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Educação

Enem 2019: veja os assuntos que mais caem na prova

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O Enem não se assemelha à Fuvest, exame para entrar na USP, nem a outros vestibulares tradicionais. Ele privilegia a avaliação de habilidades específicas dos candidatos, relacionadas à análise, contextualização e interpretação de fenômenos e situações concretas. O formato das questões e os temas abordados na prova refletem essas características. O Enem 2019 recebe inscrições a partir das 10h de amanhã.

Daniel Perry, coordenador do Anglo Vestibulares, afirma que as questões do Enem “priorizam a interpretação de gráficos, imagens, tabelas e textos, sempre com um viés analítico”. “Não vai cair no Enem uma nota de rodapé. As questões sempre envolvem um entendimento mais abrangente, como contextualização dos assuntos e comparação entre conceitos.”

A prova de redação carrega a mesma proposta, diz Perry. O candidato deve desenvolver um texto com uma proposta de intervenção para resolver um problema específico, com base em materiais de apoio, como textos e imagens.

Por privilegiar a formação cultural dos candidatos, o Enem demanda estratégias específicas de preparação dos estudantes, além de planejamento e disciplina rigorosos para manter a rotina de estudos. Igualmente importante é desenvolver estratégias de controle do tempo.

Para Vinicius Haidar, coordenador do Curso Poliedro, quem pretende fazer o Enem deve se preocupar em acompanhar os principais temas da atualidade e ampliar sua visão de mundo.

Haidar afirma, no entanto, que o exame vem mudando. “Há alguns anos, o Enem se resolvia basicamente com interpretação de texto. Nós esperamos que a prova fique mais conteudista a cada ano. A necessidade de o aluno saber as matérias e os conteúdos vem ficando cada vez maior.”

A reportagem consultou levantamento do Anglo sobre os temas mais cobrados entre 2009 e 2017 e conversou com professores para avaliar os assuntos mais recorrentes de cada área.

Matemática: O levantamento do Anglo indica que razão e proporção é o assunto mais comum nas provas de matemática do Enem. Em perguntas destes temas, o candidato pode ter de demonstrar capacidade de comparar grandezas de tipos diferentes. Funções e geometria espacial são outros assuntos recorrentes. As provas de matemática do Enem, que têm 45 questões, costumam cobrar a análise de dados apresentados em tabelas e gráficos.

“As questões de matemática e ciências da natureza nunca têm um enunciado direto, como calcule isto. Sempre há uma contextualização ligando aquela competência a questões do cotidiano”, afirma Daniel Perry.

Linguagens e códigos : Compreender a língua portuguesa como fator de construção identitária, usar a língua estrangeira como instrumento de acesso a outras culturas e aplicar recursos das linguagens são avaliadas nas 45 questões dessa área, que podem ter longos enunciados e exigir boa capacidade de concentração dos candidatos.

Nas questões de língua portuguesa, interpretação textual é, de longe, o tema que mais aparece, seguido de literatura e funções da linguagem, de acordo com o levantamento do Anglo. O documento também apresenta os gêneros textuais mais comuns nas provas: textos jornalísticos estão em primeiro lugar. Em seguida, vêm textos literários em prosa e textos científicos.

Ciências humanas: A área de conhecimento que abrange geografia, história, sociologia e filosofia é marcada por abarcar temas relacionados a mais de uma disciplina. Em questões de geografia, o assunto predominante é geografia econômica. Questões ambientais e perguntas sobre geografia humana também têm grande presença nas provas, segundo o levantamento do Anglo.

Para Caroline Vancim, professora do Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP), isso indica a preocupação do Enem em relacionar assuntos diversos: “Questões de geografia econômica abarcam relações típicas da globalização, como as redes de comunicação e as relações entre países, enquanto perguntas sobre meio ambiente permitem relacionar diversas características do espaço geográfico com as atividades sociais”.

História do Brasil (1889 e 1945), história geral contemporânea (de 1914 até o presente) e Brasil Império são os assuntos mais recorrentes nas questões de história, de acordo com o levantamento do Anglo. Daniel Perry lembra, porém, que é muito comum que uma mesma questão trate de diversos períodos históricos. “Pode-se perguntar sobre a cidade antiga, medieval e industrial, ou sobre a percepção humana de tempo na Alta Idade Média, na Baixa Idade Média e na época industrial. Se o aluno estudar com foco em conteúdos específicos dos períodos históricos, ele não estará adequadamente preparado para a prova”, afirma.

Seguindo transformações sociais mais amplas e novas orientações da política educacional, o Enem tem ampliado abordagens culturalistas e aumentado o espaço dedicado a grupos historicamente marginalizados, como indígenas e povos africanos, afirma Perry. Esse processo aparece de forma mais pronunciada nas questões da área de ciências humanas.

Ciências da natureza: As questões dessa área abarcam química, física e biologia. O Enem busca avaliar competências como perceber os papéis das ciências naturais nos processos de desenvolvimento econômico e social, compreender interações entre organismos e ambiente e se apropriar de conhecimento dessas disciplinas para interpretar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Em questões de química, o levantamento do Anglo indica a preponderância de questões de físico-química. Química geral e química orgânica completam os temas mais cobrados. Mecânica, eletricidade e ondulatória são os assuntos mais presentes nas provas de física, de acordo com o levantamento do Anglo.

Os candidatos podem se deparar com perguntas sobre queda livre ou lançamentos verticais e horizontais que requerem familiaridade com o movimento uniformemente variado, por exemplo. Em biologia, os temas mais comuns são ecologia, genética e fisiologia animal. Mais uma vez, assuntos que permitem abordagens mais amplas sobressaem: “Não vai cair aquela biologia descritiva, que cobra as características dos cnidários, por exemplo, mas questões mais contextualizadas, como meio ambiente, doenças e temas relacionados”, diz Daniel Perry.

