Destaque
Entenda como se deu o impasse sobre a soltura de Lula
Veja abaixo o que aconteceu desde a sexta até a noite deste domingo (8), quando houve o desfecho do caso.
O vaivém de decisões sobre a libertação ou não do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou ainda na última sexta-feira (6), quando deputados do PT protocolaram um pedido de habeas corpus ao petista.
A celeuma só teve fim na noite de ontem (8), após mais de nove horas de impasse no Judiciário. O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, manteve a prisão do ex-presidente, colocando fim ao confronto de decisões dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto.
Em seu despacho, Thompson Flores afirmou que os argumentos usados no pedido de habeas corpus a favor de Lula são os mesmos já submetidos e analisados pela 8ª Turma do TRF, inclusive o fato de Lula ser pré-candidato à Presidência da República. Segundo ele, “rigorosamente, a notícia da pré-candidatura eleitoral (de Lula) é fato público/notório do qual já se tinha notícia” no julgamento da 8ª Turma. Por isso, considerou que deveria ser preservada a revogação da soltura do petista, feita pelo desembargador Gebran Neto.
Veja abaixo a cronologia dos acontecimentos:
SEXTA, 6
19h32 – Os deputados petistas Paulo Teixeira, Wadih Damous e Paulo Pimenta protocolam um pedido de libertação do ex-presidente Lula no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Outras solicitações foram feitas às 19h43 e às 19h59. Como nesse horário já havia começado o plantão da corte, os pedidos vão para o juiz plantonista Rogerio Favreto, e não para o relator da Lava Jato no tribunal.
DOMINGO, 8
9h05 – O juiz Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, determina em despacho a soltura do ex-presidente Lula. Entre os argumentos, estão a falta de fundamentação da ordem de prisão, de abril, não especifica os motivos para o petista ser preso. Também cita, como “fato novo”, a condição de pré-candidato à Presidência dele.
11h49 – Petistas protocolam petição reclamando da demora para o cumprimento da decisão de soltura e da ausência de delegado na sede da PF.
12h05 – Sergio Moro, que condenou Lula em primeira instância, escreve em despacho que Favreto é “autoridade absolutamente incompetente” para determinar a soltura de Lula. Se a polícia cumprir, diz o juiz paranaense, estará descumprindo ordem da turma do TRF-4 que ordenou a prisão.
12h44 – Favreto reitera, em despacho, a ordem de soltura afirmando que qualquer agente pode liberar o ex-presidente. Também afirma que o descumprimento acarreta em “responsabilização de descumprimento de ordem judicial”.
14h13 – Relator da Lava Jato no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, que votou pela condenação de Lula em janeiro e pela prisão assim que não houvesse mais recursos no caso do tríplex na corte, publica despacho determinando que a PF não solte o ex-presidente. “A decisão proferida em caráter de plantão poderia ser revista por mim, juiz natural para este processo, em qualquer momento”, escreveu.
16h12 – Favreto expede nova ordem, determinando a soltura de Lula no prazo de uma hora e contestando o documento de Gebran. Ele escreveu ainda que vai levar o caso de Moro ao Conselho Nacional de Justiça.
17h41 – A Polícia Federal diz entender que o prazo para a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinada pelo juiz federal Rogério Favreto, no plantão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), é até as 18h41 deste domingo (8).
19h – Petistas que estão em frente à sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula está preso, disseram que ficarão a postos e de plantão no local até o ex-presidente ser solto.
19h35 – O presidente do TRF-4 Carlos Thompson Flores decide manter Lula preso. Ele endossa o relator Gebran Neto, que suspendeu ordem de habeas corpus dado pelo plantonista Rogério Favreto ao ex-presidente.
19h55 – Mesmo após a decisão do presidente do TRF-4, manifestantes pró-Lula dizem que não sairão da frente da Polícia Federal, em Curitiba, até ver o ex-presidente solto. Com informações da Folhapress.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.
Destaque
25ª DESEC – Seccional de Cabrobó é premiada por segunda maior redução de homicídios no Estado de Pernambuco
A 25ª DESEC (Seccional de Cabrobó), representada pelos Delegados Dr. Danilo de Freitas e Dr. Marcelo Guimarães, foi premiada pelo Chefe de Polícia Civil de Pernambuco, com 02 (dois) certificados de destaque da DINTER 2.
O primeiro prêmio é decorrente da segunda maior redução de homicídios (MVI) no estado de Pernambuco. A segunda premiação foi referente à resolução de 100% dos homicídios tentados na região da Seccional, no ano de 2024.
O prêmio de destaque na atuação policial deixa evidente o compromisso das referidas autoridades e de toda a equipe policial no combate à criminalidade violenta.
Por Didi Galvão
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Destaque
Hospital Regional de Serra Talhada realiza primeira cirurgia com novo arco cirúrgico
Pela primeira vez o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, realizou uma cirurgia com o novo arco cirúrgico entregue à unidade pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Trata-se de uma operação de fratura de punho com fixação percutânea.
O diretor do Hospam, Leonardo Carvalho, disse que a cirurgia com o novo equipamento foi um marco para a unidade. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, tem investido significativamente na saúde pública, especialmente na saúde dos sertanejos, através da interiorização da saúde. Assim, conseguimos evitar mais transferências e proporcionar maior resolutividade dos casos no interior de Pernambuco”, comentou.
Essencial em diversas intervenções médicas, o arco cirúrgico oferece aos profissionais uma visão dinâmica e em tempo real das estruturas internas do paciente. A tecnologia aumenta a segurança durante os procedimentos, permitindo incisões mais precisas, já que os médicos podem visualizar imagens de alta definição enquanto operam. Assim podem fazer ajuste rápidos e correções, caso necessário.
O arco e outros equipamentos foram entregues ao Hospam em dezembro de 2024, em solenidade com a presença da secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. Com um investimento de R$ 1,8 milhão, a unidade recebeu oito monitores multiparâmetros, um aparelho de anestesia com monitor integrado, um ultrassom com todos os transdutores, 15 aparelhos de ar-condicionado, um bisturi elétrico, um motor cirúrgico, uma máquina de lavar industrial, uma secadora industrial, 16 bombas de infusão, um aparelho de raios-X digital, três berços aquecidos, 20 cadeiras de banho, 25 berços de acrílico, o arco cirúrgico e um compressor odontológico.
Por Alvinho Patriota
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Destaque
Roseli Regina e equipe da Defesa Civil Estadual se reúnem para fortalecer ações em Salgueiro
Nesta quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, Roseli Regina, secretária de Agricultura do município de Salgueiro, no sertão central pernambucano, recebeu em seu gabinete uma equipe da Defesa Civil Estadual.
O encontro teve como objetivo discutir ações estratégicas que visem melhorar a infraestrutura e a segurança da população salgueirense.
Durante a reunião, Roseli Regina destacou a importância da colaboração entre as esferas municipal e estadual, colocando à disposição não apenas sua pasta, mas também todos os recursos necessários para o desenvolvimento de iniciativas que beneficiem a comunidade. “Estamos comprometidos em trabalhar juntos para trazer soluções concretas e melhorias para nossa cidade”, afirmou a secretária.
As ações discutidas incluem medidas de prevenção a desastres naturais e programas de fortalecimento da agricultura local.
A parceria com a Defesa Civil é vista como essencial para a implementação dessas iniciativas, garantindo um suporte mais eficaz às necessidades dos salgueirenses e promovendo uma maior segurança em situações de risco.
O diálogo contínuo entre as instituições é fundamental para o crescimento e bem-estar do município.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento5 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos