Conecte-se Conosco

Pernambuco

Desembargador Bartolomeu Bueno toma posse no Conselho do Programa de Proteção aos Direitos Humanos

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Bartolomeu Bueno, tomou posse no Conselho do Programa de Proteção aos Direitos Humanos (PPDDH), da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, nessa terça-feira (19). A solenidade de posse aconteceu na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Também tomou posse como membro do Conselho, o secretário da Comissão do TJPE, João Passos.

O Conselho tem, dentre as atribuições, o dever de articular medidas protetivas à pessoa que promove e defende direitos humanos e que, em função de sua atuação e atividades nessas circunstâncias, encontra-se em situação de risco. O programa não está voltado apenas à proteção da vida e da integridade física dos defensores de direitos humanos, mas também à articulação de medidas e ações que incidam nas causas que geram as ameaças e a situação de risco.

O desembargador Bartolomeu Bueno destacou o papel do Conselho no sentido de fornecer instrumentos para que os defensores dos direitos humanos possam exercer com segurança a sua função. “A partir dessa atividade, conseguimos articular e executar junto aos órgãos de segurança pública para dar toda a assistência aos que sofrem ameaças em razão do seu trabalho. É de fundamental importância dar essa tranquilidade para que eles possam o ofício de forma digna e eficaz”, afirmou.

As medidas protetivas incluem realização de audiências públicas; articulação com órgãos envolvidos na solução das ameaças e com outras políticas públicas; acompanhamento das investigações e denúncias; monitoramento por meio de visitas periódicas no local de atuação do defensor para verificar a permanência do risco e a situação de ameaça; retirada provisória do defensor do seu local de atuação, em casos excepcionais e emergenciais; e a articulação da proteção policial em casos de grave risco e vulnerabilidade (ronda, deslocamento ou integral – 24 horas).

Participam do programa juízes, promotores, líderes sindicais e indígenas, dentre outros, que estão sendo ameaçados. Atualmente, 342 defensores e defensoras de Direitos Humanos estão incluídos no PPDDH em todo o Brasil. Dentre as diversas áreas de militância, as causas indígenas e direito a terra correspondem a maior parte dos casos. No total, entre casos incluídos, em análise, e em triagem há 665 pessoas em todo o Brasil que participam do projeto. Estão abrangidos como casos em triagem todas as demandas de inclusão recém-encaminhadas às equipes do programa, e cujo conjunto de informações disponíveis permitem o início dos procedimentos de avaliação quanto à possível vinculação dos casos aos critérios de inclusão na política.

O pedido de inclusão deve ser feito instruído com informações de contato do defensor ameaçado, relato dos fatos e histórico da atuação bem como comprovação da ameaça. São realizados acompanhamentos remotos e presenciais periódicos, com o intuito de verificar a permanência das contingências que ensejaram a inclusão, bem como identificar novas formas de atuação de atuação do programa com o objetivo da completa resolução da situação que vincula a continuidade do acompanhamento.

Os casos poderão ser desligados caso esteja evidenciada a significativa redução do risco, a cessação da ameaça, o desejo do acompanhado em encerrar o vínculo com o programa, ou compulsoriamente, pela quebra de normas estabelecidas no momento da inclusão, que implique em risco adicional à segurança dos protegidos ou dos agentes encarregados pela proteção. O desligamento não impede nova análise se houver novas ameaças.

Para mais informações, os interessados em participar do programa podem entrar contato com a Comissão de Direitos Humanos pelo telefone (81) 3182-0320. A Comissão fica no térreo do Palácio da Justiça, situado na Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio, no Recife.

(Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 06 de fevereiro de 2025

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Jovem de 18 anos morre eletrocutado em meio às chuvas no Recife

Publicado

em

Mais um rapaz morreu eletrocutado em meio às chuvas que atingiram o Recife. A vítima, identificada como Valdomiro Simões, tinha 18 anos, e voltava na noite desta quarta (5) para casa após o dia de trabalho. Ele teria encostado em uma grade de uma casa abandonada perto de onde ele morava, no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste da cidade,

Em entrevista à TV Guararapes, a família de Valdomiro disse que ainda tentou reanimá-lo e socorrê-lo, mas ele não resistiu aos ferimentos e faleceu ao chegar a uma unidade de saúde.

“Uma fatalidade que poderia ter sido evitada. Infelizmente a gente tem que passar pelas águas para trabalhar”, explicou a tia do jovem.

Tragédia

Com a morte de Valdomiro, chega a 4 o número de pessoas que perderam a vida em meio às fortes chuvas que causaram caos em todo o Recife e sua Região Metropolitana na última quarta (5).

Outro rapaz também veio a óbito em uma área alagada na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, na manhã da quarta (5). Segundo testemunhas, ele também recebeu uma descarga elétrica.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Nicolle Gomes

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Estado anuncia medidas para ajudar municípios castigados pelas chuvas

Publicado

em

Governo  do  Estado anunciou medidas para ajudar municípios  que  que precisam de suporte para atender  áreas  e  pessoas  em  situação  de  risco  em  decorrência das fortes chuvas que atingem Pernambuco.

Na quarta (5), integrantes da gestão  estadual  monitoraram as chuvas na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no Recife.

“Desde  as  primeiras  horas,  acom-panhei  o  volume  de  chuvas que tem caído no Grande Re-cife  e  coordenando  tudo  o que está sendo feito pelos ór-gãos estaduais para mitigar os efeitos desse temporal. Entrei em  contato  com  vários  pre-feitos por  telefone  e  informei que estamos prontos para aju-dá-los  com  o  que  for  neces-sário.  Nossa  prioridade,  ago-ra, é o cuidado com as pessoas e  a  salvaguarda  das  vidas  de quem  vive  e  trabalha  nesse chão”,  declarou  a  governa-dora Raquel Lyra, que esteve em  Brasília  ontem  para  uma agenda institucional.“Todos os alertas relativos a essa precipitação foram da-dos desde a segunda-feira. 

As chuvas  começaram  na  terça-feira, tivemos episódios de al-guns  deslizamentos  mas,  até então, sem vítimas. As nossas equipes estão trabalhando pa-ra  que  permaneça  dessa  forma, e o Corpo de Bombeiros também  está  com  suas  equi-pes nas ruas”, afirmou a vice-governadora  Priscila  Krause, que  esteve  na  Apac,  ontem, representando  a  governadora Raquel Lyra.A  Defesa  Civil  do  Estado permanece   monitorando   as regiões  que  estão  com  maio-res  índices  de  precipitações.

“É  importante  que  a  população  mantenha  contato  com  a Defesa  Civil  do  seu  municí-pio  para  buscar  orientações  e que nesses períodos de chuvas intensas  desenvolva  medidas de autoproteção, não ultrapas-sando  determinadas  localida-des, nem a pé, nem com veí-culos”, enfatizou o gerente de Gestão  de  Riscos  da  Defesa Civil do Estado, tenente-coro-nel BM George Vitoriano.Devido  às  fortes  chuvas que atingem diversos municí-pios  de  Pernambuco,  o  expe-diente  nas  repartições  públi-cas  estaduais  dessas  cidades foi  encerrado  às  14h.

As  aulas  das  escolas  da rede  estadual  também  foram suspensas  no  turno  da  tarde, mas os serviços essenciais fo-ram mantidos. Em caso de emergência, a gestão estadual orienta que a população entre em contato com a Defesa Ci-vil (199) e Corpo de Bombei-ros (193).

Foto Arquivo

Por Diário de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending