Conecte-se Conosco

Destaque

Os novos caminhos da Segurança

Publicado

em

 

A segurança pública se tornou, nos últimos anos, o maior desafio para quem está à frente dos nossos Executivos estaduais. Os já bastante elevados números de assaltos, homicídios e outros tipos de crimes foram catapultados com a ramificação do tráfico de drogas no País, colocando os governadores de Estado contra as cordas. E esse triste fenômeno encontrou no consumo do crack e toda a cadeia que o acompanha o combustível ideal aliciar um verdadeiro exército que se divide entre meros batedores de carteiras viciados e facções como o Comando Vermelho – originário do Rio de Janeiro – e o Primeiro Comando da Capital, o PCC – nascido em São Paulo.

Em Pernambuco, a explosão desse verdadeiro “coquetel molotov” espalhou estilhaços por todos os lados. O governador Paulo Câmara, que herdara um Pacto Pela Vida sem o mesmo fôlego, leia-se recursos, dos anos dourados do Governo Eduardo Campos, precisou apostar na mudança de nomes – secretários, chefes de Polícia e comandantes militares -, de protocolos e de perfil de investimento. Fazer mais com menos deixou de ser apenas uma opção que ficava muito bonita no discurso para se tornar uma prática que não conseguia lutar contra a curva ascendente dos dados negativos expostos diariamente na Imprensa.

Paulo precisou ser criativo, usar todo o seu conhecimento de gestão pública, afinal, foi assim que ele foi apresentado à população no debate eleitoral de 2014, para encontrar os atalhos necessários que garantissem mais recursos para a sua política de segurança. O governador imprimiu um forte arrocho em sua gestão; cortou na carne, no osso e até no tutano. Foi juntando aos pouco os R$ 290 milhões que encorpam o seu Plano de Segurança de Pernambuco. Um pacote que aposta fortemente no aumento do número de profissionais de segurança (contratação de 4.500 novos policiais) e na estrutura que sustentam a sua atuação, como novos Batalhões, Batalhões Especializados, Companhias e na aquisição de helicópteros e outros equipamentos.

E, faltando menos de um ano para a eleição, os números começam aparecer. Muito timidamente, é verdade. Porém, suficientes para imprimir mais confiança no alcance de um resultado positivo, ou pelo menos não tão duro como o que estávamos nos acostumando a ver. Só para se ter uma ideia, o município de Caruaru, governada pela principal prefeita de oposição a Paulo, Raquel Lyra, já registrou em outubro e setembro uma redução próxima de 50% no número de homicídios. Esse efeito não ocorreu por acaso. Paulo encaminhou, em setembro, 140 homens dos 1.500 policiais militares recém-formados, os tais laranjinhas, para a Capital do Agreste. E a resposta foi muito rápida. Esse resultado ainda deve ser otimizado pela envio de outros 160 praças que passaram a compor, desde a última terça-feira, o BIESP, Primeiro Batalhão Especializado do Interior.

Esse aumento regionalizado do efetivo policial propiciou que o governador se lançasse em visitas por todas as regiões do Estado para “apresentar” à população os novos homens da PM. Fez isso em Garanhuns, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão. E já agendou idas à Araripina, Tamandaré e outras cidades na próxima semana. Paulo entendeu que a sensação de segurança é tão importante quanto a própria segurança. O efeito laranjinha mostra isso. Quanto mais novos policiais com o boné de cor chamativa ocupam as ruas, mais gente deixa suas casas para viver seus municípios.

Sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, O governador reuniu um grande número de prefeitos para anunciar a criação de batalhões de Polícia, batalhão especializado, reforços de efetivos municipais e criação de novas delegacias. Destacar os incrementos virou uma prioridade na sua agenda. De olho em 2018, Câmara sabe muito bem que a possibilidade de uma real mudança no cenário da segurança pública pode lhe garantir o fôlego necessário para entrar na disputa com muito mais chances de carimbar a reeleição. (Da coluna do Magno Martins)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Após ‘caso Carrefour’, Lula diz que franceses ‘não apitam mais nada’

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (27), que a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) pode ocorrer ainda este ano. Em meio ao boicote a produtos sul-americanos pelo Carrefour na França e a ataques de parlamentares do país europeu à carne bovina brasileira, Lula disse que os franceses “não apitam mais nada” e que o acordo deve ser assinado via Comissão Europeia.

“Eu quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva num deputado francês que hoje achincalhou os produtos brasileiros. Porque nós vamos fazer o acordo do Mercosul, nem tanto pela questão de dinheiro, nós vamos fazer porque eu estou há 22 anos nisso e nós vamos fazer”, disse Lula sobre o acordo negociado desde 1999 e que precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor.

Em diversas ocasiões, o presidente brasileiro já criticou o protecionismo dos europeus, em especial da França, que sofre pressão dos seus produtores agrícolas.

“Se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada, quem apita é a Comissão Europeia. E a Ursula von der Leyen [presidente da Comissão Europeia] tem procuração para fazer o acordo e eu pretendo assinar esse acordo este ano ainda, tirar isso da minha pauta”, acrescentou o presidente durante sua participação no Encontro Nacional da Indústria, em Brasília.

