Mundo
López Obrador toma posse e promete transformação radical no México

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
Ele foi eleito no dia 1º de julho com 53% dos votos
Com um discurso em que prometeu ser um divisor de águas na história do México, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, 65, assumiu neste sábado (1º) a Presidência prometendo um governo austero e voltado aos mais pobres.
“Pode soar pretensioso ou exagerado, mas hoje não inicia somente um governo. Hoje começa uma mudança de regime político”, disse López Obrador, no Congresso, diante de parlamentares e convidados estrangeiros.
“A partir de agora, começa uma transformação política e ordenada, mas ao mesmo tempo profunda e radical porque se acabará com a corrupção e a impunidade que impedem o renascimento do México.”
Em discurso de 1h18min, o líder esquerdista voltou a prometer um crescimento anual de 4% ao ano, mas disse que não gastará mais do que arrecada e que respeitará a independência do Banco Central.
+ Macron sobre Acordo de Paris: ‘Cabe a Bolsonaro esclarecer as coisas’
Ele assegurou que os recursos para investimentos e programas sociais virão do combate à corrupção e de medidas como a redução dos salários do funcionalismo e até da venda do avião presidencial –prometeu usar voos comerciais.
“Não se condenará os que nascem pobres a morrer pobres”, disse. “Vamos governar para todos, mas daremos preferência aos vulneráveis e aos despossuídos. Primeiro os pobres.”
Entre as promessas de campanha repetidas no discurso, o novo mandatário disse que diminuirá o preço da gasolina, abrirá cem universidades públicas e criará uma ajuda financeira para 1 milhão para pessoas com deficiência.
Em mensagem aos que temem que ele se perpetue no poder, o líder esquerdista disse que não tentará mudar a Constituição para buscar a reeleição. Prometeu também convocar um referendo revogatório sobre o seu mandato daqui a dois anos e meio. No México, o mandato presidencial é de seis anos.
Eleito com 53% dos votos, a votação mais ampla da história mexicana, López Obrador conta ainda com a maioria absoluta no novo Congresso, empossado em setembro.
Em mudança de posição, prometeu a criação de uma Guarda Nacional militarizada para combater o crime organizado e a violência, medida que precisa de aprovação do Congresso. Até recentemente, defendia que o Exército não deveria ser usado para esse fim.
Em 2006, sob críticas do líder esquerdista, o presidente direitista Felipe Calderón declarou guerra ao narcotráfico e passou a empregar o Exército na segurança pública. O resultado foi o aumento no número de mortos e de violações aos direitos humanos sem que o crime organizado fosse desmantelado.
Com relação às relações internacionais, López Obrador adotou um tom amistoso ao mencionar os Estados Unidos. Agradeceu a presença do vice-presidente Mike Pence e disse que tem recebido um “tratamento respeitoso” do agora colega Donald Trump, que estava representado também pela filha Ivanka.
O mexicano fez apenas uma menção protocolar ao ditador venezuelano, Nicolás Maduro, presente na posse. Em protesto, parlamentares da oposição gritaram “ditador” e levantaram uma faixa diante do plenário onde se lia: “Maduro, você não é bem-vindo”.
O governo Michel Temer (MDB) foi representado apenas pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, cuja presença não foi mencionada pelo mandatário mexicano.
As festividades da posse incluíram a abertura da residência presidencial Los Pinos para visitação pública. O local, usado pelos mandatários desde 1934, passará a ser um centro cultural –López Obrador continuará morando em sua casa.
Por Folhapress
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.
Mundo
Papa Francisco, hospitalizado há 20 dias, perde o início da quaresma

Os cardeais celebraram, nesta quarta-feira (5), o início da quaresma católica na ausência do papa Francisco, hospitalizado há 20 dias por uma dupla pneumonia que mantém os fiéis em alerta.
“Nós nos sentimos profundamente unidos a ele neste momento e agradecemos a oferta de suas orações e sofrimentos pelo bem de toda a Igreja e do mundo inteiro”, declarou o cardeal italiano Angelo De Donaris, que leu em seu lugar a homilia da missa da Quarta-feira de Cinzas.
A homilia foi escrita por Francisco e lida na basílica de Santa Sabina, na colina do Aventino, em Roma. “Tocamos a fragilidade na experiência da doença, da pobreza e do sofrimento que às vezes cai repentinamente sobre nós e nossas famílias”, escreveu Francisco, em um texto que ressoa com sua própria situação.
As celebrações da Quarta-feira de Cinzas dão início à quaresma, o período de 40 dias que precede a Páscoa. O pontífice argentino, de 88 anos, costuma presidir a missa deste dia, na qual os fiéis recebem cruzes de cinzas em suas testas.
As cinzas tradicionalmente vêm da queima das palmas do Domingo de Ramos das celebrações da Páscoa do ano anterior.
O Vaticano informou mais cedo nesta quarta que o papa “descansou bem durante a noite” e acordou pouco depois das 8h00 (4h00 de Brasília).
Uma fonte da Santa Sé declarou poucas horas depois que o estado de saúde do pontífice continua “estável”.
Jorge Mario Bergoglio passou as últimas duas noites com máscara de oxigênio porque o dispositivo o ajuda a dormir melhor, acrescentou a fonte, e nesta quarta-feira recebe oxigênio de “alto fluxo” através de uma cânula nasal.
Francisco teve um dia tranquilo na terça-feira, após dois episódios de insuficiência respiratória aguda na segunda-feira. O Vaticano informou que não tinha febre, estava “alerta” e cooperava com o tratamento. O prognóstico, no entanto, continua “reservado”.
Internado no hospital Gemelli de Roma, o líder da Igreja Católica já havia perdido as celebrações da Quarta-feira de Cinzas em 2022 devido a uma dor aguda no joelho.
Desta vez, Francisco também não poderá participar nos tradicionais “exercícios espirituais”, um retiro que acontece todos os anos no início da quaresma com a Cúria, os funcionários e a administração da Santa Sé.
– Hospitalização mais longa do papa –
No hospital Gemelli em Roma, que o papa João Paulo II chamava de “Vaticano III”, o jesuíta argentino alterna descanso, orações e fisioterapia para se recuperar de uma pneumonia nos dois pulmões que provocou vários episódios de insuficiência respiratória.
Segundo o cardeal venezuelano Edgar Peña Parra, número 3 do Vaticano, que visitou Francisco no domingo, o papa “leva em seu corpo os sinais de fragilidade e de doença, como qualquer ser humano”.
Esta é a internação mais longa do pontificado de Francisco, que não aparece em público desde que foi hospitalizado e perdeu a oração do Angelus nos últimos três domingos, algo inédito desde sua eleição em 2013.
A equipe médica do papa não se pronunciou sobre quanto tempo ele permanecerá internado ou sobre o período de convalescença se conseguir superar a doença, o que gera inquietação entre os fiéis.
Na terça-feira, fiéis argentinos colocaram diante do hospital uma estátua de Nossa Senhora de Luján, com um véu azul e branco, para a qual Francisco costumava rezar em peregrinação quando era arcebispo de Buenos Aires.
Religiosos e fiéis continuam se reunindo em frente ao hospital com flores e velas. “Neste momento em particular precisamos realmente de seu apoio e proximidade”, disse Domenica Patania, uma italiana de 63 anos. “Queremos que ele tenha boa saúde por muitos anos mais”, declarou à AFPTV.
A internação, a quarta desde 2021, provoca grande preocupação devido aos problemas que afetaram a saúde de Jorge Bergoglio nos últimos anos: operações no cólon e no abdômen, além de dificuldades para caminhar.
Também provocou a retomada dos questionamentos no Vaticano sobre a capacidade de Francisco desempenhar as funções papais. O pontífice descartou recentemente a ideia de renunciar.
Foto ANDREAS SOLARO / AFP
Por AFP


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Mundo
Macron planeja nova visita aos EUA para reunir com Zelensky e Trump

O presidente francês Emmanuel Macron está ponderando fazer uma nova visita a Washington para um encontro que envolverá Donald Trump, Volodymyr Zelensky e Keir Starmer.
“Está sendo considerada a possibilidade de o presidente Macron regressar a Washington com o presidente Zelensky e com o seu homólogo inglês”, disse Sophie Primas, porta-voz do Governo fracês.
Quanto a datas, esta não especificou quando se realizará o encontro mas destacou poder ser em um “futuro próximo”.
Recorde-se que a França e o Reino Unido têm liderado a resposta da Europa à crise diplomática entre os EUA e a Ucrânia, após o fracasso das conversas entre Trump e Zelenskyy na passada sexta-feira.
Macron visitou a Casa Branca para falar com Trump no início da semana passada e Starmer seguiu-o em um encontro semelhante dias depois, recorda a Sky News.
Depois de ambas as reuniões parecerem ter corrido bem, Zelenskyy seguiu para o encontro que não correu da melhor forma, com vários momentos de tensão, e que levou à suspensão, na segunda-feira, da ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrânia.
Hoje, entretanto, Trump teria afirmado que recebeu garantias de Volodymyr Zelensky de que estava pronto para negociar uma “paz duradoura” com a Rússia.
Foto Getty
Por Notícias ao Minuto


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Mundo
Homem morre após tentar alcançar filho que tinha caído em pista de esqui

Um homem morreu na estância de esqui de La Plagne, em Saboia, França, depois de uma violenta queda.
Segundo a imprensa francesa, o homem, um turista, na casa dos 50 anos, que estava com os dois filhos adolescentes, caiu numa pista negra – pistas muito difíceis, para esquiadores de nível alto – e deslizou cerca de 300 metros numa encosta muito íngreme.
O homem tentava alcançar um dos filhos, que tinha caído pouco antes do início da pista. Contudo, acabou caindo também e rolou pela pista sem conseguir parar.
A vítima foi encontrada já em parada cardiorrespiratória e, apesar dos esforços para reverter a situação, o óbito acabou por ser declarado no local.
Os dois adolescentes, que testemunharam a queda, não sofreram ferimentos físicos.
Foto Philippe ROYER/Gamma-Rapho via Getty Images
Por Notícias ao Minuto


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos