Conecte-se Conosco

Destaque

Earl deixa ao menos 45 mortos no México

Publicado

em

Tormenta e deslizamentos danificaram igreja na cidade de San Miguel Xaltepec, no estado de Puebla (Foto: Henry Romero / Reuters)

Tormenta e deslizamentos danificaram igreja na cidade de San Miguel Xaltepec, no estado de Puebla (Foto: Henry Romero / Reuters)

Com pás e cães farejadores, equipes de soldados e socorristas procuravam nesta segunda-feira (8) mais vítimas dos deslizamentos de terra e dos desabamentos no México decorrentes da já dissipada tempestade tropical Earl. Ao menos 45 pessoas morreram e centenas ficaram desalojadas.

A zona mais afetada foi a serra norte do estado de Puebla (centro), onde o céu permanece com espessas nuvens cinzas e os deslizamentos ainda são visíveis nas estradas.

“Lamento informar que o número de falecidos aumentou para 32 nesta zona, ao menos 15 deles menores de idade”, disse o governador de Puebla, Rafael Moreno Valle, após visitar algumas comunidades onde várias casas ficaram soterradas pelos deslizamentos.

“Ainda há comunidades incomunicáveis, estamos tendo trabalho para chegar à região administrativa do município de Tlaola (…)”, acrescentou o governador, que afirmou não ter um número confirmado de desaparecidos.

Cerca de 500 famílias foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos, onde fizeram exames médicos para evitar surtos epidemiológicos, segundo autoridades locais.

“Na noite de sábado (6), se formou uma avalanche no centro de Xaltepec (…) e nossa casa foi levada inteira”, contou Claudio Cruz, um pedreiro de 32 anos que se refugiou com sua esposa em um abrigo no município de Huauchinango, a cerca de 200 km da Cidade do México.

Durante a tempestade “acabou a luz, e lá embaixo nos pediam ajuda, mas nós já não conseguíamos nos mover”, acrescentou o homem a quem não restaram mais pertences que a roupa do corpo.

Cerca de 600 policiais, soldados, bombeiros e socorristas rastreavam a zona, concentrando seus esforços em Huauchinango.

“Lá, neste fim de semana, aconteceu a maior precipitação de água de que se tem registro, 265,5 milímetros acumulados em 24 horas. Ou seja, quase a totalidade de precipitações de um mês inteiro em uma só noite”, disse o secretário-geral de governo de Puebla, Diódoro Carrasco.

As chuvas torrenciais também causaram deslizamentos em estradas, duas pontes sobre o rio Necaxa foram danificadas, e algumas comunidades sofreram cortes de energia, descreveu o governo de Puebla.

Segundo o presidente Enrique Peña Nieto, “foram tomadas ações para levantar os censos” sobre danos para ressarcir o patrimônio das famílias.

Depois de chegar a se converter em furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson, que vai até 5, o Earl perdeu força ao tocar a costa de Belize. Entrou no México pelo estado de Tabasco (sul) na noite de quinta (4), já como tormenta tropical, terminando no mesmo dia.

Outros 13 mortos em Veracruz

O fenômeno meteorológico também atingiu as montanhas de Coscomatepec, Tequila e Huayacocotla, no estado vizinho de Veracruz, onde mais de 11.000 pessoas foram afetadas e 2.262 casas danificadas.

“Temos 13 pessoas mortas em Veracruz”, disse a secretária de Proteção Civil do estado, Yolanda Gutiérrez, ao visitar o município de Tlalixcoyan, um dos mais afetados.

As últimas vítimas morreram quando suas casas foram soterradas pelos deslizamentos de terra, ou afogados ao serem arrastados pelos rios cheios, acrescentou Gutiérrez, que pediu ao governo federal que declare estado de emergência em 60 municípios.

Um grupo de geólogos fazem estudos para determinar se as pessoas que vivem nas zonas afetadas podem voltar para as suas casas ou se deverão ser realocadas.

Tempestade Javier

Nesta segunda, a tempestade tropical Javier, formada no Pacífico no domingo (7), continuava se aproximando do litoral do noroeste do México, situando-se cerca de 90 km ao sudeste do turístico Cabo San Lucas, no estado de Baja California Sur, segundo a Comissão Nacional de Água (Conagua).

As autoridades suspenderam as aulas no balneário, fecharam os portos para qualquer tipo de navegação e habilitaram 18 abrigos.

“Estamos prontos para abrigar cerca de 6.000 pessoas”, informou o diretor local de Proteção Civil, Marco Antonio Vázquez.

Às 15h no horário de Brasília, o fenômeno avançava em direção ao noroeste a 17km/h, com ventos máximos sustentados de 85 km/h e rajadas de até 100 km/h, causando tempestades intensas e torrenciais no oeste e no noroeste do México, segundo a Conagua.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NCH), o fenômeno vai enfraquecer nos próximos dias ao tocar terra, até alcançar a categoria de depressão tropical no meio da semana.

Em setembro de 2014, o balneário de Los Cabos, destino favorito de muitos turistas americanos, sofreu o impacto do furacão Odile, que deixou seis mortos e perdas materiais milionárias.

Em setembro de 2013, os quase simultâneos furacões Ingrid e Manuel deixaram 157 pessoas mortas no estado de Guerrero (sul), das quais cerca de 50 tinham ficado soterradas em um deslizamento de terra no povoado de La Pintada.

(Da France Presse)

Destaque

Publicado o resultado definitivo do concurso da Prefeitura de Salgueiro

Publicado

em

Responsável pela organização do concurso público da Prefeitura de Salgueiro, o Instituto Igeduc publicou o resultado definitivo do certame nessa quarta-feira, 3. Na página do concurso já estão disponíveis os resultados para o cargo de Professor e demais funções, com os nomes dos aprovados.

A próxima etapa do concurso é a homologação, prevista para esta quinta-feira, 4, antes do prazo que a Justiça determina para que os candidatos aprovados sejam convocados e empossados ainda em 2024. Caso o concurso seja homologado depois do dia 6 de julho (três meses antes da eleição), os candidatos só podem ser convocados em 2025.

Apesar de ser marcado por muitas polêmicas, como denúncias de irregularidades no dia da aplicação das provas e atrasos no cronograma, o concurso está seguindo e pode ser homologado ainda hoje, mesmo com risco de ser judicializado posteriormente.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Deputados decidem repor imposto sobre herança em previdência privada

Cobrança estava prevista, mas foi retirada a pedido de Lula no texto entregue em junho.

Publicado

em

O GT (Grupo de Trabalho) da Câmara responsável pela relatoria do projeto de lei sobre o funcionamento do Comitê Gestor do IBS (PLP 108/2024) deve entregar ao presidente da Câmara, Arthur Lira, uma versão de relatório prevendo a retomada do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), um tributo estadual, sobre planos de previdência privados repassados a herdeiros por doação do titular.

Em Sâo Paulo, o tributo é chamado de ITCMD, mas o seu nome pode variar em outros estados. Porém a sua aplicação é a mesma.

A Folha de S.Paulo apurou que, na versão que será discutida com Lira na manhã desta quarta-feira (3), os deputados incluíram um inciso definindo a cobrança do imposto sobre “aportes financeiros capitalizados sob a forma de planos previdência privada ou qualquer outra forma ou denominação de aplicação financeira ou investimento seja qual for o prazo e a modalidade de garantia”.

O texto é similar ao que havia sido incluído pelo Ministério da Fazenda na versão preliminar do projeto e que foi retirado do texto definitivo apresentado em junho, após decisão do presidente Lula.

Na ocasião, a incidência do ITCMD nos planos de previdência havia sido um pedido do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). Mas Lula decidiu recuar da cobrança, após a repercussão negativa do tema. O Palácio do Planalto avaliou que não precisava assumir o ônus impopular de um imposto que ficará com os governos estaduais.

O ITCMD já é cobrado por alguns estados na doação de planos PGBL (Plano Gerador de Beneficio Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

O Senado definiu, em 1992, uma alíquota progressiva de 8% como limite para a cobrança de ITCMD, ou seja, deixou a critério dos governadores a decisão sobre o percentual. O estado de São Paulo, por exemplo, cobra 4%. Mas a incidência sobre planos de previdência e seguro de vida aguardam validação do STF.

Havia demanda no âmbito do Comsefaz para a reforma tributária uniformizar a cobrança do ITCMD sobre os planos de previdência. Os governadores optaram por dividir o ônus político com o Congresso.

A decisão final, contudo, caberá ao presidente da Câmara. Lira pretende discutir o relatório do PLP 108 com líderes das bancadas partidárias na tarde desta quarta, antes de divulgar o texto nesta quinta-feira (4). Depois, o relatório será colocado em debate público por uma semana para corrigir eventuais pontos de tensão antes de votação em plenário na próxima semana.

Foto Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Pré-candidatos do Agir reafirmam apoio ao grupo de Luciano Duque

Publicado

em

Na noite dessa terça-feira (02), os pré-candidatos do Agir de Serra Talhada se reuniram com o deputado Luciano Duque para reafirmar o apoio ao seu grupo político e a pré-candidatura de Miguel Duque à prefeitura de Serra Talhada.

“Essa é mais uma tentativa da atual prefeita de prejudicar o nosso grupo, mas não vai conseguir. Estamos unidos, fortes e não temos medo de perseguição. Esse jogo baixo é típico de quem tem medo do debate político e de enfrentar as eleições”, ressaltou um integrante do grupo.

O Agir tem 18 pré-candidatos a vereadores e é presidido pelo advogado Dr. Renato Godoy.

Por Farol de Noticias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!