Conecte-se Conosco

Pernambuco

Gastos com servidores inativos de Pernambuco crescem 10,9% em 12 meses, diz Ipea

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Percentual foi divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Em Pernambuco, os gastos com servidores estaduais inativos cresceram 10,9%, entre os meses de setembro de 2017 e agosto de 2018, em comparação com os 12 meses anteriores a esse período. O dado foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta segunda-feira (26).

Enquanto isso, houve queda de 2,45% nos gastos com servidores estatutários ativos. Para o Instituto, o fato reflete a ausência de aumentos salariais recentes e o desafio de equilibrar as contas num contexto econômico que é consequência da crise econômica que o país atravessa.

De acordo com a seção de Finanças Públicas Estaduais da Carta de Conjuntura, divulgada pelo Ipea, o aumento do número de servidores inativos é algo observado em outros estados do país.

“Em Pernambuco e na maior parte do Brasil, os servidores estão se aposentando em grandes números e isso é algo fora do controle dos governadores, que não podem negar o direito de o trabalhador se aposentar”, observa o coordenador de políticas macroeconômicas do Ipea, Cláudio Hamilton Matos.

Em resposta à saída de servidores, um comportamento observado pelo Ipea em Pernambuco e em outros estados é a reposição parcial do quadro de trabalhadores. “Isso acontece basicamente porque as receitas de Pernambuco e de boa parte dos estados caíram. Com a baixa arrecadação, o estado não pode contratar muitos servidores”, afirma Matos.

Para o instituto, esse cenário tem influência na quantidade de concursos públicos e na ausência de aumentos salariais. “Ainda não temos dados precisos sobre isso, mas nossa percepção é de que parte dos servidores não tem tido muitos aumentos salariais desde 2015, quando a crise ficou mais clara”, observa o coordenador de Políticas Macroeconômicas.

Outro aspecto observado pelo instituto é a queda nos investimentos públicos, o que também influencia no ‘aperto’ das contas dos executivos estaduais. “

Para 2018, a tendência é que a arrecadação seja menor em relação a anos como 2013. “Existe um longo caminho para sair da crise, mas é bastante provável que a economia volte a crescer em 2019 e, com isso, os estados vão começar a arrecadar”, aponta Matos.

Para isso, a expectativa é usar a receita estadual para a recuperação do crescimento. “É interessante que seja feita a contratação de servidores cruciais, para prestação de serviços para a população”, alega. O G1 procurou o governo de Pernambuco para repercutir os números e aguarda retorno. (G1 Globo)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Pernambuco

João Alfredo: Zé Martins bem próximo de ser reeleito; diz pesquisa

Publicado

em

Tendo como marca um governo que priorizou investimentos nas áreas da infraestrutura, saúde e educação; e reconhecido como um gestor que aproximou o poder público da população, Zé Martins (PSB) chega para disputar a reeleição com quase o triplo da intenção de votos do segundo colocado, de acordo com a pesquisa DataTrends (PE-05159/2024) divulgada no último sábado (20). Enquanto a pré-candidata de oposição Vânia de Oim (Podemos) atingiu 24%, Zé Martins obteve a preferência de 62% do eleitorado joão-alfredense.

O cenário apresentado na pesquisa dialoga diretamente com o sentimento da população. Coube ao prefeito Zé Martins o investimento no resgate das tradições culturais do município, o fomento de festividades que impulsionaram o turismo e que resultaram na geração de emprego e renda para a população.

Aliado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Zé Martins tende a ter uma reeleição tranquila, mas muito por fruto do trabalho desempenhado e pelas entregas reconhecidas pela população de João Alfredo nos últimos quatro anos. (Da Coluna do FalaPE)

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Governo de PE amplia o abastecimento de água na zona rural de Pesqueira e Arcoverde

Publicado

em

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (23), Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nos municípios de Pesqueira, no Agreste Central, e em Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

Com investimentos que somam R$ 1,8 milhão, a iniciativa levará água do Rio São Francisco para as torneiras dos moradores de comunidades dessas duas cidades, beneficiando cerca de mil pessoas. Com estas entregas, já são 21 sistemas simplificados de abastecimento construídos na atual gestão. 

“A prioridade do nosso governo é garantir dignidade para a população. Pernambuco tem, sobretudo no Agreste, águas de longas distâncias. Mas conseguimos criar uma estratégia forte, ter um time muito bom, tendo a parceria do povo e do governo federal. Temos investido fortemente para garantir que todos possam ter acesso à água para beber, cozinhar e tomar banho, e hoje tivemos a alegria de levar água para duas comunidades da zona rural do Agreste e do Sertão. É assim que iremos fazer em todo o Estado”, destacou a governadora. 

Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a entrega dos Sistemas Simplificados reforça a prioridade que o Governo do Estado tem dado ao saneamento rural. 

“Em distritos onde a fonte hídrica está próxima, estamos planejando e executando obras para fazer essas conexões. Já nos locais mais afastados, onde não existe esse recurso, estamos procurando perfurar poços e utilizar dessalinizadores como temos feito sistematicamente pelo interior do nosso Estado. A nossa missão é fazer com que a água chegue aos dois milhões de pernambucanos que, historicamente, não tiveram acesso à água ao longo de tantas décadas”, enfatizou o titular da pasta. 

A primeira entrega foi na comunidade de Campo de Aviação, no município de Pesqueira. Lá, a água é captada da Adutora do Agreste e passa por uma adutora de água bruta. A obra foi autorizada em setembro de 2023, durante as plenárias do Ouvir para Mudar no Agreste Central. 

A presidente da Associação de Moradores do Campo de Aviação, Elaine Cristina de Oliveira Leite, enfatizou que a iniciativa trará mais dignidade para a população. “Este é um momento de muita felicidade. Antes a gente sofria bastante, por uns 30 anos não tinha água para nada, andávamos quilômetros para lavar roupa e buscar água para consumo. Não foi fácil. Foram dias e anos para se conquistar o que hoje está sendo concretizado”, agradeceu a moradora.

Já em Arcoverde, o Governo do Estado inaugurou um SSAA na comunidade de Ipojuca. Neste sistema, a água é captada a partir de uma interligação da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca, da Adutora do Agreste. 

Os dois novos sistemas passam a integrar o Sisar Pernambuco – o Sistema Integrado de Saneamento Rural. O Sisar é uma política pública de saneamento rural por meio da qual comunidades difusas, não atendidas pelos serviços convencionais de abastecimento de água, passam a ter um sistema próprio, em que toda a operação, manutenção e cobrança de contas é gerida pelos próprios beneficiados. 

Presente na solenidade, o deputado estadual Luciano Duque enalteceu os investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco em todas as regiões do Estado. “Eu não tenho dúvida de que Pernambuco será um canteiro de obras importantes, dialogando com o desenvolvimento. O nosso Estado terá um grande legado para mostrar, principalmente quando se fala de atração de investimentos”, pontuou.

Por Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Governo de Pernambuco divulga calendário do 13° do Bolsa Família; confira

Publicado

em

Famílias beneficiárias do Bolsa Família receberão em agosto uma parcela extra paga pelo Governo de Pernambuco. Nesta quarta-feira, 23, a administração estadual divulgou o calendário de pagamento, seguindo o mesmo cronograma do programa, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social).

A parcela extraordinária no valor de R$ 150 será paga entre os dias 19 e 30 de agosto, caindo na mesma conta do Bolsa Família. Serão contempladas famílias pernambucanas que receberam o Bolsa Família por pelo menos seis meses em 2023, intercalados ou consecutivos.

Confira abaixo o cronograma:

NIS final 1 – 19 de agosto

NIS final 2 – 20 de agosto

NIS final 3 – 21 de agosto

NIS final 4 – 22 de agosto

NIS final 5 – 23 de agosto

NIS final 6 – 26 de agosto

NIS final 7 – 27 de agosto

NIS final 8 – 28 de agosto

NIS final 9 – 29 de agosto

NIS final 0 – 30 de agosto

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!