Sem categoria
Documentário ‘Junho’, retrata as manifestações populares de 2013
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2018/08/naom_5b8854a2dcb14.jpg)
O filme é o primeiro longa-metragem produzido pela Folha de S.Paulo
“Junho – O Mês que Abalou o Brasil” é um documentário que não acabou. E a cada grande acontecimento nacional ele se torna outra coisa.
“Foi assim com a Copa, as eleições de 2014, o impeachment, ou melhor, o golpe, e agora às vésperas de uma eleição em que Bolsonaro é protagonista”, afirma João Wainer, diretor do longa.”Tudo o que ocorre hoje muda o significado do filme, pois se a origem não está ali, ao menos explodiu ali”, completou Wainer em debate que seguiu à sessão do longa na última quarta-feira (29), na Cinemateca Brasileira.
O evento marcou o encerramento do terceiro módulo do Ciclo de Cinema e Psicanálise, cujo tema foi o mal-estar na civilização e o poder.
Primeiro longa-metragem produzido pela Folha de S.Paulo, “Junho” reúne imagens captadas nas ruas e depoimentos de ativistas, jornalistas e intelectuais para retratar as manifestações populares de 2013. O documentário percorre o período que vai dos primeiros dias de protestos contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo até o momento em que a revolta ganha proporções nacionais.
Um dos grandes méritos do filme, na opinião da psicanalista Leda Hermmann, que também participou do debate, é o fato de não apresentar uma conclusão fechada a respeito do que foi aquele fenômeno.
“Assim como a psicanálise, o filme assume a função de retirar véus que cobrem a realidade, pois permite que o espectador pense e chegue, ou não, às suas próprias conclusões”.
Wainer confirmou que o intuito do documentário era justamente oferecer uma sequência descritiva dos acontecimentos. “Até porque não havia, e até hoje não há, uma interpretação consensual a respeito do que foi e do que significou tudo aquilo.”
O cinema, para o diretor, deve transmitir uma sensação que toque o espectador de alguma maneira. E não uma conclusão pronta. “Não gosto de documentários unilaterais. Assisti alguns sobre veganismo com a intenção de deixar de comer carne. Mas de tanto falarem que carne é uma merda, fiquei com raiva.”
REDES SOCIAIS, VIOLÊNCIA E PESSIMISMO
Leda aproveitou a discussão feita no filme sobre a importância das redes sociais para as manifestações para refletir a respeito desse novo modo de comunicação.
Ela lembrou que o incremento da velocidade da informação trazido pela internet, segundo o psicanalista Fábio Herrmann, teria afastado o homem da experiência concreta desse mundo. “Na medida em que o mundo chega por informações, como o ovo na caixinha, ele se distancia do seu homem”, disse.
O advento das redes sociais teriam, então, outras implicações. Para além da velocidade, a comunicação agora se daria de forma direta e imediata, sem qualquer intermediação. O ponto de reflexão entre o sujeito e o objeto, outrora desempenhado pela imprensa, teria desaparecido.
E as redes sociais tiveram, para Leda, papel crucial na ampliação e na repercussão das manifestações.
Com convocatórias desprovidas de mediação e com retornos imediatos, ampliou-se “a capacidade do movimento atingir o poder político instituído, que teve de recuar”.Outro tema abordado pelo documentário é o papel da violência como causa e consequência das mobilizações. Em resposta a pergunta da plateia, Wainer argumentou que “tudo o que aconteceu em junho foi resultado da violência”.
O encadeamento de acontecimentos sugerido pelo diretor começa com a ação black bloc do dia 11 e passa pela reação violenta dos veículos de comunicação que criminalizaram os protestos e atiçaram a polícia, “que então desceu a porrada nos manifestantes no dia 13”. A partir disso, a mobilização ganhou outra dimensão.
Wainer ponderou, contudo, que a realidade brasileira é muito mais violenta do que foi junho. E embora as balas na periferia não sejam de borracha e a atual situação do país seja pior do que a observada naquele momento, “as pessoas deixaram de se mobilizar, deixaram de ir para as ruas”. O êxtase registrado nas palavras de ativistas e intelectuais com a potência revelada no início daquelas mobilizações, aliás, deixou lugar a uma certa melancolia.
