Conecte-se Conosco

Destaque

O foco será a violência

Publicado

em

 

A nova rodada de seminários regionais que começa, hoje, por Afogados da Ingazeira, polo do Sertão do Pajeú, é uma estratégia que tem muito mais a intenção de colocar o governador Paulo Câmara na vitrine de 2018. Não é se encastelando no Palácio das Princesas, que os jornalistas mais antigos no batente dizem já ter visto assombração, que se pode construir o melhor caminho para mostrar o que ele conseguiu fazer em dois anos e três meses no poder e o que ainda pode ainda tirar do papel.

Governo se faz nas ruas. Muitas vezes nem precisa de uma grande obra ou projeto para se apresentar à população. Basta apenas o gesto de ouvir, de olhar olho no olho, de viver a realidade de cada localidade ou região. É claro que na metade da sua gestão o governador será cobrado, não apenas pelas lideranças políticas do Interior que o apoiaram, mas, sobretudo, por parte da sociedade. O que mais apavora o cidadão, hoje, seja na Região Metropolita ou no mais longínquo grotão sertanejo, é o disparate da violência urbana.

Câmara que se prepare, portanto, para ouvir muitas queixas de que as medidas que tem tomado não estão sendo suficientes para conter o avanço da mortandade, verdadeira guerra civil que se observa no Estado. A violência, calo da sua gestão, virou mote para a oposição bater sem piedade no Governo. Aliás, tristemente, se reinstalou em Pernambuco a mania de contar mortos.

Nenhum outro Estado é visto por ai contando seus mortos como se estivesse disputando um ranking macabro, mas Pernambuco voltou a reeditar essa mania a partir do momento em que o Pacto pela Vida, vitrine do Governo Eduardo Campos, que perseguia metas de redução de homicídios, passou a ser questionado pelo risco de estar sendo comprometido.

O Governo admitiu que só nos dois primeiros meses deste ano foram registrados 977 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), através de uma fala oficial do secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, na semana passada. Quase mil em apenas 60 dias é panorama de guerra civil. Nunca se matou tanto!

“Tivemos em 2017 os dois meses mais violentos dos últimos dez anos, desde a criação do Pacto pela Vida. Há quatro meses, o secretário Ângelo Gioia assumiu a SDS e os números da violência continuam batendo recorde, o que demonstra que não é com truculência e com medidas paliativas que Pernambuco vai conseguir vencer a guerra contra a criminalidade”, avalia o líder da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PRB).

Os dados oficias são alarmantes e por isso mesmo estarão no foco dos debates que o Governo começa hoje pelo Pajeú, indo amanhã para o Sertão de Itaparica, em Petrolândia, e depois Arcoverde, esta como polo do Moxotó. Além do crescimento da criminalidade, a Secretaria de Defesa Social relata o acumulado de 20,3 mil casos de crimes contra o patrimônio em dois meses, dos quais 4,5 mil foram roubos e furtos de veículos, mais de cinco mil casos de violência contra a mulher e 295 casos de estupro.

(Da Coluna do Blog Magno)

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mailblogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606.

Destaque

Prefeitura de Salgueiro alerta sobre Dengue, Zika e Chikungunya

Publicado

em

A Prefeitura de Salgueiro, em Pernambuco, reforça a importância da prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As três doenças podem apresentar sintomas semelhantes, mas possuem diferenças importantes:

  • Dengue: febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas, cansaço e sangramentos.
  • Zika: febre baixa, coceira, olhos vermelhos, manchas na pele e dor leve nas articulações.
  • Chikungunya: febre alta, dor intensa nas articulações, inchaço nas mãos e pés, e manchas vermelhas.

A população deve ficar atenta aos sintomas e, caso necessário, procurar um posto de saúde. A melhor forma de proteção é a prevenção: elimine criadouros do mosquito, como água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Pix tem instabilidade no início da tarde desta sexta-feira

Publicado

em

Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidades no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7). O sistema de transferências instantâneas ficou fora do ar em alguns bancos e para alguns usuários. Segundo o Banco Central (BC), a situação está sendo normalizada ao longo da tarde.

Em nota, o BC – responsável por administrar o Pix – informou que o problema não atingiu os sistemas do órgão, mas afetou a rede do Sistema Financeiro Nacional, que interliga as instituições financeiras ao Banco Central.

“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o BC em nota.

Reclamações

Segundo o site Down Detector, que monitora em tempo real reclamações sobre empresas, as queixas sobre instabilidades no Pix começaram pouco depois das 12h30.

O pico foi registrado às 13h17, com 1.519 reclamações apenas naquele minuto. 

Em seguida, o volume de queixas caiu e estava em 172 às 14h17. Normalmente, o Down Detector registra uma reclamação por minuto em relação ao Pix.

Ainda de acordo com o Down Detector, os clientes das seguintes instituições tiveram problemas com o Pix: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Inter, C6 Bank, Santander e Sicoob, entre outros.

Foto Shutterstock

Por Agência Brasil

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Pix já pode integrar sistema internacional de pagamento

Publicado

em

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (6) que a tecnologia desenvolvida com a criação do Pix no Brasil pode ser usada na integração de outros sistemas de pagamento instantâneo ao redor do mundo.

A tecnologia para conectar pagamentos internacionais rápidos já existe, segundo Galípolo. “O Pix tem o potencial de integração de pagamentos com sistemas instantâneos internacionais. Hoje, a tecnologia não é mais um obstáculo para essa conexão”, disse ele em uma fala de oito minutos no Conferência Chapultepec, no México, realizada para discutir o aprimoramento da infraestrutura financeira nas Américas.

Para isso, afirmou, os países interessados precisam entrar em acordo. “Para integrar o sistema de pagamento internacional, precisamos estabelecer um campo de jogo com regras mínimas”, disse ele sobre a “facilitação” dessas transações financeiras.

“Cada país pode ter seu próprio sistema de pagamento rápido, e a tecnologia [criada] pode conectar diferentes sistemas de pagamento instantâneos de diferentes maneiras”, disse o presidente do Banco Central do Brasil.

A criação do Pix

Galípolo disse que a criação do Pix enfrentou obstáculos. “[Foram] mais de 10 anos de resistência” desde sua proposição, disse ele sobre a tecnologia, lançada em 2020.

Para tirar o projeto do papel, o BC precisou entrar em campo. A instituição atuou como “regulador de sistema de pagamento para forçar a participação de mais de 500 mil contas e instituições”, afirmou. “A criação de uma massa crítica de usuários foi crucial para o sucesso do Pix.”

Como resultado, disse, “o Pix aumentou a competição no setor de pagamento brasileiro”. “Também cobriu a demanda por uma opção de pagamento rápida, barata, fácil e segura”, concluiu.

Não é só no Brasil

Mais de 50 países têm sistemas de pagamento instantâneo. É o caso da MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão. O Brasil é o 8º país com mais transações do tipo, segundo um relatório global da ACI Worldwide e GlobalData.

Fonte: UOL

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending