Conecte-se Conosco

Destaque

Paulo Câmara: Vamos avançar contra violência em Pernambuco

Publicado

em

paulo

pousada_vicente_csb_gifApós nomear o coronel Vanildo Maranhão como o novo comandante da Polícia Militar, na última segunda-feira, o governador Paulo Câmara presidiu, na tarde de hoje, a solenidade de transmissão de cargo do novo Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral. Durante a cerimônia, realizada no prédio da Chefia de Polícia Civil, no bairro da Boa Vista, o chefe do Executivo estadual avaliou a missão na nova gestão como árdua, mas essencial para a manutenção da paz no Estado. Amaral substitui o delegado Antônio Barros.

“A gente tem confiança no caminho que estamos construindo no âmbito do Pacto pela Vida e estamos buscando os resultados de maneira incansável. O delegado Joselito vem com essa missão de continuar o trabalho iniciado pelo delegado Barros e avançar, dando respostas mais rápidas para a população. Vamos prender quem tiver que prender, combater o crime organizado, o tráfico de drogas e impedir que a bandidagem continue atuando no nosso Estado”, pontuou o governador.

Paulo defendeu, ainda, que o trabalho do governo no combate à violência contará com a união efetiva das forças policiais. “Estamos seguros que, com união e determinação, vamos avançar contra a violência em Pernambuco. Temos a consciência que o trabalho é árduo e que vai pedir muita dedicação de todos os poderes responsáveis, mas estamos empenhados em oferecer mais tranquilidade à população”, disse.

Na ocasião, o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, afirmou que o Estado tem buscado, cada vez mais, uma relação mais intensa e colaborativa entre as polícias. “O nosso objetivo é combater o crime organizado. E é com essa energia que recebemos o delegado Joselito para que, juntos, possamos também continuar operando para oferecer a segurança necessária aos pernambucanos. É isso o que se espera das forças policiais de Pernambuco”, registrou.

Ciente da nova missão, o delegado Joselito Kehrle do Amaral disse estar confiante e destacou o valor da equipe que passa a comandar a partir de hoje. “Eu tenho a certeza de que esses competentes policiais, homens e mulheres, estarão comigo nessa nova missão. A responsabilidade é grande, mas o valor que tem intrínseco em cada colega de trabalho que se encontra aqui, hoje, fará a diferença no resultado final”, afirmou.  

 

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606.

 

Destaque

Salgueiro: Asfalto chegará à cidade após anos de luta

Publicado

em

A cidade de Salgueiro celebra uma conquista histórica: o empenho de 1,5 milhão de reais destinados à pavimentação asfáltica, fruto de uma longa luta liderada pelo vereador Léo Parente em parceria com o deputado federal Augusto Coutinho. Após mais de oito anos sem receber investimentos desse porte, Salgueiro está prestes a ver suas ruas revitalizadas.

O recurso, que já está empenhado na CODEVASF, é resultado de um trabalho árduo e contínuo do vereador Léo Parente, que vem se dedicando incansavelmente nos últimos três anos e oito meses para que Salgueiro pudesse voltar a receber melhorias tão essenciais. Com a empresa licitada e a ata de registro em mãos, deverá ser feito o enquadramento das ruas e então as obras estão prontas para começar, aguardando apenas a anuência e o licenciamento por parte da Prefeitura Municipal de Salgueiro.

Entre as ruas que poderão ser pavimentadas estão a Rua Antônio de Alencar Sampaio, conhecida como Rua do Hospital, a Rua Rui Barbosa (Rua Nova), Rua Maria Nogueira Sampaio (Rua da Feira), Rua Eptacio Alencar (ruinha do centro), que são de grande importância para o tráfego e o dia a dia dos salgueirenses.

Um ponto a ser destacado é que essa obra não acarretará nenhum endividamento para o município. Não haverá necessidade de empréstimos ou convênios de contrapartida por parte da Prefeitura, o que torna essa conquista ainda mais significativa para Salgueiro. Esse recurso chega para somar, sem custos adicionais para a administração municipal.

Na próxima semana, as ruas serão enquadradas e os preparativos para o início das obras serão finalizados, como enquadramento, planta baixa e licenciamento. Esta é uma vitória que marca o início de uma nova fase para Salgueiro, trazendo progresso e qualidade de vida para a população.

O vereador Léo Parente e o deputado Augusto Coutinho reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento de Salgueiro e continuam trabalhando para que mais conquistas como esta sejam alcançadas.

Confira aqui a emenda

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

No quinto dia de campanha, Pernambuco é quarto lugar do país em denúncias eleitorais

Publicado

em

Recife e Jaboatão dos Guararapes lideram ranking do Estado; São Paulo é primeiro lugar no Brasil

Passados apenas quatro dias desde o início da campanha eleitoral, na última sexta-feira (16), Pernambuco é o quarto Estado com mais denúncias registradas pela Justiça Eleitoral no país. As informações são do Diario de Pernambuco.

De acordo com o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Pernambuco conta com um total de 506 denúncias até o fechamento desta matéria, o primeiro lugar do Nordeste. Os principais alvos são os candidatos a prefeito.

No Brasil, fica atrás de São Paulo (918), Minas Gerais (647) e Rio Grande do Sul (524). Ao todo, foram registradas 5437 denúncias no país.

Os números, no entanto, ainda podem mudar de acordo com o volume de novas denúncias. Para conferir os números atualizados, acesse o Pardal.

Em Pernambuco

As duas cidades com maior número de eleitores lideram o ranking de denúncias entre as cidades pernambucanas.

