Conecte-se Conosco

Destaque

Hackers discutem como ajudar no combate às fake news

Publicado

em

Em uma das principais sessões do evento, pesquisador de segurança na Universidade do Texas, contou um pouco da história da desinformação

combate às “fake News” se tornou projeto de lei no Congresso, tema de debates na academia e na mídia, e assunto nas mesas de bar de jornalistas. E rende também discussão entre hackers.

Durante o evento de cibersegurança Security Analyst Summit, realizado nos dias 8 e 9 de março em Cancún (México), as notícias falsas foram assunto de palestras entre especialistas.

Em uma das principais sessões do evento -eleita a melhor palestra pelos participantes- Matt Tait, pesquisador de segurança na Universidade do Texas, contou um pouco da história da desinformação.

Segundo Tait, a influência acontece porque não cria “rachaduras” de opiniões na sociedade, mas se aproveita da existência delas para ampliar o ruído.

Ele ligou o início da história das informações falsas a Ramsés II, que governou o Egito no século 13 a.C. “Após um empate na guerra em Kadesh, ele criou uma câmara para dizer aos deuses que ele foi fundamental na vitória”, afirmou.

Tait cita exemplos em redes sociais para ligar o assunto a profissionais da tecnologia.

“Temos que ter cuidado ao construir redes sociais. Pensamos que a maioria dos usuários seriam usuários normais, no fim, a maioria é de robôs”, disse.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

À Folha de S.Paulo, Dmitry Bestuzhev, diretor global do laboratório de pesquisa e análise a ameaças da Kaspersky, citou que pessoas mal-intencionadas podem não recorrer especificamente às “fake news” dentro da esfera digital. “É difícil prever o que vai acontecer”, afirma.

“As notícias falsas têm um objetivo bem específico, que é espalhar dúvida”, afirmou Bestuzhev. Esse objetivo, explica, poderia ser atingido de outras formas, como em um ataque que derrubasse o sistema de transferência dos votos por alguns minutos.

Mesmo que os atacantes não manipulassem nada, explica Bestuzhev, seria o suficiente para espalhar dúvida sobre o sistema de votação. “As pessoas se perguntariam o que aconteceu nesses minutos em que o sistema ficou offline”, explica. Daí a importância de garantir a segurança nesse processo.

Em sua palestra, o presidente da Bambenek Consulting, John Bambenek, falou sobre as conversas que teve com Guccifer 2.0 -persona que afirmou ter sido responsável por vazar documentos do Partido Democrata durante as eleições nos EUA.

Bambenek usou sua expertise em segurança para conseguir informações ao conversar com essa pessoa. Ele se apresentou como membro do partido Republicano -ele realmente faz parte do partido–e conseguiu acesso a dois documentos supostamente vazados.

A partir daí, pôde determinar que tratavam-se de alegações falsas, ou seja, diferente do que alardeava, o Guccifer 2.0 não tinha relação com o vazamento.

Para Bambenek, profissionais de segurança podem ajudar a identificar “a pessoa atrás do teclado” em eventuais ataques.

Outra área em que a participação de hackers poderia ser útil é na cibersegurança de campanhas políticas. “Eles são um alvo”, disse Bambenek à reportagem.

Por Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Rumble e Trump Media entram com nova ação na Justiça dos EUA contra Moraes

Publicado

em

A plataforma de vídeos Rumble e a empresa Trump Media & Technology entraram, no sábado, com uma nova ação na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Suprempo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

As empresas questionam a decisão de Moraes que, na sexta-feira, mandou bloquear o Rumble no Brasil, impôs multa diária de R$ 50 mil e determinou a indicação de um representante da plataforma no país.

No documento, Rumble e Trump Media pedem a concessão de medida cautelar para não serem obrigados cumprir as determinações de Moraes. A ação pede uma medida de cumprimento imediato.

Na quinta-feira, a plataforma e a empresa de Trump já havia apresentado à Justiça dos Estados Unidos uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes.

Por G1

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Circuito do Banco Vermelho: Uma luta coletiva contra o Feminicídio

Publicado

em

No dia 21 de fevereiro, o Parque Pedra do Reino, em São José do Belmonte, foi palco do Circuito do Banco Vermelho, um evento que reuniu vozes comprometidas na luta contra o feminicídio.

A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Fabiana da Saúde, participou ativamente do encontro, que se propôs a discutir a grave problemática da violência de gênero.

Comemorando a importância da conscientização, o evento propiciou um espaço para que participantes compartilhassem experiências, reflexões e estratégias para o combate ao feminicídio. “Estamos aqui para unir forças e protegermos as vidas das mulheres”, destacou Fabiana da Saúde, enfatizando a necessidade de um engajamento coletivo e contínuo na luta por mudanças efetivas na sociedade.

O Circuito do Banco Vermelho não apenas promoveu debates, mas também reforçou o compromisso de todos os presentes em erradicar essa violência que ceifa vidas e destrói famílias.

A vereadora pediu a colaboração da comunidade, ressaltando que a responsabilidade é de todos.

O evento se concluiu com um sentimento de esperança e determinação, reafirmando que, juntos, é possível transformar a luta contra o feminicídio em uma prioridade de todos os cidadãos.

A mobilização em São José do Belmonte marca um passo significativo rumo à proteção das mulheres e à promoção de uma cultura de respeito e igualdade.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeito Xicão Tavares participa de evento voltado para a ovinocaprinocultura em Terra Nova

Publicado

em

O prefeito de Verdejante, Xicão Tavares, e o secretário municipal de Agricultura, Valnir Bezerra, marcaram presença no Dia de Campo em Terra Nova, evento que reuniu agricultores da região e membros da ASCCO (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Verdejante). A iniciativa, promovida pelo SEBRAE e pela Superberro, teve como foco a capacitação e aprimoramento das práticas da ovinocaprinocultura no Sertão pernambucano.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras e treinamentos sobre temas essenciais para o desenvolvimento da atividade, como o cultivo da palma adensada, a alimentação animal, a qualidade da carne e a produção de silagem. As capacitações ofereceram informações valiosas para os produtores locais, contribuindo para a modernização do setor e o aumento da produtividade.

“Agradeço ao SEBRAE e à Superberro por promoverem esse momento de aprendizado, abordando temas fundamentais como cultivo da palma adensada, alimentação animal, qualidade da carne e produção de silagem”.

O Dia de Campo reforça a importância da troca de conhecimentos e do incentivo à capacitação dos produtores rurais, promovendo melhores condições para o crescimento econômico e a geração de renda no Sertão pernambucano.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending