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Educação

Enem:Estudantes destacam o desafio de manter a disciplina com equilíbrio

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Preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige uma rotina intensa, principalmente para aqueles estudantes que querem a aprovação em cursos mais concorridos, que, segundo dados do primeiro semestre de 2022 do SiSU, são medicina, direito, ciência da computação e engenharias da computação e civil.

A professora Regina Sucupira, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), aponta que o mercado de trabalho é um fator preponderante na escolha de carreira pelos jovens: “Os vestibulandos estão mais atentos às áreas que mais demandam no mercado de trabalho. Tirando medicina, que segue como curso mais concorrido, a internet tem mais força no trabalho de hoje”.

Ana Alice de Oliveira está no terceiro ano do ensino médio no colégio Sigma, pretende cursar direito na UnB e admite que existem pressões envolvendo a preparação para os processos seletivos. “Eu brinco com meus pais que, nesta fase, a escola está sendo a minha segunda casa, mas entendo também que é um período de muita dedicação. Traz essa disciplina de estudo e fazer provas antigas nos deixa mais preparados e seguros”, afirma. Para lidar melhor com as pressões e a autocobrança, a estudante busca o equilíbrio da rotina de estudos com a vida social. “Tem que ter muito estudo, mas eu também valorizo tempo para amizades e momentos em família, até para criar uma rede de apoio. Neste momento tão estressante, isso é muito importante para que a gente tenha um resultado positivo na prova”, diz.

Hobby

Candidato ao curso de medicina, Matheus Borraz começou a pensar na carreira há alguns anos, quando uma consulta com um pediatra despertou seu interesse sobre a área. “Grande parte da minha família é de médicos, então eu fui aprendendo mais sobre como é a medicina e me apaixonei cada vez mais por cuidar de pessoas, tratar doenças”, argumenta. Ao mesmo tempo que se dedica aos estudos para o vestibular, o aluno do 3º ano do ensino médio do Sigma conta que encontrou na academia a maneira de relaxar: “sobra tempo apenas para eu fazer academia e malhar, que é o meu hobby”.

Pyeto Disegna também termina o ensino médio este ano e está se preparando para ingressar em engenharia da computação na UnB ou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Sempre tive interesse na área de tecnologia, tanto na parte física do computador, quanto na parte de software. Quando fiquei sabendo que a engenharia da computação juntava as duas partes, decidi que tentaria esse curso”, conta. Ele se concentra na preparação para o vestibular durante a semana, ficando todos os dias na escola após as aulas regulares. “Durante o período de estudo, eu faço as fichas de questões do Enem que o curso disponibiliza ou para as provas da escola, então, sobra tempo para fazer outras coisas no fim de semana”, explica.

Neste ano, as provas do Enem ocorrerão entre 5 e 12 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A psicóloga Regina Sucupira avalia que, neste momento, a preparação deve ter alcançado um ponto crucial do estudo, o de revisão. “Os estudantes devem se conscientizar da preparação desde o início do ano, nas vésperas, eles têm que revisar”, diz.

Enem se consagra como principal forma de entrada em universidades brasileiras

A primeira aplicação do Enem ocorreu em 1998, registrando 157.221 inscritos. Hoje, já são mais de 3,9 milhões de estudantes em busca de oportunidades. A avaliação é a principal forma para o ingresso em cursos de graduação no Brasil. As notas garantem vagas em universidades públicas, bolsas de estudos e financiamentos para estudantes em instituições privadas ou comunitárias, a depender da pontuação atingida.

Vemos, após 25 anos de aplicação, uma mudança social. Na primeira edição, por exemplo, apenas 9% dos estudantes eram de escolas públicas, enquanto neste ano são mais de 63%. No início, apenas duas instituições utilizavam a nota, o que em 1999 mudou, chegando a 93 universidades. A partir dos anos 2001, as inscrições passaram a ser computadas, rendendo 1,6 milhão de inscritos e garantindo acessibilidade.