Questionado sobre o que aconteceu com aquele otimismo, Wainer disse que ele começou a morrer no mesmo mês de junho.
“Depois da revogação do aumento, as manifestações se tornaram muito difusas. Havia de tudo na rua, neonazistas, fascistas… Quando a direita se apropriou da pauta, muita gente ficou com medo.”
Responsável por mediar o debate, a psicanalista Luciana Saddi afirmou que o filme expressa todas as tensões presentes naqueles instantes. “Ficamos angustiados porque o Brasil mudou e não mudou, ficamos preocupados e, como no filme, não há solução à vista.”
Por Folhapress.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.
Destaque
Irregularidades no pagamento do Garantia Safra em Verdejante geram questionamentos na Câmara Municipal
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/edilanio2.jpg)
Vereadores de Verdejante estão investigando irregularidades nos pagamentos do programa Garantia Safra, após descobrirem nomes de pessoas que não residem mais no município há anos, mas que continuam sendo beneficiadas.
O presidente da Câmara Municipal, Edilânio Carvalho, junto ao primeiro secretário, Zé Carlos, e ao segundo secretário, Dorival Gondim, além dos vereadores Felipe do Angico Torto e Heitor Urias, se reuniram com o secretário de Agricultura, Romulo Bringel, e o coordenador do Garantia Safra da cidade para esclarecer a situação.
A demanda surgiu da própria população, que notou a presença de nomes de pessoas desatualizadas no cadastro do programa, entre elas familiares do coordenador do Seguro Safra. Os vereadores questionaram a situação e cobraram explicações. O Garantia Safra é destinado à agricultura familiar da zona rural e visa garantir uma compensação aos agricultores que enfrentam perdas na safra. No entanto, a suspeita é que pessoas que não fazem parte do quadro agrícola da cidade tenham sido indevidamente incluídas.
O secretário Romulo, durante a reunião, explicou que as fichas dos agricultores são preenchidas pelos presidentes das associações locais e entregues ao coordenador do programa. Segundo ele, a responsabilidade de lançar os dados no sistema é dos sindicatos e do IPA (Instituto de Proteção à Agricultura), órgãos competentes para o processo.
No entanto, o coordenador do Seguro Safra é também presidente de uma das associações e, conforme alegado, tem acesso aos dados de sua própria família, incluindo a filha e a nora, que já não residem mais em Verdejante. Essa conexão levantou ainda mais suspeitas sobre a veracidade dos beneficiários cadastrados.
Os vereadores, insatisfeitos com a resposta do secretário, exigem uma ação mais rigorosa para esclarecer as falhas e corrigir os erros no sistema, a fim de garantir que apenas os agricultores locais, que de fato necessitam do benefício, sejam contemplados. O caso continua sendo investigado.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Sem categoria
Ator de doramas chinês é resgatado após ser vítima de tráfico humano
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/01/naom_678accc43a85e.png)
Wang Xing, 22, ator chinês famoso por sua atuação em doramas como “Fox Spirit Matchmaker: Red-Moon Pact”, foi encontrado em Mianmar após desaparecer na Tailândia. O ator havia viajado para um suposto teste de elenco. O caso envolveu tráfico humano.
De acordo com a polícia, Wang Xing desapareceu na província tailandesa de Tak, próxima à fronteira com Myawaddy, uma área com intensa atividade criminosa e conhecida pelo tráfico de pessoas. Xing recebeu uma oferta de trabalho e ao chegar ao destino, descobriu que se tratava de um golpe.
Wang foi levado pelos criminosos à fronteira e forçado a participar de um esquema de fraude contra outros cidadãos chineses. “Informações telefônicas mostraram que ele foi convidado para um casting no país vizinho (Mianmar), mas depois que cruzou a fronteira, ele foi ordenado a fazer um trabalho diferente. Ele só quer ir para casa. Não fez nenhum pedido especial e disse que não tem preocupações sobre a Tailândia e que repetiria sua visita”, disse a polícia local.
