Conecte-se Conosco

Destaque

Em estreia, ‘Deus Salve o Rei’ tem visual rico e atuações teatrais

Publicado

em

Muito já se disse que a Globo estaria fazendo sua versão de “Game of Thrones”. A influência da série da HBO é nítida, mas também há muito da Disney

TONY GOES – As novelas que se passavam em outras épocas e países distantes eram a regra nos primórdios da TV brasileira. Até que, em 1968, a novela “Beto Rockfeller”, na extinta Tupi, trouxe o Brasil contemporâneo para a nossa teledramaturgia.

Mais de 20 anos depois, Cassiano Gabus Mendes -criador de “Beto”, que foi escrita por Bráulio Pedroso- deu um rumo inesperado à revolução que ele mesmo iniciara.

Então na Globo, o autor lançou “Que Rei Sou Eu?”, um retorno ao gênero capa-e-espada, na faixa das 19 horas. Cheio de referências à situação brasileira no final da década de 1980, o folhetim foi um triunfo de crítica e audiência.

Mesmo assim, foram precisos quase 30 anos para a emissora retornar ao filão com “Deus Salve o Rei”, que estreou nesta terça (9), no mesmo horário que sua ilustre antepassada.

Também repleta de príncipes e castelos, a trama desta vez se passa em uma Idade Média imaginária (“Que Rei Sou Eu?” remetia ao século 18).

Muito já se disse que a Globo estaria fazendo sua versão de “Game of Thrones”. A influência da série da HBO é nítida, mas também há muito da Disney.

Dizer que a produção é esmerada é pouco.

A Folha acompanhou o primeiro capítulo em uma sala de cinema em São Paulo (outras sessões aconteceram em algumas capitais brasileiras, ao mesmo tempo que a novela ia ao ar).

Mesmo com as imagens em alta definição projetadas na tela grande, é impossível dizer onde termina a cidade cenográfica e começa a computação gráfica. Os figurinos também impressionam, pela riqueza de detalhes.

As linhas gerais da trama foram traçadas com clareza. Dois fictícios reinos vizinhos, Montemor e Artena, entram em conflito. O primeiro tem ferro, o segundo tem água, mas será difícil chegar a um acordo bom para ambos.

As interpretações escapam do naturalismo habitual. Na boca de atores tarimbados, como Marco Nanini (que faz Augusto, o rei de Artena), o texto solene de Daniel Adjafre flui sem problemas.

Mas o elenco mais jovem ainda precisa de mais treino -com exceção de Johnny Massaro (Rodolfo, o príncipe boêmio de Montemor), que exala a segurança de um veterano.

Uma cena de luta entre nobres e salteadores teve pouco sangue se comparada às de séries como “Vikings” (Fox), o que é compreensível dado o horário. Mas evitou-se o tom de conto de fadas: não há toques de magia nem passarinhos falantes.

Ainda falta humor -Tatá Werneck não apareceu no primeiro episódio-, e é cedo para dizer se essa aposta caríssima vai funcionar.

Mas, pelo menos, “Deus Salve o Rei” -infinitamente mais bem-feita que “Belaventura” (Record), de proposta similar- é uma novidade muito bem-vinda.

DEUS SALVE O REI (bom)

DIREÇÃO: Fabrício Mamberti

ELENCO: Marina Ruy Barbosa, Rômulo Estrela, Bruna Marquezine, Johnny Massaro, Tatá Werneck, Marco Nanini, Caio Blat

QUANDO: segunda a sábado, por volta das 19h, na Rede Globo 

Por Folhapress. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

 

Siga-nos em nossas redes sociais no FacebookTwitter,  InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para a redação do Blog do Silva Lima por e-mail: blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Publicado o resultado definitivo do concurso da Prefeitura de Salgueiro

Publicado

em

Responsável pela organização do concurso público da Prefeitura de Salgueiro, o Instituto Igeduc publicou o resultado definitivo do certame nessa quarta-feira, 3. Na página do concurso já estão disponíveis os resultados para o cargo de Professor e demais funções, com os nomes dos aprovados.

A próxima etapa do concurso é a homologação, prevista para esta quinta-feira, 4, antes do prazo que a Justiça determina para que os candidatos aprovados sejam convocados e empossados ainda em 2024. Caso o concurso seja homologado depois do dia 6 de julho (três meses antes da eleição), os candidatos só podem ser convocados em 2025.

Apesar de ser marcado por muitas polêmicas, como denúncias de irregularidades no dia da aplicação das provas e atrasos no cronograma, o concurso está seguindo e pode ser homologado ainda hoje, mesmo com risco de ser judicializado posteriormente.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Deputados decidem repor imposto sobre herança em previdência privada

Cobrança estava prevista, mas foi retirada a pedido de Lula no texto entregue em junho.

Publicado

em

O GT (Grupo de Trabalho) da Câmara responsável pela relatoria do projeto de lei sobre o funcionamento do Comitê Gestor do IBS (PLP 108/2024) deve entregar ao presidente da Câmara, Arthur Lira, uma versão de relatório prevendo a retomada do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), um tributo estadual, sobre planos de previdência privados repassados a herdeiros por doação do titular.

Em Sâo Paulo, o tributo é chamado de ITCMD, mas o seu nome pode variar em outros estados. Porém a sua aplicação é a mesma.

A Folha de S.Paulo apurou que, na versão que será discutida com Lira na manhã desta quarta-feira (3), os deputados incluíram um inciso definindo a cobrança do imposto sobre “aportes financeiros capitalizados sob a forma de planos previdência privada ou qualquer outra forma ou denominação de aplicação financeira ou investimento seja qual for o prazo e a modalidade de garantia”.

O texto é similar ao que havia sido incluído pelo Ministério da Fazenda na versão preliminar do projeto e que foi retirado do texto definitivo apresentado em junho, após decisão do presidente Lula.

Na ocasião, a incidência do ITCMD nos planos de previdência havia sido um pedido do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). Mas Lula decidiu recuar da cobrança, após a repercussão negativa do tema. O Palácio do Planalto avaliou que não precisava assumir o ônus impopular de um imposto que ficará com os governos estaduais.

O ITCMD já é cobrado por alguns estados na doação de planos PGBL (Plano Gerador de Beneficio Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

O Senado definiu, em 1992, uma alíquota progressiva de 8% como limite para a cobrança de ITCMD, ou seja, deixou a critério dos governadores a decisão sobre o percentual. O estado de São Paulo, por exemplo, cobra 4%. Mas a incidência sobre planos de previdência e seguro de vida aguardam validação do STF.

Havia demanda no âmbito do Comsefaz para a reforma tributária uniformizar a cobrança do ITCMD sobre os planos de previdência. Os governadores optaram por dividir o ônus político com o Congresso.

A decisão final, contudo, caberá ao presidente da Câmara. Lira pretende discutir o relatório do PLP 108 com líderes das bancadas partidárias na tarde desta quarta, antes de divulgar o texto nesta quinta-feira (4). Depois, o relatório será colocado em debate público por uma semana para corrigir eventuais pontos de tensão antes de votação em plenário na próxima semana.

Foto Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Pré-candidatos do Agir reafirmam apoio ao grupo de Luciano Duque

Publicado

em

Na noite dessa terça-feira (02), os pré-candidatos do Agir de Serra Talhada se reuniram com o deputado Luciano Duque para reafirmar o apoio ao seu grupo político e a pré-candidatura de Miguel Duque à prefeitura de Serra Talhada.

“Essa é mais uma tentativa da atual prefeita de prejudicar o nosso grupo, mas não vai conseguir. Estamos unidos, fortes e não temos medo de perseguição. Esse jogo baixo é típico de quem tem medo do debate político e de enfrentar as eleições”, ressaltou um integrante do grupo.

O Agir tem 18 pré-candidatos a vereadores e é presidido pelo advogado Dr. Renato Godoy.

Por Farol de Noticias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!