Do total de inscritos deste ano, comparado com a edição anterior, o número aumentou 13,1%; em relação a 2021 o crescimento é ainda maior, de 14,2%. Agora, uma informação recente é o incentivo de grupos que não são do terceiro ano em realizar a prova, o que sugere uma maior esperança da população em conquistar vagas de programas federais, tais como: SiSU (universidades públicas), Prouni (privadas) e FIES (privadas e comunitárias) diante da mudança de governo.

Na primeira edição do exame, apenas 184 cidades brasileiras aplicaram a prova. Hoje, cerca de 1,7 mil municípios realizam o exame. Este é um dado muito importante, para garantir a oportunidade de acesso do inscrito, já que o exame é feito no município de residência da grande maioria dos estudantes. A esperança e o desejo do ingresso no ensino superior em alta após quedas sucessivas é, sem dúvida, uma inflexão positiva nos dados.

A versão digital do Enem ocorreu apenas entre os anos de 2020 e 2022, com o objetivo inicial de reduzir os custos, mas por conta da baixa demanda neste modelo, o exame digital ficou para o MEC, que cancelou essa dinâmica.

Com o orçamento federal proposto pelo novo governo, em 2024, a responsabilidade e o desafio de garantir a perenidade desta inflexão e de transformar a esperança de acesso em acesso garantido pertence à gestão atual. E não é papel exclusivo do MEC (Ministério da Educação), mas também do Ministério da Fazenda, do Tesouro Nacional, do FNDE e do Congresso, de uma forma geral.

Fonte: Correio Braziliense

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Educação

Programa Embarque Digital ganha novas vagas com parceria entre Prefeitura do Recife e Santander

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A Prefeitura do Recife, em colaboração com o Porto Digital e o Santander Universidades, a expansão do Programa Embarque Digital com a criação de 30 novas vagas destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino.

As inscrições para as novas vagas começam nesta quinta-feira (18) e vão até o dia 27 de julho, através da plataforma Santander Open Academy (https://www.santanderopenacademy.com). Este reforço no Programa Embarque Digital se soma às 2000 vagas já estabelecidas.

A parceria com o Santander Universidades envolve um investimento significativo de R$ 800 mil ao longo de dois anos e meio, cobrindo todas as despesas dos 30 novos alunos. O Banco Santander, por meio da Universia Brasil, que é uma instituição voltada para a promoção de oportunidades educacionais e profissionais, apoiará o curso que será oferecido por universidades parceiras e terá duração de dois anos e meio.

Os participantes terão acesso a uma trilha de desenvolvimento profissional, incluindo workshops e mentorias, proporcionados pela Universia. “A educação e a capacitação são essenciais para criar novas oportunidades no mercado de trabalho. Com essa iniciativa, o Santander visa incentivar a formação de novos talentos na área de tecnologia, um setor em franca expansão e com alta demanda por profissionais qualificados”, afirma Márcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições e Universidades do Santander no Brasil.

Para esta nova fase do programa, o investimento será de cerca de R$ 26 mil por aluno.  Para se candidatar, os interessados devem ser residentes de Recife, ter completado o ensino médio em escolas públicas brasileiras ou por meio do supletivo na rede pública, e ter realizado o ENEM ou SSA nas edições mais recentes. Metade das vagas são reservadas para candidatos negros ou pardos, e há prioridade para mulheres e estudantes que também tenham cursado o ensino fundamental na rede pública.

Os cursos disponíveis para essa nova oferta são Análise e Desenvolvimento de Sistemas (20 vagas) e Sistemas para Internet (10 vagas), com opções de estudo nas seguintes instituições: Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

“Com essa nova parceria, o Programa Embarque Digital reafirma seu papel como um dos principais caminhos para o ensino superior no país, oferecendo a jovens recifenses acesso a oportunidades no crescente mercado de tecnologia. Aumentando o número de vagas, a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, em colaboração com o Santander, ampliam as chances de sucesso para 30 novos estudantes, com um total de 2030 vagas disponíveis até 2024”, destaca Marcelo Dantas, Gerente Geral de Estratégias Educacionais da Secretaria de Educação do Recife.

Fonte: JC

           

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Educação

Salgueiro: O Campus do IFSertãoPE retoma edital de concessão de auxílios estudantis

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Já em plena atividade depois do fim da greve das universidades e institutos federais, o Campus Salgueiro do IFSertãoPE anunciou nessa quarta-feira, 17, a retomada do cronograma do Edital n° 08/2024. O documento é referente à concessão de auxílios estudantis – alimentação, moradia e transportes.

A Coordenação de Políticas de Assistência Estudantil (CPAE) da unidade destaca que, caso o estudante seja aprovado no edital, precisa ter uma conta bancária em seu nome, portanto, quem ainda não possui, deve providenciar o mais breve possível.

Veja abaixo o cronograma do edital

Ontem foi divulgada a convocação para a Entrevista Social, que ocorre entre os dias 22 e 31 de julho. O resultado preliminar será publicado no dia 1° de agosto, com prazo para interposição de recursos entre os dias 2 e 5 de agosto. O resultado dos recursos sai no dia 7 e a Entrevista Social pós-recursos será realizada de 8 a 14 de agosto. O resultado final está previsto para o dia 16 de agosto.

           

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Educação

Ministério da Educação cria programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas

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O Ministério da Educação (MEC) instituiu, com a publicação da Portaria nº 653, o Ensino Médio Mais, programa que pretende garantir apoio técnico e financeiro para escolas estaduais que ofereçam pelo menos uma turma de ensino médio noturno presencial.

A ideia é fomentar a elaboração de propostas pedagógicas que colaborem para a permanência dos estudantes na escola no período noturno. Segundo o MEC, serão investidos R$ 16,2 milhões em 2024 – valores que serão repassados por faixa de matrícula, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Escolas com até 500 matrículas (faixa 1) receberão, cada uma, R$ 5.294,63. Já as com mais de 500 matrículas (faixa 2) receberão, cada unidade, R$ 7.941,55.

“Os recursos financeiros devem ser utilizados exclusivamente para despesas de custeio, como reuniões pedagógicas, encontros formativos, rodas de conversa com estudantes, visitas técnicas, grupos focais e eventos culturais com a comunidade escolar”, detalhou o ministério.

A expectativa é de que a iniciativa resulte no apoio a mais de três mil escolas, impactando em mais de 379 mil alunos do ensino médio noturno presencial. O apoio será voltado principalmente às unidades localizadas em áreas com menores Índices de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica.

Adesão

A adesão é voluntária e pode ser feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Para participar do programa, secretarias de educação e escolas elegíveis (equipe pedagógica e estudantes) devem elaborar propostas pedagógicas para melhorar seus índices de permanência e possibilitar trajetórias escolares exitosas para todos os alunos”, informou o MEC.

As propostas devem ser elaboradas levando em conta ações que assegurem o direito à aprendizagem dos estudantes; equidade no acesso e permanência com trajetórias escolares bem-sucedidas; estratégias de fortalecimento do regime de colaboração; e o aprimoramento da organização curricular e pedagógica, considerando os perfis, necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio noturno.

A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente com a meta de universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos.

O MEC acrescenta que, para execução da política, estão previstos dois webinários nacionais. “O primeiro terá foco nas secretarias de educação e escolas para a elaboração de propostas pedagógicas que contemplem as necessidades mapeadas por meio da escuta com os estudantes. Já o segundo será reservado para a apresentação, discussão e socialização das sugestões elaboradas pelas escolas. As propostas que demonstrarem, no decorrer do ano de 2025, melhorias quanto à permanência na escola e à trajetória exitosa dos estudantes do ensino médio noturno serão premiadas”.

Fonte:Agência Brasil

           

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