Conecte-se Conosco

Pernambuco

Pernambuco discutirá aplicação de terceira dose da vacina contra a Covid-19 em grupos específicos; entenda

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) deverá iniciar em breve uma discussão sobre a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 em grupos específicos, de pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença e levar ao óbito do paciente. Durante coletiva de imprensa realizada pelo governo estadual nessa quinta-feira (12), o médico e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca Lima, afirmou que a questão, considerada polêmica, ainda está sendo estudada em todo o mundo.

“Nós temos a certeza que a imunidade de algumas vacinas cai com o passar do tempo. Precisamos acompanhar e ter a certeza absoluta da queda desses anticorpos e da relação de perda de anticorpos com risco de adoecimento. Isso é ainda um conhecimento que está sendo construído”, destacou Lima, que é  integrante dos comitês de vacinação contra o coronavírus no Recife e em Pernambuco.

Segundo o médico, outro fator que precisa ser levado em consideração é a presença da variante Delta em Pernambuco. Durante a coletiva, o secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou que os dois primeiros casos da variante em pernambucanos foram confirmados: um homem de 49 anos que mora em Olinda e outro de 24, residente em Abreu e Lima. O resultado veio de mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes positivos para a covid-19, feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco. Das 52 amostras, duas apresentaram a variante Delta, detectada inicialmente na Índia.

Antes, o IAM havia identificado cinco casos da variante, em tripulantes filipinos de navio que precisou atracar no Estado para que eles recebessem atendimento médico. “Sabemos que para esta variante, o escape da resposta da vacina é um pouco maior do que das variantes anteriores e que é importantíssimo ter as duas doses primeiro”, disse Eduardo Jorge.

Para o médico, o debate sobre a terceira dose deve ser iniciado ainda este ano, mas a prioridade atualmente é garantir a imunização de toda a população acima de 18 anos com duas doses. “Há alguns grupos especiais: os idosos, os pacientes que têm imunodeficiência, que em um cenário epidemiológico que aponte para diminuição da proteção e maior risco de circulação da variante Delta, precisaremos sim, começar, em breve, a discussão com a revacinação com a terceira dose”, explicou.

O médico esclareceu que uma eventual terceira dose dependeria ainda “do tipo de vacina que a pessoa tomou anteriormente, do cenário epidemiológico e da certeza que toda a população já tomou as suas duas doses”.

Casos da variante Delta em pernambucanos

Os dois pernambucanos apresentaram os primeiros sintomas da infecção pelo coronavírus em 15 de julho, de acordo com a SES-PE. Eles foram notificados no sistema e-SUS, voltado para os casos leves da doença, e já se recuperaram, sem necessidade de hospitalização.

O secretário informou ainda que, a partir desses dois casos em pernambucanos, já foi dado início ao processo de vigilância epidemiológica, a fim de analisar se já existe transmissão local da delta no Estado. “Mas estamos falando de uma variante mais transmissível do que as demais. Então, é provável que haja transmissão comunitária – aquela em que não é possível identificar a origem da infecção”.

Na análise preliminar, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) já identificou que os homens tomaram a vacina contra a covid-19, o que pode ter auxiliado para que os quadros fossem leves. De acordo com o sistema de informação do Ministério da Saúde, o homem de 24 anos completou o esquema vacinal em março com a Coronavac. Já o de 49 anos tomou a primeira dose da Pfizer em maio.

Com a detecção da delta nesses dois moradores de cidades pernambucanas, André Longo frisou que a variante desponta como mais uma questão que exige reforço nos cuidados para se evitar a infecção pelo coronavírus. Ele também reforçou a importância da vacinação. “É uma estratégia de saúde coletiva, e nenhum imunizante tem 100% de eficácia. Por isso, precisamos do maior número de pessoas vacinadas, bem como a manutenção do cuidado, para diminuir a circulação do vírus e garantir proteção a todos. As vacinas comprovadamente protegem e podem salvar vidas”, destacou.

O secretário ainda convocou os pernambucanos a completarem os esquemas vacinais. “Quem está em atraso com sua segunda dose em Pernambuco, esse (achado da delta) é mais um motivo para buscar agendar a segunda dose ou buscar o posto de saúde naqueles casos que não exigem agendamento”.

Por:PE notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

TCE-PE determina seleção pública simplificada de Agentes de Saúde em Floresta

Publicado

em

Primeira mão

Na 23ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada em 23 de julho de 2024, foi homologada uma medida cautelar referente ao Processo nº 24100708-2. A sessão, presidida pelo conselheiro Eduardo Lyra Porto, contou com o relator conselheiro substituto Adriano Cisneiros.

A medida cautelar foi solicitada devido a irregularidades identificadas na Seleção Pública Simplificada nº 05/2024, realizada pela Prefeitura Municipal de Floresta para a contratação temporária de 24 agentes comunitários de saúde (ACS). O Tribunal considerou que a seleção não atendeu às exigências previstas na Lei Federal nº 11.350/2006, que regula a contratação desses profissionais.

Baseando-se no Parecer Técnico da Equipe de Auditoria e nos requisitos necessários à concessão da medida cautelar, conforme o art. 2º da Resolução TC nº 155/2021, os conselheiros da Primeira Câmara do TCE-PE decidiram, por unanimidade, homologar a decisão monocrática que deferiu a medida cautelar.

A decisão determina que a Prefeitura Municipal de Floresta, sob a gestão de Rosangela de Moura Manicoba Novaes Ferraz (Rorró Maniçoba) ou de quem vier a sucedê-la, realize uma nova seleção pública simplificada, baseada em provas ou provas e títulos, para a admissão de agentes comunitários de saúde em caráter efetivo. A medida deve ser cumprida com efeito imediato.

A informação foi publicada no Diário Oficial do TCE-PE nesta sexta-feira (26), reforçando a importância de cumprir rigorosamente as exigências legais em processos de seleção pública, garantindo a transparência e a legalidade na contratação de profissionais de saúde.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 26 de julho de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

TJPE mantém reprovação das contas de Lula Cabral pela Câmara de Vereadores do Cabo

Publicado

em

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) negou por unanimidade o recurso do deputado estadual Lula Cabral (Solidariedade), confirmando a decisão da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho que, em 2022, rejeitou as contas de 2017, período em que ele era prefeito.

Os vereadores basearam sua decisão em um suposto desvio de R$ 92 milhões do Caboprev, o fundo de previdência dos servidores municipais do Cabo. Atualmente, Cabral é pré-candidato à prefeitura do município nas eleições deste ano.

O TJPE declarou que o recurso foi recusado por não haver ilegalidades no veredito legislativo. Além disso, o deputado foi multado pelo tribunal por persistir no recurso considerado temerário.

Em 2022, a Justiça Eleitoral autorizou sua candidatura a deputado, quando foi eleito.

Em nota, a defesa de Cabral destacou que a posição do TJPE não afeta a elegibilidade do candidato, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023.

O parlamentar entra novamente na corrida pela Prefeitura do Cabo, com a candidatura a ser oficializada em convenção prevista para ocorrer no dia 2 de agosto.

Foto Portal de Prefeitura

Por Portal de Prefeitura

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!