5. Olinda – Pernambuco
Considerada cidade-irmã da capital pernambucana (Recife), a cidade de Olinda funcionou como sede da Capitania e também do Estado de Pernambuco até 1827. Além da beleza das praias do Nordeste, Olinda abriga diversos casarões históricos, como o Convento São Francisco, que foi construído em 1585 e é o convento franciscano mais antigo do Brasil.
6. São Luís
A capital maranhense revela características ausentes na maioria das demais capitais brasileiras, assimilando a cultura francesa, holandesa e portuguesa. As construções da cidade, algumas do século XVI, contam parte da história da ocupação europeia no Brasil. São Luís conta ainda com diversas praias como pontos turísticos e fica a 250 km dos famosos lençóis maranhenses.
7. São Cristóvão – Sergipe
Localizada na Região Metropolitana de Aracaju, a cidade de São Cristóvão foi capital sergipana até 1855. A influência espanhola marca os traços do conjunto arquitetônico colonial preservado na cidade. Entre os pontos históricos, está a Praça de São Francisco, tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
8. São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul
Em suas missões para catequizar os índios, os Padres Jesuítas criaram a Redução de São Miguel Arcanjo, onde hoje existe um grande sítio arqueológico. O acervo histórico de São Miguel das Missões, no interior gaúcho, reúne as ruínas de uma igreja e imagens sacras feitas pelos Índios Guarani.
9. São Paulo
A maior cidade do Brasil, São Paulo, conta hoje com mais de 11 milhões de habitantes. O grande desenvolvimento urbano da cidade levou embora parte de seu acervo histórico, mas é impossível pensar a história do país sem passar pela capital paulista. O Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Estação da Luz ajudam a contar parte das memórias do país.
10. Brasília
Uma das cidades mais jovens do país, a capital federal foi projetada na década de 1950 e reúne um grande e moderno projeto arquitetônico elaborado por Oscar Niemeyer. Em toda a cidade é possível ver prédios e estruturas com curvas bem peculiares.
Entre as atrações turísticas da cidade, está a Praça dos Três Poderes, que revela, em uma visita guiada, as principais características da república. A Catedral de Brasília, a Ponte JK, o Parque da Cidade e o Estádio Nacional guardam outras belezas do Planalto Central.