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Grande Recife convoca usuários do VEM Livre Acesso para troca de cartões

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Apenas aqueles que possuem a gratuidade e o documento com o layout antigo devem fazer a troca

O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) convoca usuários que possuem o VEM Livre Acesso para troca de cartões. A substituição, que começou nesta terça-feira,  tem como expectativa conseguir efetuar a troca de todos os cartões necessários até o final do ano. A partir de janeiro de 2019, apenas documentos com novo visual serão aceitos nos ônibus. 
O processo é gratuito, mas deve ser agendado por site ou telefone. De acordo com o consórcio, a troca é fundamental para os usuários que já possuem o benefício e visa inibir fraudes com a utilização irregular dos cartões.
O Grande Recife ressalta que que nem todos os cartões VEM precisam ser trocados, somente os de Livre Acesso. Apenas aqueles que possuem a gratuidade e o documento com o layout antigo devem fazer a troca. Segundo o consórcio, alguns usuários já teriam feito a troca no início do ano. 

Procedimento
Para a troca, o beneficiário deverá acessar o site www.troqueseuvem.com.br e digitar o número do CPF. Em seguida, o usuário fornecerá os dados que são pedidos na tela, além de informar número de telefone e e-mail. Após essas questões, o beneficiário escolherá o dia e horário em que será atendido para só então finalizar o agendamento. Este mesmo procedimento pode ser feito pelos telefones 3125-7575 ou pela Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife (0800 081 0158).
No dia e hora marcados para o atendimento, o usuário deverá comparecer ao Posto de Atendimento do VEM,localizado na Rua da Soledade, nº 259, com o CPF, documento oficial com foto (RG, carteira de motorista ou profissional) ou Certidão de Nascimento para menores de 16 anos que não possuem RG e cartão VEM Livre Acesso, que deverá ser entregue no ato da troca pelo cartão novo.
Serviço:
Troca dos cartões VEM Livre Acesso
Posto de Atendimento do VEM
Rua da Soledade, 259 – bairro da Boa Vista
Por Diário de Pernambuco

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Salgueiro e os outros 183 municípios pernambucanos recebem novos ônibus escolares do Governo do Estado

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Por meio do programa Juntos pela Educação, o Governo de Pernambuco destinou um novo ônibus escolar para Salgueiro e os outros 183 municípios do Estado nessa sexta-feira, 7. Cada município receberá um veículo, que deve ser usado no transporte dos estudantes.

O governo investiu R$ 88,9 milhões nessa nova ação do programa, reforçando a acessibilidade e segurança aos alunos de escolas públicas em Pernambuco. Com esses 184 novos ônibus, o Estado soma 818 veículos entregues aos municípios na atual gestão estadual.

“Estamos fazendo o maior programa de investimento da história, o Juntos pela Educação, que faz a diferença na vida dos estudantes e servidores. Hoje entregamos 184 ônibus e essa já é a segunda rodada em que destinamos um para cada município”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, detalhando que cada ônibus possui acessibilidade, ar-condicionado e tração 4×4.

Por Alvinho Patriota

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Prefeitura de Salgueiro alerta sobre Dengue, Zika e Chikungunya

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A Prefeitura de Salgueiro, em Pernambuco, reforça a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As três doenças podem apresentar sintomas semelhantes, mas possuem diferenças importantes:

  • Dengue: febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas, cansaço e sangramentos.
  • Zika: febre baixa, coceira, olhos vermelhos, manchas na pele e dor leve nas articulações.
  • Chikungunya: febre alta, dor intensa nas articulações, inchaço nas mãos e pés, e manchas vermelhas.

A população deve ficar atenta aos sintomas e, caso necessário, procurar um posto de saúde. A melhor forma de proteção é a prevenção: elimine criadouros do mosquito, como água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas.

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Pix tem instabilidade no início da tarde desta sexta-feira

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Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidades no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7). O sistema de transferências instantâneas ficou fora do ar em alguns bancos e para alguns usuários. Segundo o Banco Central (BC), a situação está sendo normalizada ao longo da tarde.

Em nota, o BC – responsável por administrar o Pix – informou que o problema não atingiu os sistemas do órgão, mas afetou a rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao Banco Central.

“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o BC em nota.

Reclamações

Segundo o site Down Detector, que monitora em tempo real reclamações sobre empresas, as queixas sobre instabilidades no Pix começaram pouco depois das 12h30.

O pico foi registrado às 13h17, com 1.519 reclamações apenas naquele minuto. 

Em seguida, o volume de queixas caiu e estava em 172 às 14h17. Normalmente, o Down Detector registra uma reclamação por minuto em relação ao Pix.

Ainda de acordo com o Down Detector, os clientes das seguintes instituições tiveram problemas com o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.

Foto Shutterstock

Por Agência Brasil

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