde eu escrevo”, comenta. Para ele, a relação com o lar é algo sublime. “Quando você chega em casa, quer paz. É um ninho. Trago poucos amigos. Só aqueles com energia boa”.
Na sala do artista, tem muito do que ele é. Os instrumentos, livros e uma rede compõem o ambiente que, para ele, é a melhor parte da casa. Perto da sua área de criação, Maciel ainda deixa os seus instrumentos sempre à mão. “Aqui deito na rede, eu adoro. E escrevo, componho, leio, pesquiso”. No espaço, há quadros e um cantinho para refeições. “Eu gosto de cozinhar. Quer um café?”, pergunta, mostrando que, afora todas as habilidades, é bom anfitrião.
Por Gabriela Bento

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

 

Destaque

Pré-candidatos do Agir reafirmam apoio ao grupo de Luciano Duque

Publicado

em

Na noite dessa terça-feira (02), os pré-candidatos do Agir de Serra Talhada se reuniram com o deputado Luciano Duque para reafirmar o apoio ao seu grupo político e a pré-candidatura de Miguel Duque à prefeitura de Serra Talhada.

“Essa é mais uma tentativa da atual prefeita de prejudicar o nosso grupo, mas não vai conseguir. Estamos unidos, fortes e não temos medo de perseguição. Esse jogo baixo é típico de quem tem medo do debate político e de enfrentar as eleições”, ressaltou um integrante do grupo.

O Agir tem 18 pré-candidatos a vereadores e é presidido pelo advogado Dr. Renato Godoy.

Por Farol de Noticias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Câmara de Vereadores de Cabrobó realiza 24ª sessão ordinária de 2024; confira o resumo

Publicado

em

Foi realizada nesta terça-feira (02/07) a 24ª Sessão Ordinária do ano de 2024, da Câmara de Vereadores de Cabrobó, sob presidência do Vereador Paulo Gonçalves que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de todos os 13 vereadores.

Os vereadores que fizeram uso da palavra na tribuna, apresentaram demandas da sociedade para que as autoridades competentes possam está realizando ações e serviços afim de sanar problemas vivenciados nos mais diferentes bairros e comunidades rurais. Como também apresentaram requerimentos, moções e votaram suplementação orçamentária e demais pautas.

Matérias do Expediente

Requerimento nº 130 de 2024
Pedido ao Secretário de Infraestrutura do Município, para que seja feita a recuperação de esgoto na Vila do Gás.
Autor: Virlane Saraiva

Moção nº 87 de 2024
Moção de Aplausos, ao Prefeito do Município, ao Diretor de Cultura, ao Secretário Especial de Cultura, Esporte e Lazer e ao Vereador Cris Beira Rio e equipe, pela realização do 5º Concurso de Quadrilhas do Município de Cabrobó.
Autor: Henriqueta Torres

Moção nº 88 de 2024
Moção de Aplausos, à Gestora da Escola LBA, Srª. Maria das Dores de Sousa, pelo trabalho que vem realizando, bem como pela inauguração do novo prédio da referida escola.
Autor: Daniel da Autoescola

Moção nº 89 de 2024
Moção de Pesar, pelo falecimento do Sr. Elízio Gonzaga.
Autor: Wagner de Sarapó

Moção nº 90 de 2024
Moção de Pesar, pelo falecimento da servidora aposentada da Câmara Municipal de Vereadores de Cabrobó, Srª. Cremilda Virgínia do Nascimento.
Autor: Plenário – PLEN

Moção nº 91 de 2024
Moção de Aplausos, às Quadrilhas de Cabrobó, Constelação e Mista Quente, pelas belíssimas apresentações no 5º Concurso de Quadrilhas do Município de Cabrobó.
Autor: Henriqueta Torres

Matérias da Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária – Poder Executivo nº 20 de 2024
Abre no orçamento vigente crédito adicional suplementar no valor de R$ 1.293.170,00 (um milhão, duzentos e noventa e três mil, cento e setenta reais), para custeio dos serviços públicos de saúde na atenção primária e para adequação de estradas vicinais na zona rural, nas regiões Bananeira e Santana.
Autor: Elioenai Dias Santos Filho – Prefeito

Projeto de Lei Ordinária – Poder Legislativo nº 23 de 2024
Denomina via pública municipal no bairro Pedrinhas e dá outras providências.
Autor: Paulo Gonçalves

Projeto de Lei Ordinária – Poder Legislativo nº 24 de 2024
Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Cabrobó, o “Dia da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Autor: Karla Amando

Projeto de Decreto Legislativo nº 15 de 2024
Concede Título Honorífico de Cidadão Cabroboense ao Sr. João Pedro Alves.
Autor: Karla Amando

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Nova identidade já está disponível

Publicado

em

A partir desta terça-feira (2), o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser emitido em todo o país para cidadãos de todas as idades – 8 milhões de brasileiros já têm o documento, e a antiga cédula de identidade será aceita somente até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Emitida pelos estados e pelo Distrito Federal desde janeiro, a nova CIN unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da Federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, tornando o CPF o único número para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Antes, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por cada ente federativo.

Segundo o governo federal, a medida – que segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula – visa a “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”.

Com a nova CIN, a probabilidade de fraudes é menor. O documento ainda apresenta um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. A cédula também com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.

Para tirar a nova CIN, o cidadão deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido, levando certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. A primeira via e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas. A segunda via é paga, e a taxa varia de estado para estado.

Foto Divulgação/Polícia Civil

Por Globo News

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!