Nesta terça-feira (26), a Assembleia Nacional da França rejeitou a celebração do acordo Mercosul-UE e os parlamentares levantaram dúvidas sobre a qualidade, rastreabilidade e padrões sanitários da carne brasileira. O deputado Vincent Trébuchet disse que pratos da população francesa “não são latas de lixo”.

Na semana passada, o presidente do Carrefour na França, Alexandre Bompard, também disse que a proteína animal produzida no Brasil não respeitaria as normas estabelecidas pela França e prometeu aos produtores franceses não vender mais carne dos países do Mercosul nos mercados da França. A mensagem foi mal recebida pelos produtores brasileiros, que iniciaram um movimento de boicote no fornecimento de carne para os mercados do Carrefour no Brasil.

Nesta terça-feira (26), Bompard se retratou, elogiando a qualidade da carne brasileira e pediu desculpas. Em nota encaminhada à Agência Brasil, o Grupo Carrefour disse que já compra dos produtores franceses quase a totalidade da carne vendida nos mercados da França e que essa decisão teve o objetivo de ajudar os empresários do país europeu.

Na semana que vem, dias 5 e 6 de dezembro, ocorre a Cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, ocasião em que o tratado de livre comércio entre os dois blocos pode ser anunciado. Lula participará do encontro. O acordo cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras públicas, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual.

Em seu discurso no Encontro Nacional da Indústria, Lula afirmou ainda que quer expandir o comércio do Brasil com outros países e explorar novas parcerias com mercados “ascendentes”. “[Quero] aproveitar o acordo estratégico que nós fizemos com a China, que é o mais importante acordo de acesso a novas tecnologias que esse país já fez, que vai da inteligência artificial à tecnologia espacial”, disse.

“Numa demonstração de que o Brasil não quer continuar sendo pequeno, a gente não quer continuar sendo um país de vias de desenvolvimento”, afirmou, convidando os industriais brasileiros a integrarem uma comitiva em busca de investimentos e parcerias na Índia.

“O próximo passo nosso é a Índia, para a gente aproveitar a possibilidade de mercados ascendentes, de mercados não viciados, de mercados não carimbados, para que a gente possa colocar a indústria brasileira lá dentro, para que a gente possa fazer parceria com a indústria de inovação que o Brasil tem. É esse país que tem que dar certo, se ele for pensado assim. Se esse país for pensado pequeno, não vai dar”, completou.

Foto Getty

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Fabinho Lisandro cumpre agenda em Brasília

Publicado

em

O prefeito eleito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD), está em uma agenda de articulações em Brasília. Nesta segunda-feira (25), Fabinho se reuniu com representantes da Casa Civil, onde discutiu iniciativas por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Durante sua visita à Capital Federal, o novo prefeito também estabeleceu contatos com os deputados Augusto Coutinho e Túlio Gadelha. O foco das conversas foi a busca por emendas parlamentares que possam ser direcionadas a Salgueiro. As articulações se estenderão aos deputados Mendonça Filho e Fernando Filho.

É oportuno registrar também a visita aos Ministérios da Saúde e Educação . O objetivo dessas visitas foi buscar soluções e garantir recursos que possam melhorar a infraestrutura e os serviços públicos em Salgueiro.

Nesta quarta-feira (27), Fabinho dará continuidade a sua agenda no DF, com uma visita ao Ministério da Previdência. O encontro terá como pauta a discussão de questões relacionadas ao Funpresal.

Por Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Fabinho diz que vai tentar viabilizar show da dupla Marcelo & Rayane no aniversário de Salgueiro

Publicado

em

Por meio de vídeo publicado nas redes sociais na noite dessa terça-feira, 26, o prefeito eleito para governar Salgueiro no quadriênio 2025-2028, Fabinho Lisandro, demonstrou preocupação com os impactos financeiros negativos que a falta de uma festa no aniversário do município pode causar. Ele se manifestou após o cantor Marcelo Mello, ex-Malla 100 Alça, dizer que a prefeitura cancelou um show que ele faria com a esposa Rayane no dia 23 de dezembro, no aniversário de fundação do município. O detalhe é que o governo municipal não pagaria cachê pela apresentação, doada pelos artistas para se redimir por problemas no curto show do São João. Teria apenas que arcar com a estrutura.

“Eu tenho recebido diversas mensagens, diversos directs, falando a respeito do cancelamento de um show que haveria no dia 23 de dezembro. Bem, eu não tive e nem vi nenhuma informação oficial por parte da Prefeitura de Salgueiro. Irei procurar o prefeito Marcones para que a gente possa entender o que de fato houve, o que não houve. Se há possibilidade ou não. O fato é que quero pedir a vocês, que compartilhem esse vídeo até chegar ao cantor Marcelo, da dupla Marcelo & Rayane, para que ele possa ter a certeza de que se depender de Fabinho, o show acontece. A gente já fez vários contatos com amigos, com pessoas que podem contribuir para que a estrutura esteja pronta”, disse, destacando que o evento é muito importante para fazer a economia girar.

Fabinho gravou o vídeo diretamente de Brasília, onde cumpre agenda novamente política, se reunindo com deputados, senadores e outras autoridades, em busca em ações em prol de Salgueiro.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Trending

Fale conosco!!