Pernambuco
Datafolha em Pernambuco: Paulo, 42%; Armando, 28%
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2018/10/paulo_armando_spsld.jpg)
[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Pesquisa Datafolha divulgada hoje aponta os percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Votos totais
Veja os números da pesquisa estimulada, considerando todas as intenções de voto, inclusive as respostas dos eleitores que se declaram indecisos ou que votariam em branco ou nulo:
- Paulo Câmara (PSB): 42%
- Armando Monteiro (PTB): 28%
- Dani Portela (PSOL): 3%
- Julio Lóssio (Rede): 3%
- Maurício Rands (Pros): 3%
- Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
- Simone Fontana (PSTU): 1%
- Branco/nulo/nenhum: 15%
- Não sabe: 4%
A candidata Ana Patrícia Alves anunciou, na terça-feira (2), que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco.
Votos válidos
Veja, abaixo, o resultado da pesquisa Datafolha considerando apenas os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Veja os índices:
- Paulo Câmara (PSB): 52%
- Armando Monteiro (PTB): 35%
- Dani Portela (PSOL): 4%
- Julio Lossio (Rede): 4%
- Maurício Rands (Pros): 3%
- Ana Patrícia Alves (PCO): 2%
- Simone Fontana (PSTU): 1%
Rejeição
A Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:
- Paulo Câmara (PSB): 32%
- Armando Monteiro (PTB): 32%
- Dani Portela (PSOL): 26%
- Ana Patrícia Alves (PCO): 25%
- Julio Lossio (Rede): 24%
- Simone Fontana (PSTU): 24%
- Maurício Rands (PROS): 24%
- Rejeita todos/não votaria em nenhum: 8%
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 3%
- Não sabe: 6%
Segundo turno
A Datafolha apresentou cenário para o segundo turno com os dois primeiros colocados. Veja:
- Paulo Câmara (PSB): 46% x 36% Armando Monteiro (PTB)
- Branco/nulo: 16%;
- Não sabe: 3%
Sobre a pesquisa
- Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
- Quem foi ouvido: 1.482 eleitores em 59 municípios, com 16 anos ou mais
- Quando a pesquisa foi feita: nos dias 3 e 4 de outubro
- Registro no TSE: PE-05100/2018
- Contratantes da pesquisa: TV Globo e Folha de S.Paulo
- O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. (Do G1 PE)
![](http://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2018/09/junior_erik_evandro_zeca_zelucas_paulo.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.
Pernambuco
ONS alerta sobre risco de sobrecarga de energia em Pernambuco e em mais dez estados do país
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250210201559470667u.png)
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alertou sobre a possibilidade de sobrecarga de energia em Pernambuco e em mais dez estados do Brasil. O motivo apresentado pelo órgão é a geração de energia solar. Quando a energia produzida por painéis solares não chega a ser usada por completo, ela volta para a rede elétrica, gerando assim um “fluxo reverso”, uma espécie de mão dupla, que pode gerar a sobrecarga das subestações, afetando assim a qualidade da energia.
No entanto, no último domingo (9), o Operador divulgou uma nota informando que não existe risco de apagão iminente no Brasil diante desse cenário.
O assunto veio à tona com o Plano da Operação Elétrica de Médio Prazo do SIN (PAR/PEL), divulgado em dezembro de 2024. De acordo com o ONS, o documento aponta possíveis desafios operacionais diante da evolução do setor de energia elétrica renovável no país e tem como objetivo alertar para que as operações futuras ocorram com qualidade e segurança. O órgão sugere o investimento em tecnologias de armazenamento e aprimoramento das redes para mitigar o problema.
Além de Pernambuco, mais dez unidades federativas são citadas no diagnóstico do documento que aponta os locais onde as subestações estão com possibilidade de fluxo reverso. Entre eles estão: São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.
De acordo com informações do plano, com o expressivo aumento de geração conectada às redes de distribuição, foram identificadas subestações em que a inversão de fluxo de potência ativa é suficiente para “causar sobrecarga nos transformadores de fronteira”. Além disso, o fluxo reverso pode agravar sobrecargas ou outras restrições no sistema de transmissão, reforçando a necessidade de aprimorar a operação entre a transmissão e a distribuição.
Ainda segundo o levantamento, a micro e a minigeração distribuída, composta em sua maioria por geração fotovoltaica de pequena escala, tem crescido no Brasil. Atualmente o país já ultrapassa a marca de 33 GW de produção de energia renovável e deve alcançar cerca de 50 GW até 2029, se tornando assim a segunda maior fonte de geração do país.
Em nota, a ONS explica que os cenários analisados no plano envolvem projeções para cinco anos à frente e assegura que não há risco iminente.
Confira o comunicado na íntegra:
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esclarece que o Plano da Operação Elétrica de Médio Prazo do SIN (PAR/PEL) não aponta risco iminente de apagão no Brasil. O documento, produzido anualmente, apresenta avaliações do desempenho elétrico do Sistema Interligado Nacional (SIN) num horizonte de cinco anos à frente, de modo que a operação futura ocorra com qualidade e equilíbrio entre segurança e custo. O mais recente foi publicado nos canais oficiais do Operador, em dezembro de 2024, e divulgado à imprensa em todo o país.
O Sumário Executivo do PAR/PEL sinaliza os possíveis desafios operativos e recomendações para fortalecer o sistema elétrico diante da evolução do setor, incluindo o crescimento da geração distribuída e das fontes renováveis. O papel do ONS é antecipar cenários, avaliar impactos e propor soluções para garantir a confiabilidade e segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O aumento da geração distribuída e a inversão de fluxo de potência em algumas subestações são fenômenos técnicos mapeados e que estão sendo tratados pelo ONS, que trabalha em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para garantir a modernização da infraestrutura da rede elétrica. O PAR/PEL aponta soluções como reforços na rede de transmissão, aprimoramento dos requisitos técnicos para conexão ao SIN e a instalação de equipamentos que aumentam a segurança e estabilidade do sistema. Essas medidas garantem que o sistema elétrico brasileiro continue operando de forma segura e confiável.
Além disso, o ONS adota medidas operativas que são ações preventivas para mitigar riscos e evitar, por exemplo, sobrecargas em equipamentos, além de outros fenômenos elétricos que possam comprometer a segurança do sistema.
O sistema elétrico brasileiro é robusto e segue operando com segurança, e os desafios apontados no Plano da Operação Elétrica de Médio Prazo do SIN (PAR/PEL) são parte de um processo contínuo de modernização e adaptação do setor. O ONS reforça seu compromisso com a transparência e com a adoção das melhores práticas para garantir um sistema elétrico cada vez mais seguro e eficiente.”
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Por: Thatiany Lucena
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Pernambuco
Veja as vagas de emprego para hoje, 10 de fevereiro de 2025
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2023/11/carteirastrabalho.jpg)
As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.
Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.
Confira o quadro de vagas completo clicando aqui
Agende atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Pernambuco
Vereador de Triunfo sofre infarto durante sessão da Câmara
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Screenshot_20250208_075035_Instagram.png)
O vereador Zé Carlos de Solon (Podemos) passou mal durante a sessão da manhã desta sexta-feira (7) da Câmara Triunfo. O parlamentar sentiu uma forte dor no peito e precisou ser levado às pressas para a Unidade Mista Felinto Wanderley.
Após exames iniciais, foi encaminhado ao Hospital São Vicente, em Serra Talhada, onde passou por um procedimento de cateterismo e angioplastia, e segue internado.
Com informações da Rádio Triunfo FM
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos