Conecte-se Conosco

Pernambuco

Local em que prédio desabou na última sexta está isolado

Publicado

em

Dois dias após a tragédia do desabamento do edifício do Conjunto Beira-Mar, no Janga, em Paulista, que deixou 14 mortos e três feridos, após desabar parcialmente na última sexta-feira (7), a área da tragédia foi isolada pela Guarda Municipal de Paulista. 

No sábado (8), após 35 horas, todas as pessoas que eram procuradas pelos bombeiros foram localizadas no segundo dia de buscas entre os escombros. Uma mãe e dois filhos foram encontrados abraçados sem vida numa cama de casal entre os destroços do desabamento. Marcela Neves dos Santos, de 42 anos, que trabalhava como faxineira autônoma. Ela morava no Conjunto Beira-Mar há oito anos, junto com Wallace, de 10 anos, e Maria Flor, de 6 anos. 
Além deles, o Corpo de Bombeiros, confirmou a morte de Josuel Ramos da Silva, de 45 anos, que trabalhava como porteiro da Escola Municipal Governador Carlos Wilson, localizada em Paulista; Mateus Silva de Albuquerque, de 21 anos, que era namorado de Evelyn (sobrevivente) e que morreu abraçado à jovem, quando parte do prédio desabou. Guilherme Emanuel Misael, de 12 anos; Pedro Misael, de 8 anos, irmão de Guilherme; Ester Misael, de 5 anos, irmã de Guilherme; Maria da Conceição Mendes da Silva, de 43 anos; Deivison Soares da Silva, de 19 anos, filho de Maria, que morreu no hospital após ser resgatado; Deivid Soares da Silva, de 17 anos, filho de Maria e Eloá Soares da Silva, de 21 anos, também filha de Maria e José Celino Mota Neto, de 40 anos, e a companheira dele, Josiane, de 37 anos, que foram encontrados mortos juntos sob os escombros.
Três pessoas foram resgatadas com vida e foram internadas, sendo Emily Misael, de 15 anos, que estava entre os escombros. Ela é irmã de Guilherme Emanuel Misael, Pedro Misael e de Ester Misael, que acabaram morrendo. A mãe dos quatro, Thaylane, saiu para trabalhar e no meio do caminho recebeu a notícia por meio da mãe. Emily quebrou a bacia e foi levada para o Hospital da Restauração, onde permanece com quadro de saúde estável. 
Outra sobrevivente, foi a filha de Marcela que foi encontrada sem vida no sábado, Evelyn Tainá Neves, de 15 anos, que foi resgatada viva dos escombros após 10 horas de buscas dos bombeiros. A adolescente foi levada ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, mas foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife. Ela passou por um procedimento cirúrgico na perna e encontra-se em situação estável. Kátia Cristina, de 65 anos, também foi resgatada com vida e levada ao Hospital Miguel Arraes, de onde foi transferida para o Real Hospital Português, na área central do Recife, após passar por exames. Ela é a tutora dos quatro animais resgatados vivos pelos bombeiros após o resgate das pessoas: as cadelas Mel e Mila e os dois gatos, que fugiram.
Fora da edificação, quatro homens foram encontrados com vida: Cauã de 16 anos, Leonardo de 17, Luan de 21 e Lucas de 22 anos. Eles tiveram ferimentos leves e foram para o hospital.
As buscas foram encerradas por volta das 16h50 do sábado (8). A Defesa Civil do município também interditou mais três prédios, chegando a seis o total de blocos que tiveram que ser desocupados.
SUPORTE
A Prefeitura de Paulista informou que desde o desabamento, está sendo realizado um cadastro, na sede da Igreja Presbiteriana do Janga, localizada próxima ao prédio que desabou, para o recebimento de auxílio moradia por parte das famílias que possuam o perfil social para este benefício. O órgão assegurou ainda “que será liberado, a partir desta segunda-feira (10), para as famílias afetadas que tiverem o perfil socioeconômico para o recebimento deste benefício. Seguimos à disposição.”
Ainda de acordo com a prefeitura, a Igreja Presbiteriana do Janga, também está funcionando como ponto de arrecadação para que a população ajude às famílias, através da doação de donativos como: alimentos, roupas, colchões, água, material de higiene pessoal, dentre outras ajudas. O templo fica localizado na Rua Honorato Fernandez da Paz, 1250, no Janga.
A Escola Municipal Edison Gomes, que fica na Rua Severino Monteiro de Jesus, 750, foi colocada como abrigo temporário, mas somente uma pessoa foi para o abrigo, poré, ainda no sábado, ela foi para casa de familiares. 
“Iremos fornecer alimento e tudo que precisarem e todo suporte para um benefício eventual. Depois da triagem e do cadastro, para quem não tiver para onde ir, nós disponibilizamos um acolhimento emergencial, na Escola Edison Gomes, no Janga”, explicou a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares. 
O QUE SE SABE ATÉ AGORA 
O prédio, do tipo “caixão” que desabou, estava interditado por ordem judicial desde 2010, de acordo com a própria prefeitura. Ele faz parte do Conjunto Beira-Mar e havia sido reocupado de forma irregular em 2012. Oito apartamentos desabaram totalmente. Outros quatro foram parcialmente destruídos.
A Prefeitura de Paulista precisará apresentar a relação de todos os imóveis interditados ou diagnosticados com risco de desabamento no município, num prazo de 15 dias. O Ministério Público de Pernambuco, emitiu uma nota em que afirma “a interdição do referido imóvel, assim como sua reocupação, nunca foram comunicada ao órgão, tal como aconteceu com os edifícios Zoe e Montecarlo também na cidade de Paulista.” Eles ainda afirmam que para evitar possíveis novas tragédias, foi instaurado um processo administrativo. 
“Esse procedimento tem como objetivo apurar a existência de outros edifícios em situações semelhantes, fazendo levantamento de prédios interditados na cidade de Paulista, ou que precisem ser, buscando adoção das medidas pertinentes para desocupação e/ou demolição, garantindo assim a segurança da população”, complementou o MPPE.

