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Pernambuco

Novo sistema de agendamento para carteira de identidade já está funcionando em Pernambuco

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O cidadão pernambucano já pode acessar o novo sistema de agendamento para carteira de identidade, desenvolvido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e coordenado pela Secretaria de Administração (SAD). Com ele será permitido um melhor controle dos agendamentos por parte da Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio do Instituto Tavares Buril (ITB) – órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade.

Segundo a secretária de Administração, Marília Lins, “o novo sistema diminuirá o tempo de espera no agendamento para a execução de serviço presencial. Também estamos contando com a consciência do cidadão, que deve ter o hábito de cancelar seu pedido sempre que não puder comparecer na data marcada”. “A expectativa é de que, a partir de fevereiro de 2019, também esteja disponível o agendamento na versão para smartphones e tablets do aplicativo PE Cidadão”, garante o presidente da ATI, Romero Guimarães.

O diretor do IITB, Pablo Carvalho, salienta que, além da agilidade, o cidadão vai contar com um sistema mais seguro, o qual permitirá ampliar a oferta mensal de RGs de 50 mil para 65 mil. “Ainda no primeiro semestre de 2019, teremos mais um grande reforço. Entrará em funcionamento em Pernambuco o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica, o ABIS, totalmente digital e integrado ao Documento Nacional de Identificação, o DNI. Com isso, teremos capacidade de emitir 100 mil RGs por mês, o dobro da capacidade atual. O documento de identificação é uma das maiores ferramentas de cidadania, e uma determinação do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, é que reduzamos todos os entraves no acesso a esse direito”, afirma.

“O Sistema de Agendamento pode ser utilizado por qualquer órgão do Governo que precise agilizar a forma de agendamento de seus serviços”, reforça o Gestor Técnico de Projetos e Atendimento ao Cidadão da SUMOG/SAD, Adelnei Felix, lembrando ainda que o sistema faz parte da Plataforma Digital PE Cidadão, que por sua vez, visa melhorar o relacionamento do Governo com o Cidadão, através de processos participativos, compartilhamento de informações e aumento do número de serviços digitais.

Entre os produtos que integram a plataforma estão: Portal do Cidadão – Portal web onde o cidadão poderá ter acesso a informações referentes aos serviços públicos estaduais; e o Sistema de Gestão do Atendimento Presencial – Implantado nos Expressos Cidadão, que realiza a gestão do fluxo de atendimento por meio de emissão de senhas, controles dos chamados, permitindo extrair indicadores como: tempo médio de espera e tempo médio de atendimento. Para realizar o agendamento, basta acessar o link do serviço. Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Administração do Governo de Pernambuco. (Por PE notícias)

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Pernambuco

Vereadores, Professor Agaeudes e Mael do Divino participam de reunião com a Deputada Débora Almeida e o Secretário de Educação sobre a subestação do EREM Aura Sampaio

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Os vereadores Professor Agaeudes e Mael do Divino participaram de uma reunião com a deputada estadual Débora Almeida e o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, para tratar da instalação da subestação elétrica do EREM Aura Sampaio.

A subestação é essencial para garantir a infraestrutura elétrica adequada da escola, assegurando melhores condições de ensino para alunos e professores. Durante o encontro, o secretário Gilson Monteiro informou que a instalação da subestação está prevista para o próximo mês, atendendo a uma demanda urgente da comunidade escolar.

A deputada Débora Almeida reafirmou seu compromisso com a educação e destacou a importância da melhoria na infraestrutura das escolas estaduais. Os vereadores, por sua vez, comemoraram a notícia e reforçaram que seguirão acompanhando o processo para garantir que o prazo seja cumprido.

Com essa conquista, a expectativa é que o EREM Aura Sampaio tenha um ambiente mais adequado para o aprendizado, beneficiando toda a comunidade escolar.

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Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 21 de fevereiro de 2025

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As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024.

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Pernambuco

TCE-PE lança painel com dados de pessoal do estado e municípios

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O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) lançou um painel com informações dos quadros de pessoal dos municípios, governo estadual e poderes estaduais. Baseado em dados fornecidos pela própria gestão pública, o Mapa dos Servidores de PE, hospedado no portal Tome Conta, tem como objetivo dar maior transparência ao quantitativo e às despesas com pessoal no estado.

O painel foi lançado tendo junho de 2024 como data-base. De acordo com os dados apurados, 52,8% dos servidores públicos – sejam eles municipais ou estaduais – de Pernambuco eram efetivos. Em relação ao início da série histórica, em 2020, houve uma queda de 4% nos vínculos efetivos no serviço público em Pernambuco. Essa diminuição foi de 3,7% nos municípios, e de 4,3% no estado.

Os contratos temporários, representando 34,5% do total de servidores, aumentaram em 36,3% em relação a 2020. O crescimento dos vínculos temporários foi mais alto nos municípios (+43,6%) do que no estado (+7,2%).

Os servidores comissionados, que são 12,7% do todo, registraram aumento de 26,7% em quatro anos (2020-24). O crescimento também foi maior nos municípios (+29,3%) do que no estado (+5,4%). 

Além disso, 50% dos municípios pernambucanos têm mais servidores temporários do que efetivos em seus quadros de pessoal. E 37 câmaras de vereadores não têm servidores efetivos. 

“Estamos dando publicidade a essas informações para que a população possa exercer melhor o seu controle social. Embora previsto pela Constituição, o contrato temporário deve ser a exceção, necessitando sempre ser justificado”, explica o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal.

“Esses dados causam preocupação, já que a regra para admissão de pessoal é o concurso público para cargos efetivos. O TCE-PE tem estado atento a isso, agindo por meio de auditorias especiais, autos de infração, e medidas cautelares para garantir uma gestão pública eficiente”, completou.

RESPONSABILIDADE FISCAL – O painel também inclui informações sobre como os órgãos municipais, estaduais e poderes estão em relação aos limites de despesa total com pessoal definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Das 184 prefeituras pernambucanas, 23 (13,5%) excederam o limite estabelecido de 54% da receita corrente líquida para gastos com pessoal. 

Por Nill Junior

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