Calendário do exame: As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano começam hoje, a partir das 10h, e ficam abertas até as 23h59 do dia 17 (considerando o horário de Brasília).Neste ano, houve um aumento de 3,7% na taxa de inscrição, que passou de R$ 82 para R$ 85. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios, até o dia 23. O cronograma do Enem 2019 prevê a aplicação da prova em dois domingos consecutivos de novembro (nos dias 3 e 10). O calendário completo está disponível na página oficial:  https://enem.inep.gov.br/Eduardo Sombini Colaboração para o UOL, em São Paulo

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Educação

Salgueiro: O Campus do IFSertãoPE retoma edital de concessão de auxílios estudantis

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Já em plena atividade depois do fim da greve das universidades e institutos federais, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE anunciou nessa quarta-feira, 17, a retomada do cronograma do Edital n° 08/2024. O documento é referente à concessão de auxílios estudantis – alimentação, moradia e transportes.

A Coordenação de Políticas de Assistência Estudantil (CPAE) da unidade destaca que, caso o estudante seja aprovado no edital, precisa ter uma conta bancária em seu nome, portanto, quem ainda não possui, deve providenciar o mais breve possível.

Veja abaixo o cronograma do edital

Ontem foi divulgada a convocação para a Entrevista Social, que ocorre entre os dias 22 e 31 de julho. O resultado preliminar será publicado no dia 1° de agosto, com prazo para interposição de recursos entre os dias 2 e 5 de agosto. O resultado dos recursos sai no dia 7 e a Entrevista Social pós-recursos será realizada de 8 a 14 de agosto. O resultado final está previsto para o dia 16 de agosto.

           

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Educação

Ministério da Educação cria programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas

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O Ministério da Educação (MEC) instituiu, com a publicação da Portaria nº 653, o Ensino Médio Mais, programa que pretende garantir apoio técnico e financeiro para escolas estaduais que ofereçam pelo menos uma turma de ensino médio noturno presencial.

A ideia é fomentar a elaboração de propostas pedagógicas que colaborem para a permanência dos estudantes na escola no período noturno. Segundo o MEC, serão investidos R$ 16,2 milhões em 2024 – valores que serão repassados por faixa de matrícula, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Escolas com até 500 matrículas (faixa 1) receberão, cada uma, R$ 5.294,63. Já as com mais de 500 matrículas (faixa 2) receberão, cada unidade, R$ 7.941,55.

“Os recursos financeiros devem ser utilizados exclusivamente para despesas de custeio, como reuniões pedagógicas, encontros formativos, rodas de conversa com estudantes, visitas técnicas, grupos focais e eventos culturais com a comunidade escolar”, detalhou o ministério.

A expectativa é de que a iniciativa resulte no apoio a mais de três mil escolas, impactando em mais de 379 mil alunos do ensino médio noturno presencial. O apoio será voltado principalmente às unidades localizadas em áreas com menores Índices de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica.

Adesão

A adesão é voluntária e pode ser feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Para participar do programa, secretarias de educação e escolas elegíveis (equipe pedagógica e estudantes) devem elaborar propostas pedagógicas para melhorar seus índices de permanência e possibilitar trajetórias escolares exitosas para todos os alunos”, informou o MEC.

As propostas devem ser elaboradas levando em conta ações que assegurem o direito à aprendizagem dos estudantes; equidade no acesso e permanência com trajetórias escolares bem-sucedidas; estratégias de fortalecimento do regime de colaboração; e o aprimoramento da organização curricular e pedagógica, considerando os perfis, necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio noturno.

A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente com a meta de universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos.

O MEC acrescenta que, para execução da política, estão previstos dois webinários nacionais. “O primeiro terá foco nas secretarias de educação e escolas para a elaboração de propostas pedagógicas que contemplem as necessidades mapeadas por meio da escuta com os estudantes. Já o segundo será reservado para a apresentação, discussão e socialização das sugestões elaboradas pelas escolas. As propostas que demonstrarem, no decorrer do ano de 2025, melhorias quanto à permanência na escola e à trajetória exitosa dos estudantes do ensino médio noturno serão premiadas”.

Fonte:Agência Brasil

           

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Educação

Curso pré-vestibular da UPE abre inscrições para a edição 2024 com 200 vagas em Salgueiro

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Foram abertas nessa terça-feira, 16, as inscrições para a edição 2024 do curso pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe 2024. Com 200 vagas disponibilizadas no Polo Salgueiro, os cadastros seguem até que todas sejam preenchidas.

Podem se inscrever, de forma gratuita, estudantes matriculados ou egressos da Rede Pública de Ensino de Pernambuco. No caso de quem ainda está estudando, as vagas são destinadas aos alunos do 3° ano do Ensino Médio, 4° Ano do Curso Normal Médio ou último módulo da EJA Campo, EJA Médio e Travessia Médio.

A inscrição deve ser feita no site do Prevupe, mediante o preenchimento das informações requisitadas no Formulário de Cadastro e no Questionário Socioeconômico. O candidato também deve anexar uma foto 3×4 individual, nítida, colorida e com fundo branco. A classificação se dará por ordem de inscrição.

A divulgação da lista de classificados está prevista para a próxima sexta-feira, 19, e as aulas começam no sábado, a partir das 7h30. Até o dia 8 de agosto devem ser divulgados três remanejamentos, com matrículas nos dias seguintes.

Em Salgueiro o Polo do Prevupe funciona na Escola Professor Manuel Leite, localizada na Rua Agamenon Magalhães, 638, no Centro da cidade.

Por Alvinho Patriota

           

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