Nesta sexta-feira (17/1), o Ministério da Segurança do Estado da China informou, que, uma operação conjunta das polícias chinesa e tailandesa resultou na prisão de 12 suspeitos ligados aos crimes. Além disso, o governo chinês reafirmou seu compromisso de intensificar as ações contra os esquemas criminosos internacionais envolvendo redes de telecomunicações.
A namorada da vítima, Jia, ajudou a mobilizar as investigações por meio de suas redes sociais. De acordo com relatos da mídia local, Wang Xing foi contatado por um chinês que se passou por representante de uma produtora tailandesa. O homem utilizou um aplicativo de mensagens para fazer a oferta de trabalho.
Após desembarcar na Tailândia, em 3 de janeiro, Wang foi levado para Mae Sot, na província de Tak. O ator foi mantido em cativeiro por três dias.
Ele teve o cabelo raspado, mas não sofreu agressões ou abusos, segundo a Polícia Real Tailandesa. A investigação preliminar divulgou que ele foi vítima de tráfico humano.
Foto reprodução
Por Notícias ao Minuto
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2019/05/apps_blog1.png)
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Notícias do Sertão
Centro Universitário FIS emite nota sobre o curso de Medicina em ST
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/01/unifis.png)
O Centro Universitário FIS emitiu uma nota sobre inquérito do Ministério Público Federal (MPF) sobre o curso de Medicina em Serra Talhada. A investigação foi aberta pelo procurador Luciano Rolim, em 8 de janeiro de 2025.
O objeto do inquérito é apurar a “possível manobra encetada pela Prefeitura de Serra Talhada, em parceria com o Centro Universitário FIS, com objetivo de ofertar um curso privado de Medicina sem a necessária aprovação do MEC e realização de processo licitatório para escolha daquela instituição de ensino privada”.
NOTA CENTRO UNIVERSITÁRIO FIS
Serra Talhada, 17 de janeiro de 2025.
O Centro Universitário FIS – UNIFIS vem a público esclarecer informações relacionadas à recente matéria sobre o Curso de Medicina promovido pela AESET.
É importante destacar que a UNIFIS não possui qualquer envolvimento gerencial ou acadêmico com o Curso de Medicina mencionado, uma vez que a AESET é a única entidade responsável por sua gestão e operação, assumindo integralmente todas as obrigações e responsabilidades relacionadas ao curso em comento.
A UNIFIS participou de um procedimento licitatório de maneira isonômica e transparente, a saber: Chamamento Público nº 002/2024 – Prospecção de Mercado Imobiliário, cujo resultado foi a locação de nossos laboratórios para a AESET, com o objetivo exclusivo de apoiar suas atividades educacionais.
No que tange às instituições envolvidas no processo, reconhecemos o compromisso da Prefeitura Municipal de Serra Talhada (PMST) e da Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET) em conduzir suas ações com seriedade e dentro da legalidade, fatores que contribuem para a confiança e credibilidade do processo realizado.
Assim, assegura-se à sociedade e aos nossos alunos que este vínculo se limita estritamente a um contrato de locação. Nosso compromisso é com a manutenção de um ambiente seguro e propício ao aprendizado, garantindo que todas as nossas instalações continuem a oferecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento acadêmico de qualidade.
A UNIFIS é uma instituição séria, que sempre pauta suas ações dentro da legalidade, prezando pela ética e pela transparência. Estamos sempre atentos às normas e regulamentos vigentes, buscando constantemente aprimorar nossos processos e fortalecer nossa reputação como um centro de excelência na educação superior.
Reiteramos nossa disposição em fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais e permanecemos abertos ao diálogo com a comunidade acadêmica e com o público em geral. Nosso objetivo é continuar sendo uma referência em educação, com um compromisso inabalável com a verdade e a responsabilidade.
Fonte: Farol de Notícias.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2019/05/apps_blog1.png)
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos