Destaque
Migrantes da América Central não conseguem pedir asilo nos EUA

Guardas no ponto de entrada de San Diego, na Califórnia, dizem que os postos ali atingiram capacidade máxima
Uma longa jornada terminou com uma porta fechada. Os migrantes da América Central que rumaram em caravana até a fronteira com os Estados Unidos ao longo do último mês estão barrados do lado de fora do país enquanto esperam uma audiência com as autoridades americanas.
Mas esse encontro parece cada vez mais improvável. Guardas no ponto de entrada de San Diego, na Califórnia, dizem que os postos ali atingiram capacidade máxima e não é possível processar mais pedidos de asilo no momento.
Enquanto isso, centenas de imigrantes, a maioria mulheres e crianças vindas de Honduras e de El Salvador, países abalados por uma escalada de violência, vêm passando as noites em abrigos ou dormindo no chão diante da cerca na divisa com o México.
Seguidos por câmeras de televisão ao longo de todo o trajeto, os migrantes da chamada caravana despertaram a ira do presidente Donald Trump, que vem usando o episódio para pedir mais dinheiro do Congresso para a construção do muro na fronteira que prometeu em sua campanha vitoriosa pela Casa Branca.
Trump chegou a ameaçar paralisar o governo mais uma vez em setembro caso parlamentares não aprovem os gastos para reforçar as barreiras.
“Vocês estão vendo essa bagunça que está acontecendo com a caravana vindo para cá? Nossas leis são tão fracas, são patéticas”, disse o presidente no fim de semana, discursando para um grupo de apoiadores. Depois, na Casa Branca, Trump lembrou que está mandando homens das Forças Armadas para a divisa.
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, também foi até a fronteira, onde disse que esses migrantes são vítimas da exploração de ativistas políticos e de uma “mídia enviesada”.
“Homens, mulheres e crianças como os que estão hoje reunidos na nossa fronteira são explorados por traficantes de pessoas e cartéis de drogas que se aproveitam do sofrimento deles para enfraquecer nossas leis e garantir lucros”, afirmou Pence a jornalistas.
Qualquer migrante que provar que está fugindo de violência em seu país pode pedir asilo em solo americano, mas o presidente e outros que exigem leis mais duras anti-imigração vêm chamando todos de ilegais e lembrando casos de violência de gangues como a MS-13, grupo surgido em El Salvador, para voltar a opinião pública contra o movimento.
Nesse ponto, a estratégia de organizadores da chamada caravana é usar uma linguagem que Trump, ex-apresentador de “O Aprendiz”, conhece bem. Ao transformar o cortejo em “reality show”, chamando a atenção máxima dos canais de notícias que o presidente gosta de ver, eles levaram o tema ao topo de um debate cada vez mais incendiário.
Imagens de mulheres segurando bebês e de homens hasteando bandeiras de seus países no alto da cerca que separa o México dos Estados Unidos turbinaram não só o ódio do presidente mas também uma onda de simpatia de ativistas do outro lado da fronteira.
Em Los Angeles e outras cidades, há uma série de simpatizantes que oferecem suas casas para abrigar os migrantes.
Por Folhapress.
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Destaque
Cristiano Dantas defende a educação no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, o vereador Cristiano Dantas destacou a importância da educação na luta por igualdade de direitos. “Uma sociedade evoluída começa com políticas públicas que garantam ensino de qualidade para todos”, afirmou. Dantas ressaltou que o papel dos legisladores é fundamental na criação de um futuro mais justo para as mulheres, com acesso igualitário à educação. “O que estamos fazendo hoje para garantir um amanhã mais justo?”, provocou, enfatizando a relevância de ações concretas para transformar a realidade das mulheres.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Acusado de estupros de crianças, pediatra diz que não vai ficar preso: “vou ficar só dois dias e saio”

O médico Fernando Cunha Lima, de 81 anos, afirmou que tinha certeza de que não continuaria preso. Ele foi preso na manhã desta sexta-feira (7), em Pernambuco. Quando chegou à Central de Polícia, em João Pessoa, o médico concedeu entrevista à imprensa.
“Agora, com a minha doença, eu não vou ficar preso”, afirma. O médico é questionado por um repórter se tinha certeza do que afirmava, e ele responde: “Tenho certeza. Eu vou ficar só dois dias e saio”.
O médico também afirmou que era inocente e disse que estava foragido porque não queria ser preso. Ele afirma que estava em Pernambuco porque a filha morava lá e que não se entregou antes porque os advogados não o orientaram a fazer isso. Ele também negou que abusou das vítimas.
Por Vila Bela FM


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Governo zera impostos sobre café, carnes, azeite e outros alimentos importados

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou na noite desta quinta-feira, dia 6, a zeragem na alíquota do imposto de importação sobre diversos alimentos para garantir uma redução no preço de determinados itens, como carne, café, açúcar e milho. O anúncio foi feito após reunião de Ministros com empresários do setor.
A medida deverá passar pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) antes de entrar em vigor.
Além de zerar as alíquotas, Alckmin disse que o Ministério da Agricultura vai acelerar a análise das questões fitossanitárias em relação a outros países que comercializam com o Brasil. O vice-presidente também anunciou outras medidas, como estímulo e prioridade para cesta básica no Plano Safra e fortalecimento dos estoques reguladores pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Veja abaixo como ficará a alíquota de imposto de importação sobre cada produto:
– Carne – alíquota passa de 10,8% para 0%
– Café – alíquota passa de 9% para 0%
– Açúcar – alíquota passa de 14% para 0%
– Milho – alíquota passa de 7,2% para 0%
– Óleo de girassol – alíquota passa de 9% para 0%
– Azeite – alíquota passa de 9% para 0%
– Óleo de palma – cota de importação era 65 mil toneladas e passa para 150 mil toneladas
– Sardinha – alíquota passa de 32% para 0%
– Biscoito – alíquota passa de 16,2% para 0%
– Massas alimentícias – alíquota passa de 14,4% para 0%
Por Diário de Pernambuco
Foto Joédson Alves/Agência Brasil


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos