Conecte-se Conosco

Destaque

No bicentenário de Marx, socialismo ainda divide opiniões

Publicado

em

Só 22% dos brasileiros acham que a classe trabalhadora está bem representada politicamente

Duzentos anos após o nascimento do pensador responsável pelas bases teóricas do socialismo, o sistema político e econômico desenvolvido por Karl Marx (1818-1883) ainda gera grande polarização internacional. Uma pesquisa de opinião global indica que a ideologia socialista divide opiniões e é vista de forma contraditória. Segundo o levantamento, a maior parte das pessoas defende ao mesmo tempo pontos centrais do socialismo e do capitalismo liberal, o que revela certa incongruência política.

A divisão em relação a o que o socialismo representa é clara. Por um lado, metade das pessoas (50% dos entrevistados) ainda acredita que, no presente, ideais socialistas têm grande valor para o progresso da sociedade. Para a outra metade (48%), entretanto, o socialismo é um sistema de opressão política, vigilância em massa e terrorismo de Estado.

A sondagem online foi feita entre março e abril. No total, 20.793 pessoas de 18 a 65 anos foram ouvidas em 28 países, inclusive no Brasil. Apesar de mostrar a divisão das opiniões em relação ao sistema como um todo, há uma grande aprovação global a respeito de alguns pontos centrais da presença do Estado na economia, como forte defesa de educação e saúde públicas. Ao mesmo tempo, a maior parte dos entrevistados também defende liberdades individuais e o favorecimento econômico de quem tem mais talento.

A divisão das opiniões e a contradição se revelam em outros pontos da pesquisa. Dois terços dos entrevistados acreditam que a competição e o livre mercado revelam o melhor das pessoas. Em uma linha semelhante, pouco mais da metade dos entrevistados acredita que a liberdade individual é mais importante do que a justiça social. E quase 70% acham que é certo que as pessoas com mais talento ganhem mais do que as que têm menos. 

No caso brasileiro, os resultados também indicam forte contradição na forma como a população pensa a relação entre o Estado e a economia. Pelo levantamento, 57% aprovam o socialismo, mas 50% acham que o ele é um sistema de opressão –o que indica que, para quase 1 em cada 10 brasileiros, o socialismo é os dois ao mesmo tempo. A margem de erro da sondagem no Brasil é de 3,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Outro ponto que chama atenção é que, por mais que o socialismo tenha apoio de mais da metade da população, 78% dos entrevistados do Brasil defendem o livre mercado como um sistema que revela o melhor das pessoas. O Brasil é o segundo país em que menos pessoas acham que os ricos deveriam pagar mais impostos para ajudar os pobres (66%). O país fica atrás apenas da África do Sul (58%). Só 22% dos brasileiros acham que a classe trabalhadora está bem representada politicamente. A média global é de 33%.

A contradição da defesa simultânea de socialismo e capitalismo se repete em muitos países, mas, como a pesquisa foi realizada em nações que seguem modelos políticos e econômicos diferentes, ela revela certa separação geográfica na forma como o socialismo é interpretado.

A China, por exemplo, é o país que mais defende o socialismo como forma de alcançar o progresso (84%) e um dos que menos acreditam que a liberdade individual é mais importante do que a justiça social (37%). Os EUA, por outro lado, defendem mais liberdade individual (66%), estão entre os que menos acham que socialismo traz progresso (39%) e veem o socialismo como opressor (61%). Com informações da Folhapress.

POR DANIEL BUARQUE PARA FOLHAPRESS

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Fabiana da Saúde palestra sobre Câncer e Autocuidado no assentamento 102

Publicado

em

Neste sábado, 22 de fevereiro, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de São José do Belmonte, Fabiana da Saúde, realizou uma palestra no Assentamento 102, na zona rural do município. Com um enfoque em saúde, a palestra abordou temas cruciais como câncer de mama e câncer de próstata, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos tratamentos disponíveis.

De acordo com Fabiana, a discussão sobre câncer é vital, uma vez que essas doenças impactam muitas vidas. “É uma oportunidade incrível de compartilhar informações essenciais,” afirmou a vereadora, ressaltando a relevância do tema no contexto atual. Durante a fala, ela enfatizou a necessidade de conscientização sobre os diversos aspectos relacionados ao câncer e como pequenas atitudes podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Além dos temas oncológicos, a vereadora também conversou sobre a importância da fé em momentos desafiadores e como ela pode servir como fonte de conforto e esperança. Outro ponto central da palestra foi o autocuidado, que, segundo ela, é fundamental para a saúde integral. “Cuidar de si mesmo vai além da saúde física; envolve o bem-estar emocional e mental,” explicou Fabiana, incentivando os presentes a buscarem equilíbrio e qualidade de vida.
Fabiana agradeceu a todos os participantes pela oportunidade de dialogar sobre essas questões e reiterou seu compromisso em fomentar um ambiente mais saudável e consciente na comunidade. “Juntos, podemos priorizar a prevenção e o cuidado,” finalizou.

Com essa iniciativa, Fabiana da Saúde se reafirma não apenas como uma liderança política, mas também como uma profissional comprometida com a saúde e o bem-estar da população de São José do Belmonte.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Salgueiro sediará o próximo Grande Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco

Publicado

em

Entre os dias 20 e 23 de março, Salgueiro sedia o primeiro Grande Congresso de 2025 da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). A realização do evento foi oficializada nessa sexta-feira, 21, em reunião do presidente da UVP, Léo do Ar, com o prefeito do município, Fabinho Lisandro. Também estiveram presentes o vice-presidente da UVP, Zé de Benga, e o presidente da Câmara de Vereadores de Salgueiro, Léo Parente.

Além de vereadores, o congresso reunirá representantes dos poderes Executivo e Judiciário de Pernambuco, movimentando a economia da cidade nesse período. O objetivo do evento, que ocorrerá no Salgueiro Plaza Hotel, é capacitar e atualizar vereadores de todo o Estado, incentivando uma gestão pública eficiente e comprometida com o desenvolvimento das cidades.

A escolha de Salgueiro para sediar o encontro torna a cidade um ponto estratégico para debates e trocas de experiências entre parlamentares e gestores públicos. Informações mais detalhadas sobre o evento serão divulgadas pela UVP nas próximas semanas.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de São José do Belmonte lança o Circuito Banco Vermelho: Um Movimento pela Segurança e justiça das mulheres

Publicado

em

A Prefeitura de São José do Belmonte deu um passo importante na luta pelo fim da violência contra as mulheres com o lançamento do Circuito Banco Vermelho, uma iniciativa que visa fortalecer a conscientização sobre esse problema social. O projeto busca envolver toda a comunidade na construção de uma sociedade mais segura e justa para as mulheres.

O Banco Vermelho é um símbolo de resistência, representando o compromisso coletivo no combate à violência doméstica e no apoio às vítimas. Através dessa ação, o município reforça a necessidade de união entre os cidadãos para eliminar práticas que ainda afetam tantas mulheres em nossa sociedade.

A proposta é simples, mas poderosa: tire uma foto com o símbolo do Banco Vermelho, marque a Prefeitura de São José do Belmonte e ajude a espalhar essa mensagem de transformação e empoderamento. Ao se engajar no movimento, cada pessoa contribui para fortalecer a luta contra a violência, mostrando apoio àqueles que sofrem em silêncio.

Com o slogan “O nosso foco é o desenvolvimento”, a Prefeitura reafirma seu compromisso em promover políticas públicas de prevenção e apoio à mulher, além de fortalecer a rede de proteção em todo o município.

A campanha já está mobilizando cidadãos, organizações e autoridades locais, demonstrando que a luta pela igualdade e pela segurança das mulheres é uma responsabilidade de todos. Juntos, podemos fazer a diferença e transformar essa causa em uma realidade mais justa e segura para todas as mulheres de São José do Belmonte.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending