Conecte-se Conosco

Sem categoria

Diretor de ‘Moonlight’ lança 3º filme seguido sobre questões raciais

Publicado

em

If Beale Street Could Talk’ é uma adaptação do romance homônimo de Baldwin sobre um casal que enfrenta o racismo no Harlem (NY), no início dos anos 1970

Beale Street é o nome da rua de Nova Orleans em que nasceu o jazz e em que nasceu o pai do escritor James Baldwin, a voz literária do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Na obra do autor, a via ganha status de epítome da identidade afro-americana.

“Há uma Beale Street em cada cidade da América”, disse o cineasta Barry Jenkins, vencedor do Oscar por “Moonlight”, antes de apresentar seu novo longa em Toronto, aplaudidíssimo por uma plateia em grande parte negra que lotou o teatro Princess of Wales.

“If Beale Street Could Talk” (se a rua Beale pudesse falar) é uma adaptação do romance homônimo de Baldwin sobre um casal que enfrenta o racismo na região do Harlem, em Nova York, no início dos anos 1970.

O novo filme completa com “Moonlight” e “Remédio para a Melancolia” uma espécie de tríptico racial na obra de Jenkins, atento à sub-representação negra na tela.

À aridez da vida nos guetos de Miami do oscarizado filme anterior ele substitui pelos tons coloridos do início do romance entre a virginal Tish (Kiki Layne) e seu amigo de infância agora crescido Fonny (Stephan James), imersos nos códigos que regem a vida afro-americana daquele lugar e daquela época.

A edição não cronológica logo entrega que o amor do jovem casal vai enfrentar um péssimo agouro. “Espero que ninguém tenha de olhar para seu amado através de um vidro”, diz a narração de Tish. É que Fonny foi preso, acusado de estuprar uma mulher na rua, ao que tudo indica por influência de um policial racista.

E é por meio do vidro que separa os encarcerados de seus parentes que ela vai comunicar ao parceiro que está grávida. Pobre, negra, com o pai de seu filho na cadeia, ela precisa provar a inocência de Fonny em cenas que são intercaladas com as do passado, quando ambos ainda caminhavam juntos pelo Harlem.

Apesar de acompanhar uma empreitada nobre, como a de Tish, “If Beale Street Could Talk” não envereda pelo território manjado do filme de redenção. Mais do que isso, é um retrato da permanência das injustiças e de como elas se impõem com uma força muito superior à dignidade das lutas individuais.

Por  Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Entretenimento

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: ‘Votem, porque eu não posso’

Publicado

em

A pesar de ter construído sua vida e carreira nos EUA, Rihanna, 36, não é cidadã do país. A artista, nascida em Barbados, no Caribe, não pode votar nas eleições para presidente, mas pediu a seus fãs que votem.

“Ponto de vista: eu tentando me infiltrar nas urnas com o passaporte do meu filho”, brincou ela nas redes sociais nesta segunda-feira (4). “Votem, porque eu não posso”, completou. A cantora é mãe de RZA, 2, e Riot Rose, de um ano, com o marido, Asap Rocky.

Ainda na publicação, Rihanna colocou uma mensagem cifrada, sem deixar claro qual candidato apoia para presidente. “Quando proteger covardes e demitir covardes pode acontecer em apenas um voto” (“pussies”, a palavra utilizada por ela, pode também significar vaginas).

Dentro de alguns dias, os EUA terão a apuração das urnas concluída e conhecerão seu novo presidente: Kamala Harris ou Donald Trump.

Foto Getty

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Sem categoria

Casinhas: Câmara municipal faz homenagem a personalidades

Publicado

em

Na noite deste sábado(26), a cidade de Casinhas este em festa. Durante uma sessão solene na Câmara Municipa, foram homenageados diversas pessoas e autoridades com o título de cidadão  casinhense.

– Reverendos Padres  e Ayrton Barbosa da Silva Lima
– Prefeita de Surubim-PE: Ana Célia Cabral de Farias
– Prefeita de Macambará-RS: Adriane Bortolaso Schram
– Prefeito de Alegrete-RS: Márcio Fonseca Amaral
– Prefeito de Quaraí-RS: Jefferson da Silva Pires
– João Negromonte da Silva
– Aurivalter Cordeiro Pereira da Silva ( (Ex-presidente da CODEVASF)
– Senadora: Teresa Leitão- Senadora: Teresa Leitão
– Deputado Estadual: Frascimar Pontes

Durante a solenidade, ocorreram homenagens a ex-presidentes da casa legislativa, incluindo:
– Valdemiro Severino Jerônimo
– Antonio Araújo Barbosa
– Maria Pires da Silva
– José Martins da Silva
– Átila Barbosa

Um momento bastante inusitado ocorreu quando o presidente da Câmara de Casinhas, durante sua fala, se ajoelhou e pediu sua noiva Claudiane de Oliveira Silva em casamento, surpreendendo a todos e tornando a cerimônia ainda mais memorável.

A sessão solene também contou com a presença de parlamentares das cidades de Ferreiros, Gravatá e Custódia, destacando-se o advogado e vereador por Custódia, Cristiano Dantas, que contribuiu para o prestígio do evento.

Essa homenagem reforça a importância de reconhecer o trabalho e a dedicação de pessoas que se destacam, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento local.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Sem categoria

Programa Ponto a Ponto (12Set24)

Publicado

em

Acompanhe o Programa Ponto a Ponto com o Jornalista Silva Lima, desta Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Trending

Fale conosco!!