Conecte-se Conosco

Destaque

Ibope divulga primeira pesquisa para Presidência após registro no TSE

Publicado

em

 

Pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’ tem nível de confiança de 95%. Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios.

Ibope divulgou nesta segunda-feira (20) uma pesquisa de intenção de voto dos eleitores para a corrida presidencial de 2018. É o primeiro levantamento desde o fim do prazo para os registros das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal o “Estado de S.Paulo”, o nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. Estes são números.

Lula, do PT, aparece com 37%. Com a margem de erro tem de 35% a 39%.

Jair Bolsonaro do PSL está com 18%. Considerando a margem de erro tem de 16% a 20%.

Marina Silva, da Rede, tem 6%. Pela margem de erro tem de 4% a 8%.

Ciro Gomes, do PDT, tem 5%. Com a margem de erro, tem de 3% a 7%.

Geraldo Alckmin, do PSDB, também tem 5%. Com a margem de erro tem de 3% a 7%.

Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.

Álvaro Dias, do Podemos, tem 3%. Com a margem de erro tem de 1% a 5%.

Ele está tecnicamente empatado com Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, dentro da margem de erro.

José Maria Eyamel, do Democracia Cristã; Guilherme Boulos, do Psol; Henrique Meirelles, do MDB; e João Amoêdo, do Novo, têm 1%.

Com a margem de erro, podem ter de zero até 3%. Por isso, estão tecnicamente empatados com Álvaro Dias e, no limite da margem de erro, com Geraldo Alckmin e Ciro Gomes.

Votos em branco e nulos somam 16%. Não responderam ou não quiseram opinar 6%.

Cabo Daciolo, do Patriota; Vera Lúcia, do PSTU; e João Goulart Filho, do PPL, não pontuaram.

Outro cenário

Lula está preso em Curitiba, condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá. Pela Lei da Ficha Limpa, ele está inelegível. Por essa razão, a Procuradoria-Geral da República questionou sua candidatura.

O caso está sendo analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso e será decidido pelo TSE, depois de ouvir a defesa de Lula a favor do registro da candidatura.

Em razão desse quadro jurídico, o Ibope pesquisou outro cenário, substituindo o nome de Lula pelo de Fernando Haddad, registrado atualmente como candidato a vice-presidente na chapa de Lula. Os números são estes:

Neste cenário, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 20%. Com a margem de erro, tem de 18% a 22%.

Marina Silva, da Rede, está com 12%. Considerando a margem de erro, tem de 10% a 14%.

Ciro Gomes, do PDT, tem 9%. Pela a margem de erro, tem de 7% a 11%.

Marina a e Ciro estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro.

Geraldo Alckmin, do PSDB, 7%. Com a margem de erro, de 5% a 9%.

Alckmin e Ciro estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro.

Fernando Haddad, do PT, tem quatro%. Com a margem de erro, tem de dois a seis %.

Haddad e Alckmin estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.

Álvaro Dias, do Podemos, tem três %. Com a margem de erro, de um a cinco %.

Ele está empatado tecnicamente com Fernando Haddad e, no limite da margem de erro, com Geraldo Alckmin.

Cabo Daciolo, do Patriota; José Maria Eymael, do Democracia Cristã; Guilherme Boulos, do Psol; Henrique Meirelles, do MDB; João Amoêdo, do Novo; Vera Lúcia, do PSTU; e João Goulart Filho, do PPL, têm 1%. Com a margem de erro, têm de zero a 3%.

Considerando a margem de erro, eles estão tecnicamente empatados com Álvaro Dias e Fernando Haddad. (Do JN)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

João Campos lidera com 75%, aponta pesquisa da Datafolha

Publicado

em

Em levantamento divulgado nesta sexta (05) sobre a disputa pela Prefeitura do Recife, o Instituto Datafolha apontou que o prefeito João Campos (PSB) lidera com 75% das intenções de votos. Na segunda colocação aparece Daniel Coelho (PSD) com 7%. Gilson Machado Neto (PL) tem 6%, enquanto que Dani Portela (PSOL) 3%. Simone Fontana (PSTU) com 1% e Técio Teles (NOVO) com 1% figuram na última colocação. Brancos e nulos somam 5%, enquanto que 2% dos eleitores afirmaram  não saber em que votar ou não quiseram responder.

O DataFolha ouviu 616 eleitores do Recife entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09910/2024.

Levando em consideração um cenário com Túlio Gadelha (Rede) substituindo Dani Portela (PSOL), a pesquisa aponta João Campos com 74%, seguido de Daniel Coelho com 8%, Gilson pontua com 5%, Túlio Gadelha alcança 3%, já Simone Fontana e Tecio Teles figuram com 1% cada. Brancos e Nulos somam  6%, enquanto que 1% não sabem ou não responderam.