Foto: Romulo Chico/DP

Por Eduarda Oliveira

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Saga pela vice de João Campos termina nesta segunda

Publicado

em

A disputada vaga de vice de João Campos (PSB) nas eleições de outubro será, finalmente, preenchida nesta segunda-feira (22), em evento que deve contar com a participação da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hofmann.

João e Gleisi estiveram reunidos na última quinta-feira (17) com o presidente Lula (PT) e com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em Brasília, para fechar o acordo em torno do nome que acompanhará o socialista no pleito.

ex-chefe de gabinete de João Campos, Victor Marques (PCdoB), é o mais cotado. Ele foi exonerado no mês de junho, dentro do prazo de desincompatibilização, para que pudesse compor a chapa. Dias antes de deixar o governo, ele se filiou ao PCdoB.

Victor é tido como aliado de primeira linha de João Campos e tem o perfil desejado pelo prefeito para, caso ele seja reeleito e decida se candidatar ao governo de Pernambuco, em 2026, assumir a prefeitura do Recife.

A saga do vice

O PT era um dos interessados na vaga de vice-prefeito de João Campos, também de olho em assumir mais uma vez a prefeitura da capital, em 2026, caso o prefeito tente o governo do estado.

O partido chegou, inclusive, a fazer “prévias” internas para o cargo de vice, colocando vários nomes à disposição para o posto. Depois de uma longa discussão, chegou-se ao nome do ex-vereador Mozart Sales. O deputado federal Carlos Veras também era um dos cotados.

Após a reunião ocorrida em Brasília, na última semana, uma ala do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco enxergou a escolha de Victor Marques como uma derrota. O deputado estadual e ex-prefeito da cidade, João Paulo, por exemplo, afirmou que a sigla saiu humilhada das negociações.

O diretório municipal da legenda, porém, afirmou respeitar a decisão da instância nacional em prol da aliança com o PSB, afirmando que o acordo é “estratégica para o fortalecimento da base de apoio ao governo Lula”, e que entende “ser importante dar sua contribuição para a reeleição da Frente Popular, liderada por João Campos”.

Já dando indícios de que deixaria o PT de fora dessa decisão, no mês de abril deste ano, João Campos filiou quatro secretários municipais em partidos que poderiam fazer parte de sua chapa: além de Victor, que foi para o PCdoB, Maíra Fischer (de Finanças) se filiou ao União Brasil, Marília Dantas (de Infraestrutura) integrou o MDB e Felipe Matos (Planejamento) entrou para o Republicanos.

Em junho, no final do prazo de desincompatibilização, apenas Marília e Victor foram exonerados da prefeitura, sinalizando que um deles seria o escolhido para compor a chapa.

O prefeito do Recife sempre manifestou o desejo de ter alguém da sua confiança para seguir o trabalho realizado na capital, e bancou sua vontade junto ao presidente Lula, num acordo direto que envolveu os diretórios nacionais do PT e do PSB.

Quem é Victor Marques

Natural de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco, Victor Marques Alves é engenheiro civil, assim como João Campos. Ele é filho do ex-vereador de São José do Belmonte, Zezinho de Sata, falecido em 2017, e irmão do pré-candidato a prefeito da cidade Vinicius Marques (PSB).

Victor já foi assessor do gabinete de Paulo Câmara (PSB), em 2017, na mesma época em que João Campos era chefe de gabinete o governador. Ele ficou no posto até 2019, quando assumiu a chefia de gabinete de João, quando ele foi eleito deputado federal. Em seguida, tornou-se chefe de gabinete do socialista na prefeitura do Recife.

Victor Marques também foi membro do Conselho de Administração da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), mas deixou o cargo para poder concorrer ao cargo nas eleições deste ano.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 22 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Recife: Grave acidente deixa cinco mortos em Boa Viagem na madrugada desta segunda-feira

Publicado

em

Seis pessoas estavam em um carro que saiu da pista e colidiu contra uma árvore na Avenida Boa Viagem, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

O grave acidente resultou na morte, na hora, de cinco vítimas.

O sinistro ocorreu por volta das 4h10 desta segunda-feira (22), próximo ao cruzamento da avenida com a Rua Vicência.

Segundo relatos de testemunhas, os ocupantes do veículo tinham acabado de deixar a praia e estavam a caminho de casa quando ocorreu o acidente.

A força da colisão foi tão intensa que o motor do carro foi lançado a uma distância de aproximadamente 200 metros do local do impacto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, porém, ao chegarem ao local, constataram que cinco pessoas já estavam sem vida, sendo duas encontradas fora do veículo e outras três presas às ferragens.

O resgate das vítimas presas foi realizado pelo Corpo de Bombeiros. A sexta vítima foi levada para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital pernambucana.

Até o momento desta reportagem, não foram divulgados os nomes nem as idades das vítimas.

A Polícia Civil e o Instituto de Criminalística foram mobilizados para o local a fim de investigar as circunstâncias que levaram ao acidente. A causa específica do incidente ainda não foi informada.

Por Portal de Prefeitura

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!