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Educação

Crianças compartilham seus talentos e viram professores por um dia

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Educadora conta como desenvolveu um projeto para valorizar as habilidades de cada aluno e estimular a troca de conhecimento em uma turma de 5º ano.

Sou professora de uma turma do quinto ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Doutor Benedito Estevam dos Santos, em São Paulo (SP). Como tenho na sala alguns alunos com deficiência e também com dificuldade de aprendizagem, resolvi montar um projeto para ressaltar a maior habilidade que cada aluno tinha e dei nome de “Eu, professor”.

A ideia principal foi incentivar a pesquisa por um assunto de interesse de cada um, trazer conhecimento para os colegas, desenvolver a oratória diante da sala, saber produzir um projeto e reforçar que todos possuem habilidades a serem aperfeiçoadas e a serem desenvolvidas. Em um contexto atual, em que temos a inclusão como algo vigente, temos que desenvolver habilidades diferenciadas para que todos alunos brilhem e não se sintam diminuídos.

O projeto se divide em algumas etapas. Primeiro, o aluno tinha que pensar em um tema que gostaria de pesquisar e falar para os colegas. A apresentação não deveria ser apenas de forma discursiva, mas o próprio aluno poderia decidir o recurso e a metodologia que seria utilizada para compartilhar esse conhecimento com a turma.

Antes de começar a atividade, expliquei para os alunos como eles deveriam fazer para elaborar um plano de aula com objetivo, conteúdo, recursos e estratégias. Como estávamos em uma sequência didática com o gênero literário “carta de leitor”, pedi para que todos fizessem um plano relacionado a esse mesmo tema, assim eles poderiam tirar possíveis dúvidas antes de executarem seu projeto. Cada um teve que me entregar o seu roteiro dentro do esquema solicitado, incluindo suas expectativas diante daquele trabalho.

“Temos que desenvolver habilidades diferenciadas para que todos alunos brilhem e não se sintam diminuídos”

Depois que os alunos entregaram seus planos de aula, analisei todas as atividades para verificar se alguém precisava de ajuda ou se eu deveria fazer alguma observação. Também fiquei atenta se eles precisavam de algum material. Feito isso, começamos a marcar as datas e o tempo necessário para os trabalhos serem apresentados.

Vale citar alguns exemplos de trabalhos que foram realizados pela turma. Um aluno com laudo de altas habilidades apresentou uma aula sobre sistema solar. Para isso, ele levou um para a sala de aula um planetário feito de metal que foi construído com seu pai. A apresentação feita por uma criança de 10 anos foi muito rica, tanto em conhecimento quanto em recursos.

Uma aluna com Síndrome do Cromossomo 22, deficiente auditiva e com hipótese de dislexia, tem muita habilidade para trabalhar com artes manuais. Com apoio da mãe, ela elaborou uma aula para confecção de flores de papel. A atividade foi regada de muito afeto, aprendizado e cumplicidade. De forma interativa, outra aluna com muita facilidade em geografia montou um jogo de debate sobre os estados e capitais do Brasil. A sala interagiu participou, e eu obtive como resposta uma melhora muito grande nessa disciplina.

Esse trabalho seguirá até o fim do ano e com certeza com muitas novidades e aprendizados. Com esse projeto, foi possível mostrar para cada aluno que, independente da sua dificuldade, todos são capazes de aprender. Cada um possui uma habilidade e irá brilhar, seja na música, no artesanato, com o conhecimento de planetas e ciências da natureza, com a escrita de um bom texto ou com o raciocínio lógico.

por Cristiane Tobias Compri 

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Educação

Brasil será representado por dez estudantes nas olimpíadas de Astronomia

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Dez estudantes brasileiros vão participar das olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os alunos que vão representar o Brasil na IOAA 2024 são Francisco Carluccio de Andrade (SP), 16 anos; Gustavo Mesquita França (SP), 18; Heitor Borim Szabo (SP), 17; Lucas Cavalcante Menezes (SE), 17; e Natália Rosa Vinhaes (MA), 17.

A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA) será realizada no período de 17 a 27 de agosto, nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí (RJ), no interior do estado do Rio de Janeiro. Esta será a segunda vez que o Brasil sedia a IOAA. A primeira foi em 2012.

Já na OLAA, marcada para o período de 25 a 29 de novembro deste ano, na Costa Rica, o país será representado por Arthur Gomes Gurjão (CE), 16 anos; Filipe Ya Hu Dai Lima (PB), 16; Larissa Midori Miamura (CE), 18; Luca Pieroni Pimenta (SP), 17; e Lucas Praça Oliveira (CE), 17. Todos os classificados participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2023.

“A prova da OBA é o começo de tudo”, disse nesta segunda-feira (29) à Agência Brasil o pesquisador do Observatório Nacional Eugênio Reis, um dos coordenadores da IOAA. São convidados a participar do processo seletivo da OBA estudantes do ensino médio que receberam na prova nota 7 ou acima de 7; e alunos do 9º ano do ensino fundamental com notas 9 ou acima de 9. “Estamos falando de milhares de estudantes que são convidados para o processo”, destacou Reis. Essa fase é iniciada com três provas online, aplicadas nos três últimos meses do ano, na própria escola ou em casa, sem custos para os alunos.

As provas vão gradualmente aumentando a dificuldade. “A gente tem que ir preparando os estudantes para enfrentarem questões cada vez mais complicadas de astronomia. As provas online já têm esse caráter de serem cada vez mais difíceis”, explicou Reis. Após as provas online, são selecionados entre 150 e 200 melhores estudantes para realizar uma prova presencial, que costuma ser aplicada no Hotel Fazenda Ribeirão, localizado em Barra do Piraí. “Eles têm que estar lá pessoalmente. É um custo para eles, porque têm que bancar a passagem.”

Treinamento

Os alunos têm, nessa etapa, que fazer provas teóricas, de planetário, manuseio de telescópio, estudos da carta celeste. “Aí, sim, vão ser testados de maneira um pouco mais séria porque, desse pessoal que vai fazer prova presencial é que sai a equipe que vai ser treinada. Dos 150 a 200 que a gente chama para fazer essas provas, são selecionados 40 estudantes. Dentro desses 40, há algumas regras para ocupação das vagas”, disse o coordenador. Entre essas regras está a participação de meninas nas equipes; presença de estudantes de escola pública e do 9º ano do ensino fundamental que, no próximo ano, já estarão no ensino médio. “A gente guarda, dentro desses 40, uma cota para esses estudantes, porque a gente quer que nossas equipes sejam mistas, com meninas e meninos juntos; e privilegia aqueles que são de escola pública”. Há também alunos de institutos federais e escolas militares.

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Educação

Prouni divulga primeira lista de aprovados nesta quarta (31)

Os participantes poderão conferir o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Depois, os aprovados devem buscar as respectivas universidades para entrega e análise de documentos.

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A primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) -que distribui bolsas parciais e integrais em instituições privadas de todo o país- será divulgada nesta quarta-feira (31). O horário não foi anunciado.

Os participantes poderão conferir o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Depois, os aprovados devem buscar as respectivas universidades para entrega e análise de documentos.

Uma segunda chamada será divulgada pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 20 de agosto.

Aqueles não convocados em nenhuma das duas chamadas ainda poderão manifestar interesse numa lista de espera, de 9 a 10 de setembro.

O Prouni, até o último balanço, havia recebido mais de 150 mil inscrições para as mais de 240 mil bolsas disponibilizadas no segundo semestre de 2024. Somente no estado de São Paulo foram 44.631 bolsas, distribuídas em 258 cursos de 177 instituições.
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O QUE É O PROUNI E COMO FUNCIONA?

O Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação, criado em 2004, oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO?

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Seguindo uma ordem de preferência para conseguir as bolsas, os candidatos precisam ter cursado:
– O ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– O ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
– O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
– O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista;
– O ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.
Ainda podem participar professores da rede pública de ensino (apenas para cursos de licenciatura e pedagogia, e não precisam comprovar renda) e candidatos com deficiência ou que se autodeclaram indígena, preto ou pardo (podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de cotas).
Qual é a renda máxima permitida?

Também é necessário ter renda familiar per capita, até a data de inscrição, de um salário mínimo e meio por mês (R$ 2.118) para ter direito à bolsa integral (100%) e de até três salários mínimos por mês (R$ 4.236) para a bolsa parcial (50%).

COMO É CALCULADA A NOTA DE CORTE PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO?

Essa nota é calculada dividindo-se a soma das cinco notas obtidas nas provas do Enem (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) por cinco.

QUANDO SAI O RESULTADO?
Os resultados sairão em 31 de julho (1ª chamada) e 20 de agosto (2ª chamada).
Confira a documentação necessária em https://acessounico.mec.gov.br/PROUNI_documentacao.92fe389a.pdf

EXISTE UMA LISTA DE ESPERA?

Sim. A lista de espera será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original. O candidato deverá manifestar seu interesse nos dias 9 e 10 de setembro, na página do Prouni. A lista ficará disponível para consulta no dia 13 de setembro.

Observação: Os candidatos que se inscreverem na lista de espera precisam entregar a documentação necessária à instituição de ensino entre 9 e 10 de setembro, presencialmente ou pela internet. A instituição, por sua vez, deverá informar pelo SisProuni os candidatos aprovados e os reprovados entre 16 e 25 de setembro.

QUAIS OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE?

No caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado conforme a seguinte ordem de critérios:
– Maior nota na prova de redação;
– Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
– Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;
– Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias; e
– Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

E SE O CANDIDATO GARANTIR A BOLSA DE 50% DE DESCONTO E NÃO CONSEGUIR PAGAR OS OUTROS 50%?

Neste caso, o bolsista parcial pode usar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para custear a outra metade do valor. Para isso, é necessário que a instituição e o curso para o qual o candidato foi contemplado com bolsa parcial do Prouni tenham oferta de vagas para financiamento e que o estudante seja aprovado no processo seletivo do Fies. Mais detalhes em https://fies.mec.gov.br/

Foto divulgação

Por Folhapress

           

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Educação

Governo de Pernambuco recebe R$ 201,8 milhões para expandir Programa Escola em Tempo Integral

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O Ministério da Educação (MEC) repassou R$ 201,8 milhões para as redes estadual e municipais de Pernambuco, destinados ao Programa Escola em Tempo Integral para o ciclo 2023-2024. O valor contempla 36.150 novas matrículas em jornada integral, das quais 29.079 são das redes municipais e 8.026 da rede estadual.

Os municípios receberam R$ 171,3 milhões, enquanto o Estado obteve R$ 30,5 milhões. Segundo o Censo da Educação Básica de 2022, Pernambuco registrou 1.463.645 matrículas na educação básica, com 299.819 em tempo integral, representando 20,5% do total. Em 2023, esse número subiu para 344.269 matrículas em tempo integral, ou 23,8% do total.

O Programa Escola em Tempo Integral visa a aumentar o número de matrículas em tempo integral para alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estipula que 25% das matrículas no Brasil devem ser nesse sistema de ensino. Em âmbito nacional, o programa já conta com a adesão de todos os Estados, do Distrito Federal e de 4.689 municípios, atingindo 96,5% da meta de 1 milhão de novas matrículas para 2023-2024, com um repasse total de mais de R$ 4 bilhões.

           

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