A governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou, durante abertura do seminário Gestão que Transforma, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que sua gestão tem compromisso com os municípios pernambucanos, e que o governo estadual apresentará, no evento, ações que comprovam essa parceria.
“A gente vem reafirmar nosso compromisso com os municípios pernambucanos, apresentar o que a gente tem feito em parceria com os municípios desde o primeiro dia do nosso mandato. Sou municipalista, fui prefeita, sei quanto é difícil para o gestor tocar a vida do município. Mas a gente conseguiu construir muitas parcerias nas mais diversas áreas, e é sobre isso que vamos falar no seminário. No fim de tudo, o que a gente quer é que o povo seja feliz onde quer que ele viva”, disse Raquel.
Ainda no evento da Amupe, realizado em Gravatá, nesta segunda-feira (11), a governadora lembrou que tem encontro marcado com os prefeitos eleitos e reeleitos no Recife, no próximo dia 22 de novembro.
“Vamos fazer uma reunião no Recife para, de maneira mais operacional, falar sobre parcerias do governo do estado com municípios e o que vem pela frente nos próximos dois anos. Foram dois anos iniciais desafiadores, mas a gente já começa a mostrar nossa cara, e o trabalho só tende a acelerar. E essa parceria com municípios é fundamental”, acrescentou Raquel, enaltecendo o papel da Amupe na realização do evento desta segunda.
“É muito importante o encontro com a Amupe, que é muito forte e sempre se fez representar não só dentro do estado, como nas lutas nacionaos. Mais uma vez, parabenizar toda a diretoria, em nome do presidente Marcelo Gouveia”, declarou a tucana.
O ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho também participou da abertura do encontro e afirmou que o presidente Lula fez questão da participação do governo federal no evento.
“Ele [Lula] sabe que a nossa atuação em Pernambuco tem sido pautada em defesa dos municípios do estado, por entender que é nos municípios onde temos os maiores problemas de ordem social, a falta de creche, saneamento, posto de saúde, a necessidade de ter áreas poliesportivas para atender a juventude, destravar convênios”, afirmou Silvio.
“É por isso que a gente fez questão de estar presente, por entender a importância dos municípios no desenvolvimento de Pernambuco e poder se colocar à disposição em Brasília, junto ao presidente, aos outros municípios de governo, para ajudar o nosso estado”, completou o ministro.
Seminário na Amupe
O seminário é realizado pela Amupe desde 2012, tradicionalmente após a definição das eleições para prefeito. Neste ano, o encontro acontece nestas segunda (11) e terça (12), no Hotel Canários de Gravatá.
O presidente da Amupe explicou durante a abertura do evento que o encontro tem o objetivo de proporcionar, especialmente aos prefeitos eleitos para primeiro mandato, um contato com as políticas de gestão.
“Nosso seminário tem a intenção de dar boas vindas aos prefeitos eleitos e reeleitos, e mostra rum pouco das parcerias que construímos com o governo estadual, governo federal, Caixa Econômica, Sebrae, órgãos de controle, para que a gente possa judar os prefeitos pernambucanos a dar uma vida melhor ao seu povo”, declarou Marcelo Gouveia.
“É um momento para os eleitos conheceram a gestão pública em si. A gente da Amupe tenta capacitar e apresentar a gestão pública em diversos temas, desde captação de recursos, lei de responsabilidade fiscal, saúde, educação, parcerias estratégicas. Esse é o primeiro contato com a gestão pública e o municipalismo”, completou o gestor.
Confira as discussões do primeiro dia
O Painel 1 discutiu o papel da Amupe na defesa dos municípios, enquanto o 2º destacou as providências de início de mandato.
O prefeito de Paudalho e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, falou sobre o suporte contínuo oferecido pela associação aos gestores municipais, ressaltando a importância do apoio técnico e político.
“A Amupe tem se empenhado em oferecer recursos e ferramentas para que os prefeitos possam exercer suas funções da melhor forma possível. Projetos como o Desenvolve PE e a criação do setor de Captação de Recursos têm contribuído para o crescimento dos municípios e para a melhoria da gestão pública em Pernambuco”, afirmou Marcelo.
“Na Amupe, não há interesses partidários ou pessoais, mas sim um objetivo comum: melhorar a qualidade de vida da população pernambucana. A força da nossa união é o que garante a eficácia das ações em prol dos municípios”, afirmou Ana Célia, prefeita de Surubim.
Já o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, abordou a importância do planejamento e da escolha estratégica dos secretários para o sucesso da gestão municipal. “O início de um mandato requer muito mais do que boas intenções; é necessário um planejamento sólido”, destacou.
O Seminário de Novos Gestores continua amanhã, 12 de novembro, com novos painéis, abordando temas como controle na administração pública, captação de recursos e outras estratégias para aprimorar a gestão municipal em Pernambuco.
Fonte: JC
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.