Conecte-se Conosco

Pernambuco

Pernambuco esclareceu 98% dos casos de feminicídio registrados pela Polícia Civil nos últimos 18 meses

Publicado

em

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou nesta terça-feira (20) que Pernambuco conseguiu elucidar 98% dos feminicídios registrados entre janeiro de 2023 e junho de 2024. Dos 121 crimes deste tipo cometidos no período, a Polícia Civil esclareceu 119, concluindo o inquérito policial com as autorias identificadas. Os outros dois casos estão em investigação.
Os dados foram repassados à governadora Raquel Lyra durante uma reunião do programa Juntos Pela Segurança.
 
“Os dados apresentados na reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança desta segunda-feira mostram o compromisso da nossa Polícia Civil com a elucidação de todos os feminicídios cometidos no Estado. É inadmissível que tantas pernambucanas ainda convivam com o medo, mas é importante que essas mulheres tenham a certeza de que o nosso time não vai descansar até que esses crimes sejam investigados e que os autores de cada um deles seja punido”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Para incentivar as mulheres a denunciarem os casos de violência, as secretarias de Defesa Social e da Mulher têm promovido campanhas para que os casos sejam registrados mais cedo, evitando o feminicídio.
Dentro das ações de prevenção, desde setembro de 2023, 381 servidores da SDS, sendo 129 policiais civis e 252 policiais militares, já passaram por qualificação feita pela SDS em parceria com a Secretaria da Mulher. Em nove meses de atuação, a equipe de capacitação passou por 12 cidades de Pernambuco.
Desde o início de 2024, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar também monitora Medidas Protetivas de Urgência (MPU) em todo o Estado. Das mulheres acompanhadas pelas equipes da PM, não foi registrado nenhum feminicídio.
 
“O foco principal do nosso pessoal, sobretudo no Departamento da Mulher e das Delegacias de Homicídios, que investigam os casos, é a resolução de todo e qualquer caso de feminicídio que venha a ocorrer em Pernambuco. Foi com esse pensamento que, nos primeiros dezoito meses da gestão da governadora Raquel Lyra, conseguimos chegar aos autores de 98% desses crimes. Nossa meta agora é chegar aos 100%”, disse o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Renato Leite.
O crime de feminicídio ocorre quando a mulher é morta por questões relacionadas ao gênero dela. Um levantamento divulgado pelo Observatório da Segurança, que atua em diversos estados, mostrou que Pernambuco ocupa o primneiro lugar no ranking desse tipo de crime no Nordeste. Foram 92 casos, sendo 34,38% com arma branca e 62 casos cometidos por parceiros ou ex-parceiros. O Estado também registrou 319 casos de violência contra as mulheres e um aumento de 41,78% em um ano.
A pesquisa leva em conta os dados de 2023 e mostram que os municípios de Garanhuns, no Agreste, e Recife foram os que mais registraram este tipo de crime em 2023, 44 e 40, respectivamente.
Fonte: DP

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para hoje, 20 de Agosto de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.Quadro26.06.2024

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Dois turistas morrem após se afogarem em área de correnteza na praia do Cupe, em Ipojuca

Publicado

em

Dois turistas morreram por afogamento na Praia do Cupe, em Ipojuca, no Grande Recife. 
O caso aconteceu no domingo (18), mas foi confirmado pela prefeitura daquele município nesta segunda-feira (19). 
As vítimas, um turista líbanês e um outro do Estado do Paraná (PR), que não tiveram nomes e idades divulgados, se afogaram no momento em que estavam tomando banho próximo a um banco de areia, em uma área de correnteza. 
De acordo com a gestão municipal, o afogamento aconteceu por volta das 11h, no momento em que a maré encheu e as vítimas foram arrastadas pela água e acabaram se afogando. 
“A maré encheu numa área de correnteza e que têm bandeiras de sinalização sobre o risco”, informou a Prefeitura de Ipojuca, por meio de nota. 
Ainda segundo a prefeitura, as vítimas foram socorridas pelo Salvamento Marítimo do Município e levadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Porto de Galinhas, mas não resistiram às complicações devido ao afogamento e morreram. 
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os socorristas fazem o resgate dos dois turistas em alto mar. 
Após passar por perícia do Instituto de Criminalística (IC), os corpos dos dois turistas foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife. 
Informações extraoficiais dão conta que parentes de uma das vítimas já foram até o local para realizar a liberação do corpo. 
Outros casos
No dia 22 de julho de 2022, dois homens de 48 anos, turistas da região Sudeste, foram arrastados pela correnteza na praia do Cupe e acabaram morrendo afogados.
Os dois amigos acompanhados de dois adolescentes de 12 e 13 anos, que são primos, iniciaram o banho de mar por volta das 17h30, quando o turno dos guarda-vidas já havia se encerrado. 
Na época, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ipojuca, a parte da praia onde ocorreu o afogamento é imprópria para o banho, e existem avisos sobre o perigo.
Os dois adolescentes conseguiram sair sozinhos do mar, porém relataram que ao olhar para trás, não conseguiram enxergar os adultos.
No dia 6 de setembro de 2022, os irmãos Leomar Ferreira dos Santos, 42, e Lindomar Ferreira dos Santos, 39, turistas de Brasília, morreram afogados após entrar em área sinalizada como local de perigo, em Merepe, na Praia de Porto de Galinhas.
Eles foram vistos pela última vez por volta das 6h30. Lindomar foi tentar ajudar o irmão que se afogava, mas desapareceu. O homem chegou a ser resgatado com vida, ainda durante a manhã, mas morreu após dar entrada no posto de saúde.
Horas depois, Leomar foi encontrado. O corpo foi localizado por volta das 15h30, na Praia do Cupe, cerca de 2,5 km da casa que haviam alugado, que fica em frente à área com placa apontando perigo de mergulho na região.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Por: Wilson Maranhão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Unicap cria barco autônomo para monitorar águas do Porto de Recife

Publicado

em

A Universidade Católica de Pernambuco vem modernizando seu formato de ensino e ampliando o portfólio de cursos oferecidos nos últimos anos. O curso de Engenharia da Complexidade, lançado em 2020 com uma parceria inédita entre a Unicap e o Institut Catholique d’Arts et Métiers (ICAM), é um exemplo dessa inovação. Dentro da grade curricular da graduação, os estudantes e professores iniciaram um projeto para responder a uma demanda do Porto do Recife: um barco para monitorar a profundidade e a qualidade da água do local.

Desde o primeiro ano do curso, os alunos começam a integrar teoria e prática através de atividades que envolvem a criação de um produto concreto. “No segundo ano, os alunos também se envolvem em uma atividade paralela: o estágio. Durante essas visitas às empresas, enfrentamos um grande desafio, que consistia em desenvolver uma embarcação destinada ao monitoramento dos parâmetros dos recursos hídricos no Porto do Recife”, explica o professor responsável pelo projeto, Hilário Jorge Filho. “O objetivo era realizar análises detalhadas do pH, da turbidez e da condutividade da água, enquanto simultaneamente mapeamos a profundidade do canal de navegação”.

Dessa necessidade, surgiu o desenvolvimento de uma embarcação autônoma. O primeiro protótipo era uma embarcação de pequeno porte, com apenas 70 cm de comprimento. Durante as atividades, identificou-se a necessidade de aumentar a escala e melhorar a estabilidade. Assim, com base em análise dimensional, a segunda versão com um sistema de controle para navegação autônoma.

“Na terceira versão, optamos por construir um barco com o mesmo comprimento, mas com um espaço interno maior. Foi realizado um estudo hidrodinâmico, utilizando um software de simulação para otimizar o design do casco, visando melhorar ainda mais a estabilidade. Além disso, adicionamos uma nova funcionalidade: além de medir a profundidade, o barco agora pode fornecer informações cruciais sobre a qualidade da água local, contribuindo para a segurança e bem-estar da comunidade”, finaliza Hilário Jorg.

Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!