REJEIÇÃO

No levantamento o DataFolha também avaliou a rejeição dos pré-candidatos. Neste quesito 38% afirmaram que não votariam em Gilson Machado Neto (PL). Já 36% consideraram o mesmo em relação a Técio Teles (Novo). 34% Túlio Gadelha (Rede), seguido por Simone Fontana (PSTU) com 31%.  Dani Portela (PSOL) apresenta 28% de rejeição, enquanto que Daniel Coelho (PSD) tem 27%. Por fim, João Campos (PSB) apresenta 8% de rejeição.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Apac emite alerta de chuva para o Grande Recife, Agreste e Zona da Mata

O aviso é válido até este sábado (6).

Publicado

em

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de chuva para o Grande Recife e Zona da Mata, nesta sexta-feira (5). 
Para as duas regiões, o aviso, válido até este sábado (6), é de “estado de atenção”, o segundo dos três níveis de alerta meteorológico da agência.
Para o Agreste, foi emitido um alerta de “estado de observação”, o primeiro dos três níveis de aviso.
Um distúrbio ondulatório de leste deve provocar pancadas de chuva. Na Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul, a previsão indica precipitação de intensidade moderada a forte nesta sexta, se estendendo ao longo deste sábado (06).
Segundo Romilson Ferreira, meteorologista da Apac, as chuvas podem se estender até o Sertão pernambucano, mas se concentram com maior intensidade no litoral, principalmente na madrugada e na manhã deste sábado.
Foto: Antônio Gois/DP
Por: Mareu Araújo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Cometa descoberto em 1815 poderá ser visto neste final de semana

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

Publicado

em

Os entusiastas da astronomia poderão ter uma chance rara na noite deste sábado (6) de observar mais de perto o cometa 13P/Olbers. O corpo celeste alcançará seu brilho máximo neste final de semana. O cometa fica visível apenas a cada 69 anos -parecido com o famoso Halley.

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

A visibilidade de um cometa depende de sua rota, segundo Rodrigo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional. “Se ele chega pelo norte, será mais visível do Hemisfério Norte, por exemplo”, explica o especialista. Nesta semana, o 13P/Olbers estará a uma distância de cerca de 280 milhões de km da Terra.

Em comparação, o cometa Halley passou a 63 milhões de km de distância da Terra em sua última aparição, em 1986. “É um processo de semanas até um cometa se aproximar da Terra, às vezes até meses, então demora muito para ficar visível”, comenta Ogando.

A visibilidade de cometas também pode ser menor do de outros corpos celestes, de acordo com o astrofísico, porque a luz destes objetos é difusa -ao contrário das estrelas, que têm luz concentrada e, por isso, são mais visíveis.

A órbita do cometa é outro fator a ser considerado para determinar sua visibilidade. “Os cometas têm órbitas elípticas alongadas e alguns têm uma órbita mais fechada, então passam perto da Terra de tempos em tempos, enquanto outros têm ela mais aberta, aí passam e vão embora”, diz o astrofísico.

Para achar um cometa, é preciso olhar para o céu constantemente. “Os corpos do Sistema Solar estão sempre em movimento, diferentemente das estrelas, que são fixas”, afirma Ogando. “Então, se você observar a mesma região do céu ao longo de dias, semanas, meses, você identifica coisas se mexendo e faz o trabalho de investigação, compara com relatos do passado.”

Mesmo sem equipamentos digitais como os atuais, astrônomos do passado fizeram registros que foram importantes para identificar cometas hoje conhecidos. O primeiro que se tem do Halley, por exemplo, é de 239 a.C. O 13P/Olbers, que se aproxima da Terra neste mês, foi visto pela primeira vez em 1815 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers (1758-1840).

“O método é sempre mais ou menos o mesmo, o que muda são os instrumentos”, afirma Ogando. Em 2021, o cosmólogo brasileiro Pedro Bernardinelli, descobriu o maior cometa já avistado da Terra, chamado de C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein). Para isso, ele olhou para os céus -e para dados sobre corpos celestes- do passado por meio dos registros feitos pelo telescópio Hubble entre 2014 e 2019 e o ponto de luz distante chamou sua atenção.

Para observar corpos celestes, no entanto, nem sempre é preciso um telescópio moderno ou um banco de dados complexo. Algumas iniciativas, como a de Caça Asteroides, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), permitem a observação do céu pela tela do computador. “A astronomia tem esse encantamento e tem formas acessíveis de descobrir coisas, não precisa ter acesso ao Hubble”, diz Ogando.

Foto Dan Bartlett

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!