Conecte-se Conosco

Mundo

Na Cúpula do Clima, Biden fala em ‘grande progresso’ e celebra promessa de Putin

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Vladimir Putin disse que a Rússia quer atingir a neutralidade em carbono em seu país até 2050

No último dia da Cúpula do Clima, nesta sexta (23), o presidente americano, Joe Biden, disse ter visto “grande progresso” nos debates sobre mudanças climáticas e celebrou o discurso do líder russo –e seu antagonista político–, Vladimir Putin, que quer atingir a neutralidade em carbono em seu país até 2050.

Como anfitrião do encontro virtual que reuniu 40 líderes mundiais, Biden tenta estimular os demais países a apresentarem metas mais ambiciosas sobre a redução das emissões de gases do efeito-estufa para frear o aquecimento global em 1,5 °C, mas enfrenta obstáculos, uma vez que grandes economias, como China e Índia, não quiseram se comprometer com números mais contundentes para a próxima década.

“Fizemos grande progresso até agora, na minha opinião. Sou grato a todos os líderes que anunciaram novos compromissos para nos ajudar a enfrentar a ameaça das mudanças climáticas”, disse o presidente americano. “Também estamos muito animados com o apelo do presidente Putin ontem [quinta] para que o mundo colabore na remoção avançada de dióxido de carbono, e os EUA estão ansiosos para trabalhar com a Rússia e outros países nesse esforço. É uma grande promessa.”

A Rússia é responsável por cerca de 5% das emissões de poluentes, os EUA, por 12,6%, e a Índia, por 7%. A líder China emite cerca de 27% e não anunciou nenhuma nova meta durante o encontro liderado por Biden. O país asiático, no entanto, já havia se comprometido, em dezembro, a baixar suas emissões de gases poluentes antes de 2030 e atingir a neutralidade em carbono em 2060.

O presidente americano quis fazer do último dia da cúpula uma maneira de detalhar o plano para cumprir sua ambiciosa promessa de cortar pela metade as emissões nos EUA até 2030. O novo compromisso foi oficializado por Biden na abertura do encontro virtual, na tentativa de liderar o debate e estimular as demais potências a anúncios mais contundentes no caminho de zerar as emissões até 2050.

Mas o democrata sabia que tinha o desafio de explicar como fazê-lo, já que especificar o plano é uma das demandas de seu governo nas conversas com outros países, inclusive o Brasil. Biden tentou mostrar que, após estabelecer grandes objetivos para o corte de emissões de poluentes, é preciso mudanças na cadeia de produção, com investimentos público e privado e criação de empregos ancorados em energia limpa.

“A sessão final de hoje não é sobre a ameaça das mudanças climáticas, é sobre a oportunidade que responder às mudanças climáticas oferece, com a criação de milhões de empregos bem remunerados em todo o mundo.” Dentro dessa linha, convidou empresários e investidores, como Bill Gates e Michael Bloomberg, para debater investimentos –públicos e privados– na revisão substancial da cadeia de produção americana, com a eliminação do uso de carvão para gerar energia elétrica e a substituição de carros movidos a gasolina por veículos elétricos, por exemplo.

Em vídeo, Gates pediu um “novo e enorme” investimento público e privado em inovação para atender às metas globais e dos EUA. Segundo ele, “usar somente as tecnologias de hoje não vai nos permitir atingir nossos ambiciosos objetivos.” Muitas dessas iniciativas constam do pacote trilionário de infraestrutura lançado por Biden no mês passado que promete reformar estradas, pontes e saneamento nos EUA ao mesmo tempo em que cria empregos e pavimenta a implementação da agenda ambiental do democrata.

Biden tenta mostrar que a força da promessa do Executivo –atrelada ao apoio popular que tenta angariar com o discurso da geração de emprego– é suficiente, mas o dinheiro e as políticas para cumprir as metas dependem da aprovação do Congresso, dividido entre republicanos e democratas quanto à pauta verde.
Anfitrião de 40 líderes mundiais na cúpula, Biden quis mostrar que os EUA são confiáveis na liderança para uma economia mais justa e sustentável, recuperando o prestígio do país no cenário multilateral depois de quatro anos de isolacionismo sob o republicano Donald Trump.

Entre os participantes da cúpula nesta sexta também estavam o secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, e a secretária de Energia americana, Jennifer M. Granholm, auxiliares considerados essenciais por Biden para impulsionar a transição energética no país. Buttigieg tem defendido o estímulo para a produção de carros elétricos e a contenção de poluição na frota atual, com regras federais mais rígidas.

Por fim, o presidente americano repetiu que a reunião organizada por ele é um primeiro passo para a COP26, a conferência do clima da ONU, marcada para novembro na Escócia. “Esta cúpula é um começo que nos levará a Glasgow, onde vamos tornar esses compromissos reais, colocando todas as nossas nações no caminho de um futuro seguro, próspero e sustentável”, afirmou.

Por Folhapress

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalim@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Mundo

Kamala Harris formaliza sua disputa por candidatura à presidência dos EUA

Publicado

em

A vice-presidente americana, Kamala Harris, formalizou, no início da noite deste domingo, 21, pelo horário de Brasília, a candidatura à presidência dos Estados Unidos. A campanha “Harris para Presidente” protocolou à Comissão Federal Eleitoral um registro em que confirma que Harris deixa de ser postulante a um novo mandato como vice-presidente e agora busca ocupar o topo da chapa democrata.

A medida é um dos passos necessários para permitir que os recursos arrecadados pelo presidente Joe Biden possam ser transferidos para Harris. A vice-presidente agora tentará obter a nomeação pelo Partido Democrata na Convenção Nacional, em Chicago, no mês que vem, após Biden ter desistido da reeleição.

CONDENAÇÃO

A deputada republicana Elise Stefanik introduzirá nesta segunda-feira, 22, no plenário da na Câmara dos Representantes dos EUA uma proposta de resolução para condenar a vice-presidente americana, Kamala Harris, pelo papel na política imigratória do país.

A medida – um processo simbólico existente na Câmara dos EUA – é um sinal de que a oposição pretende recorrer ao tema da imigração na disputa presidencial, após o atual chefe da Casa Branca, Joe Biden, desistir da reeleição neste domingo, 21.

Em publicação no X (antigo Twitter), Stefanik lembrou que Harris ficou responsável por liderar os esforços do governo Biden na contenção do fluxo de imigrantes ilegais na fronteira com o México. “A czar das fronteiras abertas de Biden, Kamala Harris, e todos os democratas eleitos são responsáveis por essa crise na fronteira”, criticou.

“FRACASSOS” DE BIDEN

Candidato à vice-presidência dos Estados Unidos na chapa republicana, o senador J.D. Vance acusou a vice-presidente americana, Kamala Harris, de também ser responsável pelos “fracassos” do presidente Joe Biden.

“Joe Biden tem sido o pior presidente da minha vida e Kamala Harris tem estado com ele em toda essa trajetória”, afirmou, em publicação no X (antigo Twitter) neste domingo, 21, horas após Biden anunciar que desistiu de buscar a reeleição.

Vance criticou a política imigratória do governo Biden e disse que os esforços de transição verde do democrata ajudaram a impulsionar os custos de habitação e alimentos nos EUA. O senador acusou Harris ainda de mentir sobre a acuidade mental do presidente. “O presidente Trump e eu estamos pontos para salvar a América, independentemente de quem estiver no topo da chapa democrata”, concluiu.

Fonte:Estadão conteúdo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Biden declara apoio à candidata Kamala Harris

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que apoia a candidatura de Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos.

Isso acontece após ele divulgar uma carta nas redes sociais informando que desistiu da disputa eleitoral deste ano.

“Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso.”

Foto Reuters/Elizabeth Frantz

Por CNN

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Joe Biden anuncia desistência de candidatura à reeleição para a presidência dos EUA

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, anunciou que desistirá de concorrer à reeleição à Casa Branca. O democrata comunicou a decisão em uma carta publicada nas redes sociais, na tarde deste domingo (21/7).

Biden se preparava para concorrer nas eleições deste ano contra o republicano Donald Trump. No entanto, opositores e aliados passaram a questionar a capacidade dele para um novo mandato diante do desempenho no último debate.

No comunicado, Biden diz que foi a maior honra da vida dele servir como presidente dos Estados Unidos. “Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país renunciar e me concentrar exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu prazo”.

Por Metrópoles

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!