Conecte-se Conosco

Brasil

Onda Bolsonaro muda rotina de condomínio onde presidente eleito mora

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Neste domingo, moradores preparavam a festa da vitória desde o início do dia

Condomínio Vivendas da Barra, rua C, casa 58. Ali fica o quartel-general do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) desde o início da campanha. Neste domingo (28), ele só deixou a residência no confortável condomínio da zona oeste do Rio para votar e ficou acompanhando o pleito cercado de amigos e do clima de “já ganhou”.

Os moradores preparavam a festa desde o início do dia. Em várias casas, chopeiras e churrasqueiras eram preparadas. A rua C era a mais animada.

“Vamos ganhar a eleição de lavada”, comemorava uma das vizinhas, vestida de camisa verde e amarela e segurando uma bandeira do Brasil pouco depois do meio-dia.

O condomínio tem um esquema de segurança especial, com dezenas de policiais federais e grupos de elite das polícias do Rio. Até atiradores foram colocados em prédios nos arredores.

Desde sexta (26), a Polícia Federal colocou grades cercando a casa de Bolsonaro. Uma cortina camuflada também foi colocada na varanda para afastar curiosos.

Dois furgões -um da Globo e outro de uma produtora- com antenas para transmitir imagens estavam estacionados na frente da residência. As vans das outras emissoras ficaram do lado de fora do condomínio.

Depois das 14h, o clima de festa aumentou com os moradores fazendo churrasco e dançando ao som de “O Mito Chegou”, música que embala os apoiadores de Bolsonaro desde início da campanha.

Na frente da casa do candidato, a filha de Bolsonaro, Laura, 8, jogava vôlei com amigas. Ele permanecia dentro de casa com familiares e amigos. Rojões explodiam com um intervalo de quase uma hora.

Na rua ao lado, mais de uma dezena de vizinhos com camisas do capitão reformado conversavam sobre a eleição enquanto crianças batiam bola.

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar viraram atração –moradores tiravam fotos com os homens armados de metralhadoras.

Os moradores do condomínio de alto padrão já discutiam o futuro governo. “Quero ver esse pessoal [em referência aos opositores] voltando a trabalhar a partir de amanhã”, disse um dos moradores.

“Todos me olharam muito desconfiados, mas não teve agressão. Apenas uma mulher disse que era uma afronta estar vestida assim”, afirmou a universitária Mariana Loureiro, 21, ao entrar no condomínio, com uma camiseta vermelha e adesivos de apoio a Fernando Haddad (PT).

O condomínio de 180 casas é um reduto de aliados do candidato do PSL. Apenas uma tinha uma bandeira em apoio ao petista.

Apesar de ficar numa área segura da Barra da Tijuca, o condomínio é considerado vulnerável por especialistas em segurança. As residências são muito próximas e sem grades. A preocupação maior dos policiais era a comemoração após a abertura das urnas.

Por Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Brasil

Aplicativo do SUS passa a aceitar dados sobre raça e nome social

A medida, segundo a pasta, garante que todas as informações editadas e autodeclaradas sejam integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS).

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (8), usuários podem autodeclarar informações sobre raça/cor e nome social no aplicativo Meu SUS Digital. De acordo com o Ministério da Saúde, também é possível inserir informações sobre orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro de unidades básicas de saúde (UBSs).

A medida, segundo a pasta, garante que todas as informações editadas e autodeclaradas sejam integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS). “Assim, as informações declaradas no aplicativo serão espelhadas nos sistemas das unidades básicas de saúde de todo o país”.

Em nota, o ministério destacou que a proposta é garantir a integridade das informações prestadas via Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar o mapeamento de condições de saúde de diversos grupos da sociedade, além de viabilizar políticas públicas específicas.

Ao acessar o app, o usuário será convidado a responder a autodeclaração do campo raça/cor, que deverá ser preenchido de forma obrigatória. Para editar o campo ou atualizar o nome social e o endereço, é preciso acessar a aba Meu Perfil. O usuário será direcionado para o Registro de Autodeclaração em três âmbitos, onde é possível corrigir ou incluir uma nova informação no perfil.

Para realizar a autodeclaração, é necessário ter conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal Gov.br.  Caso a conta seja nível Bronze, o app dará as instruções de como subir o nível de segurança.

Nas UBSs, os campos de orientação sexual e identidade de gênero da ficha de cadastro são perguntas obrigatórias, feitas por profissionais durante o atendimento, “com respeito à autonomia dos usuários, que podem escolher se querem ou não respondê-las”, segundo o Ministério.

Com a nova atualização, sete orientações sexuais podem ser escolhidas: heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro, além de sete identidades de gênero: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro.

Foto Shutterstock

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Extratos bancários têm termos padronizados a partir desta segunda

Publicado

em

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as demais operações financeiras serão incluídas no processo de padronização.

Pela nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, utilizada por algumas instituições financeiras quando o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência, passam a ser descritas no extrato com a sigla “DEP CHEQUE ATM”.

Já as operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Segundo o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, a medida tem o objetivo de tornar a compreensão das informações mais acessível, principalmente para os clientes que têm ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.

“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre eles para um mesmo tipo de operação financeira”, destacou.

Fonte: Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Vereador é assassinado por amigo com golpes de prato de cerâmica dentro da própria casa

Publicado

em

O vereador da cidade de Sandovalina, em São Paulo, Luiz Henrique Rocha da Silva (PTB), de 37 anos, foi assassinado com golpes de prato de cerâmica na nuca, na madrugada da última sexta-feira (5), dentro da própria residência. Um homem de 26 anos, que seria amigo do parlamentar, confessou o crime e teve a prisão preventiva decretada no último sábado (6).

Segundo o delegado responsável pelo caso, o vereador teria chamado o amigo para sua casa para “fazer um acerto de contas”. O suspeito contou que “o vereador ficou agressivo e passou a agredi-lo”, momento em que ele desferiu golpes na nuca do parlamentar com um prato de cerâmica.

O vereador morreu no local, conforme contou o g1, e teve o corpo levado ao IML para realização de necrópsia. A Polícia Científica foi acionada e fez uma perícia na residência dele. O caso foi registrado como homicídio simples.

Segundo a polícia, o suspeito fugiu mas foi localizado por agentes na região central da cidade, ainda na sexta-feira, permanecendo à disposição da Justiça. No sábado (6), durante audiência de custódia, a prisão preventiva dele foi decretada. O homem, que não teve a identidade revelada, foi transferido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá (SP).

O vereador Luiz Henrique Rocha da Silva cumpria seu segundo mandato consecutivo na Câmara Municipal de Sandovalina. Em 2016, foi eleito pelo PSB com 103 votos. Na segunda eleição, disputou o pleito pelo PTB, sendo reeleito com 132 votos.

A Câmara de Vereadores de Sandovalina decretou luto oficial de três dias. Ele foi velado na casa legislativa e foi sepultado na tarde de ontem, no Cemitério Municipal também de Sandovalina.

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Sandovalina

Por TV Jornal

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!