Conecte-se Conosco

Destaque

Jornal Diário de Pernambuco demite 30 jornalistas de uma só vez

Publicado

em

 

Sindicato dos jornalistas repudia demissões.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam veementemente o extremo desrespeito com que os sócios majoritários do Diario de Pernambuco, os irmãos Alexandre e Maurício Rands, procederam em relação ao desligamento de cerca de 30 jornalistas, nessa quarta-feira (28).

Três editorias foram praticamente extintas: Esportes, Fotografia e Viver (cultura). E isso no horário do fechamento das páginas. Enquanto alguns tentavam desatar o nó do travamento da edição, profissionais dispensados deixavam a redação sob aplausos merecidos. Para quem ficava restava a expectativa se teria o nome chamado e a certeza de que o DP se esvaziava de competências enquanto a ineficiência reinava na demolição de uma empresa histórica.

O que para a maioria da sociedade pode ser motivo de espanto, surpresa, para o meio da mídia e principalmente do Jornalismo é uma nefasta tradição. O DP vive a “crise extrema da vez”, como há décadas viveu o Jornal do Commercio (JC), recuperado após uma corajosa e histórica greve de jornalistas e gráficos. E, em muitos aspectos – atraso de salários e férias, falta de depósito de FGTS e de recolhimento de INSS – o quadro do DP se assemelha ao vivido há anos pela Folha de Pernambuco (FolhaPE). E isso para citar apenas o segmento de impressos, pois na radiodifusão campeiam arrendamentos e vendas de espaços de modo nebuloso, quase sempre ao arrepio da Lei.

Se há novidade no desmonte do DP é o fato de que, em tempos de Internet e novas alternativas de mídia, já não é tão definitiva uma frase muito conhecida na área da comunicação: “Nossa dor não sai no jornal!” Agora, em tempos de alternativas como a Marco Zero Conteúdo, em plena mediação na PRT6/MPT, o presidente do DP reafirmou perante o procurador Marcelo Crisanto que efetuaria dispensas sem quitar direitos previdenciários e trabalhistas. Pior, Alexandre Rands, se referiu à empresa, diante de profissionais presentes na mediação,  como “porcaria”. Virou matéria da Marco Zero. Custou caro. Nossa dor saiu na Internet.

A forma desrespeitosa como o dono da empresa se referiu ao DP foi um extremo, mas não novidade. Profissionais jornalistas já vinham sofrendo constrangimentos em entrevistas e eventos, nos quais as palavras pejorativas partiam da própria direção contra a empresa e contra profissionais que, diferentemente, vestiam a camisa, se doíam, mas não se sentiam em condições de reagir. Esse, aliás, é um forte sintoma do tipo de gestão que assumiu o DP numa transação desastrosa, que, justiça de faça, foi apenas mais uma “bomba” a lhe comprometer a subsistência.

O DP sofria há décadas do esvaziamento financeiro por gestões inábeis. Mas é importante frisar que os erros dos irmãos Rands vão além dos que confessou Alexandre na PRT6/MPT, quais sejam: fazer uma aquisição de modo equivocado e não saber conduzir a empresa para uma regularização. Os erros dos Rands se mostram como possível pá de cal sobre o DP.

Dirigentes do Sinjope e da Fenaj e profissionais vinculados à empresa tentavam construir uma alternativa de salvação do DP e das vagas de trabalho numa mediação na PRT6/MPT. Alexandre Rands optou por quebrar a linha de entendimento, sonegar números e efetivar demissões em massa sem concluir o processo de mediação.

Ao Sinjope e à Fenaj resta fechar o cerco a esse tipo de abuso de modo contundente. Recorrer à PRT6/MPT, à Justiça do Trabalho e a todas as instância que sejam necessária para impor o peso que merecem arcaícos e retrógrados donos de empresas de comunicação. E, também, estimular a categoria a exercitar novas formas de modelos de negócio jornalísticos de fato, porque certamente o modelo tão caquético quanto velhaco devem ser sepultados junto com a incompetência dos que se abraçam com ele. (Do Nill Jr)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Vereador Agaeudes Sampaio defende inclusão escolar e sugere audiência pública

Publicado

em

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Salgueiro, realizada na manhã desta quarta-feira (19), o vereador Agaeudes Sampaio iniciou sua fala com uma moção de pesar aos familiares de seu Bano. Em seguida, abordou a importância da inclusão escolar, citando a Lei Brasileira de Inclusão e a necessidade de fornecimento de funcionários de apoio para alunos com deficiência.

Sampaio lembrou que, em 2022, tentou dialogar sobre o tema e destacou que a Lei Municipal 2.415, de sua autoria, estabelece diretrizes para políticas de educação inclusiva. Ele explicou que a legislação não especifica se um cuidador pode atender mais de uma criança, ressaltando que isso deve ser avaliado conforme a necessidade de cada aluno.

Para o vereador, a inclusão verdadeira exige a quebra de barreiras, e a participação ativa dos pais no ambiente escolar é fundamental. Como sugestão, propôs que a Câmara realize uma audiência pública com pais e profissionais para ampliar o debate e criar uma equipe multidisciplinar que avalie individualmente cada caso. Ele também enfatizou que a Secretaria de Educação de Salgueiro já vem desenvolvendo esse trabalho.

Por fim, Sampaio destacou que, ao contrário de anos anteriores, agora todos os vereadores demonstram interesse em participar ativamente da inclusão escolar, o que ele considera um avanço para garantir os direitos das crianças com deficiência no município.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeito Vinícius Marques inicia programa de pavimentação em São José do Belmonte

Publicado

em

Na manhã de hoje, o prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques, esteve na Vila Delmiro, acompanhando o lançamento de um novo programa de pavimentação na cidade. O início das obras ocorre na Rua Projetada, ao lado da UBS Sabino Lucas, e marca o começo de um grande projeto de infraestrutura para o município.

Junto ao secretário de infraestrutura Gleymerson Vieira e representantes da Construtora Gonçalo, Vinícius reforçou a importância desta obra, destacando a grande expectativa dos moradores da região. “Sei o quanto essa obra era esperada, e podem ter certeza: nosso compromisso é levar mais infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida para cada canto de São José do Belmonte”, afirmou o prefeito durante a visita.

O programa de pavimentação, que contempla inicialmente a Rua Projetada, se estenderá por outras quatro ruas em breve. “Além disso, o trabalho de saneamento também está sendo preparado para beneficiar mais localidades da cidade. A ideia é transformar a qualidade de vida dos belmontenses e dar mais condições de mobilidade urbana”, explicou Vinícius.

O projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana, promovendo mais acessibilidade e bem-estar para a população. Em breve, novas ruas e áreas da cidade serão contempladas com obras de pavimentação e saneamento.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento da cidade e com a melhoria das condições de vida para os moradores, especialmente em bairros mais carentes de infraestrutura. O prefeito concluiu destacando que a população pode acompanhar de perto o avanço das obras, que são apenas o começo de um programa maior de revitalização da cidade.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Vereador Mariano Barros defende manutenção de escolas e cobra pagamento de vigilantes

Publicado

em

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Salgueiro, realizada na manhã desta quarta-feira (19), o vereador Mariano Barros reforçou a necessidade de manutenção contínua em espaços públicos, especialmente nas escolas. Ele lamentou a recusa, em 2024, de um projeto de lei que daria autonomia aos diretores para realizarem pequenos reparos nas unidades de ensino e destacou a importância de antecipar esses cuidados para evitar problemas maiores.

Durante sua fala, Barros também rebateu a cobrança de um colega que pediu posicionamento sobre atos de vandalismo na prefeitura, afirmando que repudia qualquer tipo de depredação ao patrimônio público.

Sobre o Carnaval, o vereador destacou que Salgueiro sempre teve uma festa tradicional e bem organizada e demonstrou otimismo em relação à edição deste ano, acreditando que o evento ajudará a movimentar a economia local. Ele ainda solicitou que o Bloco Habeas Corpus da Folia, organizado pela OAB Salgueiro, seja incluído na programação oficial de divulgação.

Encerrando sua participação, Mariano Barros fez um apelo ao Governo do Estado para que regularize o pagamento dos salários atrasados dos vigilantes das empresas B1 e BBC, responsáveis pela segurança em prédios públicos estaduais. Segundo ele, a situação dos trabalhadores é preocupante, e o governo deve ser mais rigoroso com as empresas contratadas que não cumprem suas obrigações.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending