Conecte-se Conosco

Destaque

Mirandiba: Prefeita Rose Cléa exonera todos os servidores contratados e responsabiliza a gestão passada por isto

Publicado

em

 

A Prefeita Rose Cleá Máximo, baixou o decreto de número 0192017, datado de 22 de setembro e publicado no dia 25 do mesmo mês, onde exonera todos os servidores contratados do município e responsabiliza a gestão anterior, do ex-Prefeito Bartolomeu Carvalho por esse fato.

Segundo a Prefeita, a gestão passada é a responsável por ela até agora, passados quase nove meses de sua gestão, ainda não ter o conhecimento real da situação econômica, financeira e administrativa, pois a gestão de Bartolomeu, na época da transição, não passou para a atual gestão, arquivos, como folhas de pagamento, balancetes, situação de débitos junto a prestadoras de serviços, como Compesa, Celpe e INSS, como também divulgou a falta de equipamentos, tais como, impressoras, computadores, notebook, etc, pertencentes a prefeitura e não encontrados pela nova gestão, dificultando e inviabilizando sua gestão, Tal fato deveria ter sido comunicado, tornado público e tomada as medidas necessárias e cabíveis, na esfera cível e criminal, nos primeiros dias de mandato de sua gestão ou até mesmo durante a passagem de transição de cargos, que ocorre geralmente nos últimos dias de mandatos, sempre no mês de dezembro, não cabendo isto neste momento para tentar justificar, possíveis falhas de gestões passadas.

Em março de 2017, a prefeita já devia ter uma noção de como estava a situação das finanças do município, tanto é que a mesma, através do decreto 0062017, de 30 de março, decretou estado de emergência na Cidade. 

A exoneração dos mais de 450 funcionário, deve ser vista como uma ação correta de colocar a casa em ordem, após isto, podendo saber desta forma, quanto o município arrecada e quanto pode gastar com a folha de pagamento, que atualmente, por lei não pode ultrapassa 54% do que o município arrecada, hoje o município de Mirandiba, está em 74% de comprometimento de sua receita com folha de pagamento, inviabilizando aplicar recursos em áreas como, saúde, educação e infraestrutura.

O Blog do Silva Lima, esteve na Cidade de Mirandiba, na manhã desta terça-feira(26), onde conversou com alguns dos funcionários exonerados e fez a seguinte pergunta: Você foi contratado(a) na gestão de Bartolomeu ou de Rose Cléa? A resposta entre todos os questionados, foi que a contratação teria ocorrido na atual gestão, desta forma trazendo a responsabilidade, pela falta de conhecimento da atual situação econômica e financeira, também para a Prefeita Rose Cléa Máximo. Funcionários também reclamavam de no anexo do decreto, exposto no quadro mural da prefeitura, estavam além do nomes dos funcionários, o número do CPF, causando um desconforto, para alguns servidores exonerados.

Também não deve ser possível que esses quase 500 funcionários contratados, que serão exonerados a partir do próximo dia 30 do corrente mês, seja exclusivo de contratação da atual gestora, ou será?

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Seis em cada dez negros sofreram discriminação no último ano

Publicado

em

A pesquisa Brand Inclusion Index 2024, da empresa global de dados e análise de marketing Kantar Insights, entrevistou 1.012 brasileiros e constatou que 61% dos pretos e pardos sofreram discriminação no último ano. Os ambientes e circunstâncias mais violentos nesse sentido foram o local de trabalho (31%), locais públicos (26%) e enquanto faziam compras (24%).

Ao todo, 11% dos participantes apontaram a cor da pele como fator que motivou a discriminação. Uma parcela de 10% ainda indicou a etnia ou a raça.

A amostragem abarcou quatro grupos minoritários: mulheres, negros (pretos e pardos), pessoas com deficiências (PCDs) e comunidade LGBTQIA+. A companhia pretendia captar sua percepção sobre aspectos como diversidade, equidade e inclusão de uma marca.

Em relação às marcas, o resultado foi de que 86% dos negros (pretos e pardas) afirmaram ser importante que promovam ativamente a diversidade e a inclusão em seus próprios negócios ou de modo mais abrangente, de modo a beneficiar toda a sociedade.

A Natura, a Avon e a Nike foram reconhecidas como as que mais contribuem para a representatividade negra, retratando a população negra a partir de uma perspectiva positiva. Outro atributo ligado a essas marcas foi a preocupação em oferecer produtos para clientes não brancos.

Outro dado de destaque do levantamento é o de que apenas um em cada cinco dos entrevistados (20%) se vê representado sempre em veículos de comunicação. As parcelas que disseram se enxergar no que é disseminado algumas vezes e nunca são, respectivamente, de 69% e 6%.

Kleber Pessoa, profissional da área de desenvolvimento de jogos digitais, já foi constrangido e vítima de racismo em uma loja de artigos para animais, pertencente a uma grande rede com presença em todo o território brasileiro. Ele conta que entrou no local acompanhado de um primo, negro, como ele, e que os dois foram também seguidos por um funcionário. 

“Meu primo não percebeu, mas eu percebi”, disse.

Incomodado com a desconfiança, o recifense experimentou se deslocar pela loja, para confirmar que o funcionário estava de fato de olho nos dois, por associar pessoas negras a atos criminosos, o que configura uma postura e uma atitude de racismo. Após se despedir do primo, na estação de metrô, Pessoa retornou à loja, para se certificar de que o mal-estar com a vigilância descabida não era mera impressão e que, na realidade, tinha fundamento. Ao chegar, confrontou o funcionário, que negou a perseguição e argumentou que “estava só fazendo seu trabalho”.

“Fiquei com muita raiva, com isso na cabeça, e remoendo por muito tempo. Podia ter brigado, feito uma confusão, mas precisava de provas e eu não tinha como provar”, lamenta.

Em pesquisa rápida pela internet, é possível encontrar inúmeros casos semelhantes. Em outubro de 2021, a Polícia Civil concluiu um inquérito que apurava a suspeita de abordagem racista em uma loja de uma marca de vestuário, em Fortaleza, que teria sido praticada por um gerente. Finalizado, o inquérito afirmou que a empresa possuía um “código de conduta” para classificar pessoas “fora do padrão dos clientes da loja”, que seria anunciado como um alerta para os funcionários, para que eles passassem a vigiá-las.

Em outro episódio recente de grande repercussão, uma mulher negra se revoltou com a diferença de tratamento em uma loja, gerada pela insinuação silenciosa de que teria cometido furtos. Em protesto e como forma de dar visibilidade à sua denúncia, voltou ao local, seminua, gritando, com sarcasmo, que, de lingerie, não teria como levar algum item escondido e que, portanto, os funcionários não teriam razão para suspeitar dela.

Foto Shutterstock

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada é o município de PE com mais pontos de risco para exploração sexual de crianças e adolescentes, aponta cartilha da PRF

Publicado

em

Serra Talhada é o município pernambucano com mais pontos de risco para a prática de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais que cortam Pernambuco. Isso é o que aponta cartilha do Projeto Mapear, referente ao biênio 2023-2024, que reúne as principais informações do trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras.

Realizado em conjunto com a Childhood Brasil, organização social sem fins lucrativos, o projeto mapeou pontos de risco em todo o Brasil. Em Pernambuco foram constatados 812 pontos, sendo 70 em Serra Talhada. Gravatá aparece em 2° lugar, com 52 pontos, e Petrolândia ocupa a 3ª posição, com 43. No Sertão, as BRs 232 e 316 concentram a maior quantidade de trechos com potencial para a ocorrência de exploração sexual infantojuvenil.

Segundo a PRF, os locais de maior vulnerabilidade em Pernambuco são postos de combustíveis (316), bares (139), pontos de alimentação (122) e estabelecimentos de hospedagem (84). Além de Serra Talhada, Gravatá e Petrolândia, também ocupam as primeiras colocações no ranking de pontos mapeados, os municípios de Garanhuns (35) e Bezerros (34).

Desde 2003 a PRF faz mapeamento nas estradas federais, no intuito de identificar e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Amupe reúne prefeitos eleitos em Seminário de Novos Gestores

Publicado

em

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará o Seminário Novos Gestores, no Hotel Canarius de Gravatá. O evento tem como objetivo orientar os prefeitos eleitos sobre os principais desafios da administração pública municipal, preparando-os para uma gestão eficiente e sustentável.

A programação inclui palestras, painéis e workshops com foco em temas como finanças municipais, responsabilidade fiscal e parcerias estratégicas. Além disso, o seminário vai contar com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e representantes do governo federal, além de parceiros como o Sebrae.

Durante o evento, a Amupe vai possibilitar a interação dos prefeitos e secretários com especialistas e expositores, que trarão a oportunidade aos gestores conhecerem soluções tecnológicas para as cidades, com o propósito de promover o desenvolvimento integrado dos municípios pernambucanos, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Nosso compromisso é oferecer aos novos gestores as ferramentas necessárias para que iniciem seus mandatos com uma visão clara e estratégias bem definidas. Queremos que cada prefeito e prefeita esteja preparado para enfrentar os desafios da administração pública. E a Amupe é um ponto de apoio para garantir que os municípios de Pernambuco possam avançar juntos, com sustentabilidade e integração”, destacou Marcelo Gouveia, presidente da Amupe e prefeito de Paudalho.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!