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Brasil

Governo não vê necessidade de ampliar Bolsa Família

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Segundo ministro do desenvolvimento social e agrário, fila de espera do programa foi zerada este ano ao abrir novas vagas com a retirada de 1,5 milhão de beneficiários irregulares em 2016.

O ministro do desenvolvimento social e agrário, Osmar Terra, disse nesta segunda (13) não ver necessidade de ampliação do programa Bolsa Família, conforme sugeriu em relatório o Banco Mundial.

Segundo ele, o governo Michel Temer conseguiu zerar neste ano a fila de espera do programa, ao abrir novas vagas com a retirada de 1,5 milhão de beneficiários irregulares em 2016.

“Eu não sei de onde o Banco Mundial tirou essa… A não ser que queiram nos colocar a pecha de governo que não se preocupa com os pobres. Os organismos internacionais estão contaminados com essa visão”, disse, durante discurso em evento no Rio.

De acordo com relatório produzido em fevereiro pelo banco, o país precisaria ampliar o programa para evitar o aumento da pobreza durante a recessão.

“O que vai definir necessidade de ampliação do programa é a demanda”, disse o ministro depois, em entrevista. Ele disse que o banco usou dados ultrapassados para a análise. O programa atende hoje 13,5 milhões de famílias e custa cerca de R$ 30 bilhões.

Terra informou que o governo lançará ainda este mês um programa para fomentar a inclusão dos beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho formal.

Uma das medidas será garantir o benefício por cerca de dois anos a pessoas que conseguirem emprego com carteira assinada e salário de até quatro ou cinco salários mínimos -o valor ainda não foi definido.

O objetivo é levar os beneficiários a assinar carteira, ao invés de manter emprego informal para não perder o benefício.

“Vai ser um dos maiores processos de formalização do trabalhador no país”, afirmou o ministro.

Além disso, ele vai propor bonificações aos prefeitos de municípios que retirarem mais trabalhadores da informalidade.

“É claro que, se tiver emprego com boas condições, as pessoas vão preferir ficar no emprego”, justificou o ministro.

Com informações da Folhapress.

Brasil

Grupo Mix Matheus compra o Novo Atacarejo

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O Grupo varejista Mateus anunciou a compra de 51% da rede Novo Atacarejo no valor de R$ 378 milhões, expandindo sua presença no Nordeste. A ação, originalmente comunicada em maio, inclui a transferência de lojas, centros de distribuição e operações nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

“Com um investimento total de R$ 378,5 milhões, o Grupo Mateus passará a deter 51% do Novo Atacarejo, enquanto os atuais sócios da rede permanecerão com 49%. Essa injeção de capital será realizada em três parcelas anuais, iniciando após as aprovações regulatórias pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).”

De acordo com comunicado oficial, a transação visa integrar operações complementares, garantindo maior eficiência logística e ampliando a experiência de compra para os consumidores da região. As operações de eletrodomésticos do Grupo Mateus nos três estados não foram incluídas na negociação.

“Até setembro de 2024, as lojas do Grupo Mateus na área de abrangência da operação registraram um faturamento de R$ 4,9 bilhões, enquanto o Novo Atacarejo contabilizou R$ 5,6 bilhões no mesmo período. A união das operações cria um player robusto no segmento atacarejo, com forte DNA regional.”

A estrutura societária do Novo Atacarejo será transformada em uma sociedade por ações, com Daniel Luiz Guerra Costa permanecendo como diretor-presidente da rede. O Grupo Mateus indicará o diretor financeiro e terá maioria no conselho de administração.

 

 

           

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Brasil

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

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O motorista do caminhão envolvido no acidente que matou ao menos 41 pessoas na madrugada do último sábado (21), na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), apresentou-se na tarde desta segunda-feira (23) à Polícia Civil de Minas Gerais. Ele teria fugido após o acidente e era considerado foragido desde então. A identidade dele não foi revelada pelas autoridades.

De acordo com a Polícia Civil, ele estava com o direito de dirigir suspenso, possivelmente por causa da apreensão da carteira dele em 2022 durante blitz da Lei Seca em Mantena, no norte de Minas, quando se recusou a fazer o teste do bafômetro.

A polícia afirmou que nesta tarde ele estava acompanhado de advogados e se apresentou na sede do 15º Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni, onde permanece sendo ouvido pelo delegado responsável pela investigação.

O acidente envolveu ao menos um ônibus, um caminhão e um automóvel de passeio. A dinâmica dos fatos ainda está em investigação, mas, de acordo com a principal hipótese da Polícia Civil, um grande bloco de granito se soltou da carroceria do caminhão e atingiu o ônibus que seguia na rodovia, gerando um incêndio.

“Segundo o levantamento das notas fiscais, é possível atestar, de maneira preliminar, que havia excesso de peso no transporte da pedra, indicativo que, se comprovado, pode incorrer em responsabilidade criminal do condutor da carreta”, declarou a Polícia Civil mineira, em nota.

Segundo a Polícia, 41 corpos foram resgatados e levados ao IML de Belo Horizonte, onde está sendo feito o trabalho de identificação. Até o final da tarde desta segunda, 14 corpos tinham sido identificados pelo IML.

A empresa Emtram, proprietária do ônibus, afirmou que 45 pessoas estavam no veículo e 39 morreram. Dos 6 sobreviventes do ônibus, 3 recebera alta hospitalar e os demais seguiam hospitalizados até a tarde desta segunda.

A Polícia Civil e a empresa aguardam o fim dos trabalhos no IML para esclarecer o conflito no número de vítimas.

As três pessoas que estavam no veículo de passeio sofreram ferimentos leves. O motorista do caminhão estaria sozinho no seu veículo.

Os bombeiros foram acionados às 4h da madrugada de sábado e atuaram por mais de dez horas no local.

Foto Corpo de Bombeiros

Por Folhapress

           

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Brasil

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

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Uma força-tarefa de órgãos federais interditou nesta segunda-feira, 23, parte das obras de construção da fábrica da montadora de automóveis chinesa BYD, em Camaçari (BA), após o resgate de 163 operários que estavam trabalhando em condições análogas à de escravos, segundo o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA). Foram interditados alojamentos e trechos do canteiro de obras da planta industrial onde a montadora está instalando sua fábrica no município da região metropolitana de Salvador.

Procurada pelo Estadão, a empresa não se manifestou sobre o caso até a publicação desta reportagem.

A interdição foi comunicada pela manhã ao Jinjiang Group, uma das empreiteiras contratadas pela BYD para realizar a obra que vai abrigar a unidade de produção de veículos montadora chinesa, uma gigante na fabricação de carros elétricos e híbridos. A unidade está sendo instalada no local onde foi a fábrica da Ford e conta com incentivos do governo da Bahia. O investimento anunciado é superior a R$ 5,5 bilhões.

A montadora chinesa iniciou as obras da construção da fábrica em Camaçari em 5 de março deste ano, poucos meses após lançamento da pedra fundamental, em outubro de 2023, com presença de autoridades dos governos estadual e federal. A conclusão das obras está prevista para o final de 2025 e a unidade terá capacidade de montar 150 mil veículos por ano na primeira fase, elétricos e híbrido flex.

Segundo informação do MPT-BA, parte dos operários resgatados permanece em um alojamento, enquanto outro grupo foi alocado em um hotel. Eles não poderão trabalhar e terão seus contratos de trabalho rescindidos, segundo o Ministério Público. Os alojamentos e os locais da obra embargados também permanecerão sem atividades até a completa regularização junto aos órgãos que compõem a força-tarefa.

As inspeções no local, o resgate e a interdição foram realizados por uma força-tarefa envolvendo o MPT-BA, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF). Os embargos das instalações só serão suspensos quando as empresas comprovarem ajustes nas instalações ao MTE.

Uma audiência virtual conjunta do MPT e do MTE está marcada para a tarde de quinta-feira, 26, com a BYD e Jinjang para que elas apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e também para que sejam negociadas as condições para a regularização da situação. Não está descartada a necessidade de novas inspeções in loco, segundo o MPT-BA.

O órgão afirma que as fiscalizações, iniciadas em meados de novembro, identificaram condições precárias de trabalho de funcionários da empresa terceirizada Jinjang. Os trabalhadores estavam distribuídos em quatro alojamentos principais. Num deles, dormiam em camas sem colchões e não possuíam armários para seus pertences pessoais, que ficavam misturados com materiais de alimentação.

A situação sanitária era crítica, com apenas um banheiro para cada 31 trabalhadores, informa o MPT-BA. Todos os alojamentos tinham problemas graves de infraestrutura e higiene.

Além das condições degradantes, a força-tarefa também detectou situações de trabalho forçado. Caso um trabalhador tentasse rescindir o contrato de trabalho após seis meses, deixaria o País sem receber nada pelo trabalho, já que o desconto da caução, da passagem de vinda ao Brasil e o pagamento da passagem de retorno, na prática, configuraria confisco total dos valores recebidos pelos trabalhadores ao longo da relação de trabalho.

Foto Getty

Por Estadão

           

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