Recife conta com 64 denúncias, enquanto Jaboatão dos Guararapes registra 61, às 11:46 desta terça-feira (20).

Outros municípios com número expressivo de denúncias são: Araripina (36), Paulista (29), Pesqueira (26), Goiana (24), Araçoiaba (21), Garanhuns (21), Passira (18), Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho (14), Gravatá (14), Igarassu (14), Taquaritinga do Norte (14) e Correntes (11).

Já os municípios com até dez denúncias são: Panelas (10), Jurema (9), Lagoa dos Gatos (8), Camaragibe (7), Ribeirão (7), Santa Cruz do Capibaribe (7), Abreu e Lima (6), Amaraji (6), Ipojuca (6), Vicência (6), Carnaíba (5), Caruaru (5), Itapissuma (5), Trindade (5), Aliança (4), Serrita (4), Belém do São Francisco (3), Catende (3), Petrolina (3), São Caetano (3), Flores (2), Gameleira (2), Jataúba (2), Lajedo (2), Arcoverde (1), Carpina (1), Casinhas (1), Exu (1), Maraial (1) e Palmares (1).

Para conferir os números atualizados, acesse o Pardal.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Fumaça da amazônia e do pantanal já atinge 10 estados e gera alerta

Publicado

em

Para chegar a Santa Catarina, a fumaça de incêndios na amazônia e no pantanal espalhada sobre ao menos dez estados do país até esta terça-feira (20) foi carregada por um sistema de ventos que também leva umidade do norte ao sul da América do Sul e forma os chamados rios voadores.

Mas na estação seca, é a fumaça dos incêndios que tem sido transportada por esses corredores por milhares de quilômetros.

A situação continua até o fim da semana, quando uma frente fria pode desviar o rumo dessa trajetória entre diferentes regiões do Sul e do Sudeste do país ou mesmo orientá-la de volta para o Norte -ou seja, a área atingida pela fumaça ainda deve aumentar.

No último caso, a população de cidades do Amazonas, do Acre e de Rondônia pode ser afetada pela fumaça que ficará armazenada na região. Foi o caso da capital amazonense, Manaus, no ano passado, que também sofre atualmente com as névoas de poluição oriunda dos incêndios.

Esse trajeto começa com os ventos na parte norte do Brasil, que correm de leste a oeste durante todo o ano, do oceano Atlântico para o continente. De acordo com Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Operações e Modelagem do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais), essa rota segue até a Cordilheira dos Andes, que atua como uma parede.

“Os ventos seguem ao longo da Cordilheira, viram no Acre e passam por Rondônia, Bolívia, pelo pantanal e vão ao sul do Brasil. Esse é o circuito”, diz o meteorologista. “Dependendo da situação meteorológica, eles são canalizados para a região Sul ou para a região Sudeste. Depende de como estão posicionadas as frentes frias.”

Além da posição, a intensidade das frentes oriundas do sul, que carregam umidade, pode até reverter o caminho da fumaça.

“Se esse sistema que está se deslocando da Argentina e que deve chegar ao Brasil entre quarta-feira [21] e quinta-feira [22] for bastante intenso e penetrar pelo Centro-Oeste, pode empurrar o vento e fazer a fumaça subir para o Norte, afetando mais Mato Grosso, Acre, Rondônia e todo o sul da amazônia. Pode chegar a Manaus”, diz Francis Wagner Correia, professor do curso de meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas.

Imagens de satélite registradas pelo Instituto de Cooperação para a Pesquisa na Atmosfera, que reúne a Universidade Estadual do Colorado e a Noaa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), ambas nos EUA, mostram, desde a semana passada, a fumaça que passa sobre áreas de Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A movimentação dos ventos -e da fumaça- acende dois alertas. Um é o de aquecimento das regiões afetadas, já que a concentração de partículas dos materiais queimados (folhas e madeira, por exemplo) e gases como o monóxido de carbono contribui para o efeito estufa, diz Wagner, da UEA.

O outro é o dano à saúde, que dificulta a respiração e causa irritação nos olhos e tosse. Pessoas com doenças respiratórias, como asma e bronquite, além de idosos e crianças, devem ficar atentas, aumentar a hidratação e evitar sair de casa em momentos de fumaça mais intensa.

Essa movimentação de ventos e fumaça é típica da época de estiagem no país, segundo Wagner e Seluchi. Para ambos, a intensidade dessa fumaça transportada está ligada aos focos de incêndio.

O pesquisador do Cemaden aponta que um dos fatores determinantes é a fiscalização, que pode reduzir substancialmente a ocorrência da ação humana nos incêndios.

Mas o problema também está ligado às secas, segundo Wagner, da UEA. “Cada vez mais percebemos que os eventos climáticos estão mais graves. Nos últimos 20 anos, foram quatro eventos extremos de seca, em 2005, 2010, 2015 e 2023. Isso também intensifica o fogo na região.”

Tanto a amazônia quanto o pantanal têm registrado aumento nos focos de incêndio. Na floresta, os números são os piores em duas décadas. Já no pantanal, a temporada de fogo começou antes e os focos de incêndio tiveram aumento de 1.593% na comparação de janeiro a 1º de agosto de 2024 com o mesmo período do ano passado.

Ainda, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém alerta de perigo para onda de calor na faixa que vai do sul de Minas Gerais ao norte do Rio Grande do Sul e se estende até o sudeste de Rondônia. Já o aviso de perigo potencial para baixa umidade do ar, entre 30% e 20%, cobre quase toda a área central do país, indo do sul do Amazonas e do Pará até o Ceará e, ao sul, Santa Catarina.

Foto Reuters

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!