Conecte-se Conosco

Brasil

Dois jovens entram armados e dispara contra colegas em escola no Paraná

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Dois adolescentes entraram no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, no oeste do Paraná, e atacaram colegas de classe, no início da manhã desta sexta-feira. Dois alunos foram atingidos por disparos, um deles gravemente. Os envolvidos no ataque são menores de idade e estudantes do ensino médio da unidade. Na hora da prisão, um estava armado com arma de fogo e outro portava uma faca. As aulas foram suspensas e devem ser retomadas na segunda-feira.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Medianeira (PR), que realizou o socorro das vítimas, um adolescente de 15 anos foi atingido na região lombar da coluna. Ainda de acordo com os Bombeiros, a bala ficou alojada e o jovem foi transferido para um hospital em Foz do Iguaçu (PR). O outro adolescente, de 18 anos, foi baleado de raspão na coxa, sem gravidade.

Os dois adolescentes envolvidos no ataque estavam escondidos. Um deles estava com uma arma calibre 22 e, o outro, com uma faca.

— Quando os policiais chegaram, os dois estavam escondidos dentro de uma sala fechada no segundo andar da escola. Eles ouviram que eram a Polícia Miltiar e atiraram. Só pararam depois que os policiais revidaram, mas ninguém ficou ferido — relatou o tenente.

André Gois também detalha a dinâmica do crime. Segundo ele, os dois jovens chegaram na escola no início das aulas e foram direto para uma primeira sala de aula. No local, segundo o tenente, eles não encontraram os seus principais alvos, colegas que teriam praticado bullying contra eles.

— Os dois seguiram para uma sengunda sala. Um deles chegou a apontar a arma e mandar que os estudantes saíssem. Alguns, no entanto, chegaram a pensar que fosse uma brincadeira. Eles saíram e, pelo lado de fora da escola. Pela janela, fizeram o primeiro disparo. Os alunos correram e um deles foi atingido nas costas. Na correria, o outro foi baleado de raspão — detalheu o policial.

ADOLESCENTES FIZERAM BOMBAS CASEIRAS

Além de balear os colegas, os dois adolescentes explodiram bombas artesanais. Os explosivos eram feitos de bombinhas amarradas em vidros de álcool e desodorante, de acordo com o militar.

— Após a prisão, fomos até as residências dos adolescentes e apreendemos mais bombas, arma de pressão e arma de fogo. Junto ao material, os policiais encontraram recortes com jornais com reportagens sobre casos de invasões de alunos armados em escolas dos Estados Unidos — acrescentou o subcomandante.

NAS REDES SOCIAIS, RELATOS DE PÂNICO

No Twitter, estudantes da escola relataram momentos de pânico durante o tiroteio. Segundo as postagens, o atirador seria vítima de bullying e teria feito um vídeo em que citava nomes de agressores antes do ataque. Uma menina postou vários tweets relatando o pânico durante o tiroteio e o trauma que ficou após ter presenciado cenas de terror. A estudante contou que os agressores passaram ao lado da sala em que ela estava tendo aula e que viu bombas sendo lançadas.

Em nota, a Secretaria da Educação do Paraná informou que os agressores foram apreendidos pela Polícia Militar do estado e está sob custódia.

De acordo com dados do Censo Escolar 2017, a escola atende estudantes do 6° ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. A unidade tem cerca de 1109 alunos matriculados, além de 125 funcionários. A cidade, que fica há 570 km Curitiba, tem cerca de 44 mil habitantes.

NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PR:

A Secretaria da Educação informa que um estudante de um colégio da rede estadual em Medianeira disparou uma arma de fogo contra um colega de classe, tendo ferido este nas costas. Em seguida o aluno disparou a esmo pelo estabelecimento, tendo ferido outro aluno, de raspão, no joelho. Os envolvidos são menores de idade e estão matriculados no ensino médio.

O agressor foi apreendido pela Polícia Militar e está sob custódia. Os alunos feridos foram atendidos em um hospital da cidade, sendo que o estudante ferido com mais gravidade está internado.

O Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu está no colégio, prestando todo o apoio necessário à comunidade escolar. As aulas foram dispensadas e devem ser retomadas na segunda-feira (01/10).

O colégio já realiza um trabalho constante de prevenção e enfrentamento à violência e reforçará suas atividades nesta questão.

A Secretaria da Educação do Paraná desenvolve ações na rede estadual que visam à prevenção e ao enfrentamento a todas as formas de violências no âmbito escolar, por meio de práticas pedagógicas e subsidiando os profissionais da educação ofertando cursos de formação continuada. (Do Extra)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Brasil

Casos de Covid e rinovírus causam aumento de internações no país

Publicado

em

O boletim InfoGripe da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (22) apontou que, nas últimas semanas, houve um aumento das hospitalizações por Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em estados como Goiás, Paraíba, Bahia, São Paulo e Sergipe –nos últimos três, concentrados especialmente em crianças e adolescentes e relacionados ao aumento de rinovírus.

De acordo com o documento, em Goiás, a Srag aumentou em todas as faixas etárias a partir dos 15 anos e na população idosa, as ocorrências estão associadas ao aumento dos casos de Covid. Já em SP, as notificações da síndrome por coronavírus nos mais velhos ultrapassa influenza A.

Os dados utilizados na análise foram obtidos pelo Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe e são referentes ao período de 11 a 17 de agosto.

A longo prazo, ou seja, últimas seis semanas, os casos apresentaram oscilações e indícios de aumento a curto prazo (três últimas semanas), de acordo com o levantamento.

Na maior parte do país, as ocorrências de Srag por vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza A mantêm tendência de queda. A prevalência de casos positivos nas últimas quatro semanas epidemiológicas foi de 22,6% por VSR, 19,4% por Covid-19, 16,3% por influenza A e 1,8% por influenza B.

De acordo com a Fiocruz, neste ano, 115.152 casos de Srag foram notificados no Brasil, sendo 48,6% positivos para algum vírus respiratório. Dentre esses, 43,1% são de VSR, 19,1% de influenza A, 7,7% de Covid-19 e 5% de influenza B.

Em todo o país, no entanto, a tendência é de queda ou estabilização dos casos de Srag em todas as faixas etárias, de acordo com a Fiocruz, com exceção de crianças e adolescentes de até 14 anos. Segundo o levantamento, o crescimento para essa parcela pode estar relacionado ao rinovírus –que apresenta tendência de aumento em alguns estados.

Já os vírus influenza A e VSR apresentam diminuição dos números em parte do território brasileiro.

Nas últimas oito semanas epidemiológicas, segundo o levantamento, a incidência e mortalidade semanal média de Srag em crianças de até dois anos são causadas, principalmente, por VSR e rinovírus. Mas entre aqueles com mais de 65 anos, os vírus com mais incidência em mortalidade são influenza A e Covid-19.

A incidência de casos de Srag por Covid-19, segundo a Fiocruz, tem apresentado maior impacto nas crianças menores, enquanto a mortalidade é mais elevada entre os mais velhos.

Entre as crianças, no entanto, os impactos tanto em hospitalizações quanto em óbitos são inferiores aos observados atualmente para os vírus VSR e rinovírus. Já para os idosos, a incidência e a mortalidade de Srag por Covid-19 se aproxima dos mesmos índices por influenza A.

Foto Shutterstock

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Acre e Rondônia ficam sem energia elétrica

Publicado

em

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou, na tarde desta quinta-feira (22), que houve interrupção no fornecimento de energia elétrica nos estados do Acre e de Rondônia. A ocorrência foi registrada às 16h47.

“Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN [Sistema Interligado Nacional]”, informou o órgão.

A recomposição da carga começou por volta das 17h10 e segue em andamento, devendo durar algumas horas. As causas do problema ainda não foram apontadas.

A Energisa, distribuidora de energia no Acre e em Rondônia, informou que a queda de energia afetou todo o estado do Acre, em razão de um evento externo no Sistema Interligado Nacional.

Sala de situação

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o chefe da pasta, Alexandre Silveira, determinou a abertura imediata de sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do ministério, “para garantir celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência”. As condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis, enfatizou o MME.

Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de agosto, o ONS recomendou o acionamento de termelétricas a gás natural e a redução do uso de usinas hidrelétricas da Região Norte, para preservar os rios e os recursos hídricos, em decorrência da seca.

Fonte:Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Mega-Sena não ganhador; prêmio acumula e vai chegar R$ 33 milhões

Publicado

em

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.765 da Mega-Sena, sorteadas nessa quinta-feira (22) em São Paulo. O prêmio para o próximo concurso, no sábado (24), será de R$ 33 milhões.

Foram sorteadas as dezenas 08 – 12 – 34- 39 – 43 – 47

A quina teve 66 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 35.663,33. Os 3.707 ganhadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 907,07.

Por JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!