Destaque
Donald Trump suspende ‘tolerância zero’ em imigração

Atualmente, cerca de 40 mil pessoas são detidas por mês, ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos
Os agentes de fronteira dos EUA deixarão, por ora, de recomendar a denúncia criminal de imigrantes acompanhados de menores que cruzem a fronteira ilegalmente -o que, na prática, interrompe a política de ‘tolerância zero’ anunciada pelo governo de Donald Trump.
A informação foi confirmada pelo chefe da Patrulha da Fronteira Americana (CBP, na sigla em inglês), Kevin McAleenan, nesta segunda-feira (25).
A Casa Branca informou que esta é uma solução “temporária”, que se deve à absoluta “falta de recursos” do Estado para processar e abrigar todos os imigrantes, segundo a secretária de imprensa, Sarah Sanders. “Nós estamos simplesmente sem recursos, sem espaço”, afirmou.
Atualmente, cerca de 40 mil pessoas são detidas por mês, ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira com o México.
O alto fluxo de estrangeiros, somado à política de ‘tolerância zero’ da administração Trump -que passou a processar criminalmente todos os adultos pela travessia ilegal-, causou caos nas cortes federais americanas e lotou os centros de detenção de imigrantes.
No mês de abril, quando passou a valer a nova estratégia, cerca de 8.000 pessoas foram processadas e encaminhadas a prisões federais.
Foi também essa estratégia que levou à separação de centenas de crianças de seus pais, que atravessavam a fronteira em família. Por lei, menores de 18 anos não podem permanecer em presídios federais, e ficavam sob a guarda de abrigos mantidos pelo governo.
Com a medida anunciada nesta segunda-feira, os imigrantes que atravessam a fronteira com menores voltarão a ter seus casos tratados em cortes de imigração, e não em ações criminais, como vinha ocorrendo.
Só serão denunciados estrangeiros que viajem sozinhos ou que cometam outros crimes, somados à travessia ilegal (como tráfico de drogas, de pessoas ou reentrada ilegal no país).
O anúncio não foi endossado pelo Departamento de Justiça, que estabeleceu a política de ‘tolerância zero’. O secretário de Justiça, Jeff Sessions, em pronunciamento nesta segunda, voltou a afirmar que todos os adultos que cruzarem a fronteira sem documentos serão denunciados.
Mas o governo estava próximo de atingir a capacidade máxima do sistema de detenção de imigrantes, e já havia solicitado até mesmo ao Pentágono a cessão de bases militares para abrigar as famílias -que o governo promete reunificar.
Nesta segunda, o secretário de Defesa, James Mattis, informou que duas bases militares no estado do Texas, um dos que fazem divisa com o México, foram escolhidas para abrigar imigrantes que atravessam a divisa ilegalmente.
Eles serão acolhidos em tendas temporárias, semelhantes às que foram usadas para receber crianças e adolescentes em abrigos improvisados em cidades próximas à fronteira sul do país.
Mattis comparou a medida ao trabalho das Forças Armadas durante crises humanitárias. “Isso é algo que podemos fazer”, declarou o secretário.
Para ele, prover esse tipo de abrigo a pessoas em risco, sejam “refugiados em barcos do Vietnã ou pessoas que deixaram suas casas devido a um furacão”, é um papel logístico apropriado para os militares.
Pelo menos 2.300 menores que atravessaram a fronteira com os pais foram separados desde abril. Cerca de 50 deles eram brasileiros, conforme mostrou a Folha na última quinta-feira (22).
A maioria, porém, vem de países da América Central , como Honduras, El Salvador e Guatemala, afetados pela violência de gangues que recrutam crianças à força.
Os locais das bases escolhidas não foram revelados. Mas, de acordo com a agência Associated Press, a escolha recaiu sobre as unidades de Fort Bliss, na cidade fronteiriça de El Paso, e Goodfellow, em San Angelo, oeste do Texas.
O Departamento de Defesa não confirmou oficialmente quantas pessoas serão acolhidas nesses locais. O pedido do governo é que o Pentágono contribua com 20 mil vagas -o que triplicaria a capacidade do sistema de abrigos para menores imigrantes.
Depois de ser alvo de duras críticas pela prática de afastar crianças de seus parentes, Trump determinou na semana passada que o expediente fosse suspenso. Até agora, 522 menores reencontraram suas famílias, segundo o Departamento de Segurança Interna. Cerca de 1.800 continuam longe dos pais.
Por Folhapress.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.
Destaque
Cristiano Dantas defende a educação no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, o vereador Cristiano Dantas destacou a importância da educação na luta por igualdade de direitos. “Uma sociedade evoluída começa com políticas públicas que garantam ensino de qualidade para todos”, afirmou. Dantas ressaltou que o papel dos legisladores é fundamental na criação de um futuro mais justo para as mulheres, com acesso igualitário à educação. “O que estamos fazendo hoje para garantir um amanhã mais justo?”, provocou, enfatizando a relevância de ações concretas para transformar a realidade das mulheres.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Acusado de estupros de crianças, pediatra diz que não vai ficar preso: “vou ficar só dois dias e saio”

O médico Fernando Cunha Lima, de 81 anos, afirmou que tinha certeza de que não continuaria preso. Ele foi preso na manhã desta sexta-feira (7), em Pernambuco. Quando chegou à Central de Polícia, em João Pessoa, o médico concedeu entrevista à imprensa.
“Agora, com a minha doença, eu não vou ficar preso”, afirma. O médico é questionado por um repórter se tinha certeza do que afirmava, e ele responde: “Tenho certeza. Eu vou ficar só dois dias e saio”.
O médico também afirmou que era inocente e disse que estava foragido porque não queria ser preso. Ele afirma que estava em Pernambuco porque a filha morava lá e que não se entregou antes porque os advogados não o orientaram a fazer isso. Ele também negou que abusou das vítimas.
Por Vila Bela FM


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Governo zera impostos sobre café, carnes, azeite e outros alimentos importados

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou na noite desta quinta-feira, dia 6, a zeragem na alíquota do imposto de importação sobre diversos alimentos para garantir uma redução no preço de determinados itens, como carne, café, açúcar e milho. O anúncio foi feito após reunião de Ministros com empresários do setor.
A medida deverá passar pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) antes de entrar em vigor.
Além de zerar as alíquotas, Alckmin disse que o Ministério da Agricultura vai acelerar a análise das questões fitossanitárias em relação a outros países que comercializam com o Brasil. O vice-presidente também anunciou outras medidas, como estímulo e prioridade para cesta básica no Plano Safra e fortalecimento dos estoques reguladores pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Veja abaixo como ficará a alíquota de imposto de importação sobre cada produto:
– Carne – alíquota passa de 10,8% para 0%
– Café – alíquota passa de 9% para 0%
– Açúcar – alíquota passa de 14% para 0%
– Milho – alíquota passa de 7,2% para 0%
– Óleo de girassol – alíquota passa de 9% para 0%
– Azeite – alíquota passa de 9% para 0%
– Óleo de palma – cota de importação era 65 mil toneladas e passa para 150 mil toneladas
– Sardinha – alíquota passa de 32% para 0%
– Biscoito – alíquota passa de 16,2% para 0%
– Massas alimentícias – alíquota passa de 14,4% para 0%
Por Diário de Pernambuco
Foto Joédson Alves/Agência Brasil


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos