Conecte-se Conosco

Saúde

Pernambuco tem menor circulação viral em toda a pandemia

De cada 100 testes de Covid, menos de um dá positivo. Segundo governo, taxa atual de positividade dos exames é de 0,95%.

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Pernambuco vive, atualmente, o momento com menor circulação do novo coronavírus de toda a pandemia, que começou em março de 2020. Segundo o governo, de cada 100 testes processados pelo Laboratório Central (Lacen), 0,95% dá positivo. Arredondando, isso significa que, de cada 100 pessoas que fazem o exame, uma tem a Covid-19 comprovada.

Nesta terça-feira (29), diante dos baixos índices da doença e o avanço da vacinação contra a Covid, entrou em vigor a norma que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos. O anúncio da liberação foi feito na segunda (28).

A proteção ainda é necessária em locais fechados e em ambientes como terminais de ônibus, em que há aglomeração de pessoas.

Em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que houve melhora significativa nos índices da pandemia.

“Vivemos o momento com menor circulação viral em relação à Covid-19 desde o início da pandemia, na semana epidemiológica 12, encerrada no sábado (26). Pela sétima semana seguida, houve redução nos casos de Srag positivos para Covid. Foram 42 registros, queda de 12% e de 36% em comparação às últimas semanas epidemiológicas, as semanas 11 e 10, respectivamente“, afirmou.

Sobre a positividade dos exames de Covid, o secretário lembrou os patamares de janeiro, em que havia, no estado, epidemias simultâneas de coronavírus e da Influenza A causada pelo vírus H3N2. “Na última semana de janeiro, de cada 100 exames processados, 52 chegavam a positivar“, disse.

André Longo também afirmou que houve queda nos casos de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quadro que pode ter inúmeras causas, incluindo o coronavírus e outras doenças infecciosas. Atualmente, segundo o gestor, o estado vive uma época de sazonalidade dessas doenças.

As solicitações por leitos de UTI também atingiram o menor patamar da pandemia. Foram 203 solicitações na semana passada. Houve quedas de 11%, na última semana, e de 19%, em 15 dias. Lembrando que a grande maioria dessas solicitações não é mais por Covid, mas por outros quadros respiratórios que, por vezes, se apresentam com características de Srag“, declarou.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Sidia Haiut, disse que o atual decreto, que desobrigou o uso de máscaras e também liberou a capacidade total em eventos de qualquer tipo, é válido até que haja uma nova determinação, diferentemente das determinações anteriores que tinham prazo de validade.

“Hoje, a gente anuncia um avanço no plano de convivência e autoriza liberação total dos eventos. Não há mais restrição em relação a algumas atividades. Lembrando que é exigido o passaporte vacinal. Maiores de 12 anos precisam ter a segunda dose e maiores de 18 anos a dose de reforço, se já tiverem passado quatro meses da segunda dose“, afirmou a secretária executiva.

Boletim

Nesta terça, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.994 ocorrências de Covid-19. Entre os casos confirmados, 19 (1%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.975 (99%) são leves.

Com os novos dados, Pernambuco passou a totalizar 894.462 casos confirmados da doença, sendo 58.264 graves e 836.198 leves.

O boletim também confirmou dez óbitos. Essas mortes ocorreram entre os dias 6 de maio de 2021 e 27 de março de 2022. Com isso, o Estado totaliza 21.386 mortes pela Covid-19.

“Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde“, informou o governo.

Por G1

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Dicas de Saúde: Infecções Vaginais Comuns

Publicado

em


1️⃣ Candidíase: Causada pelo fungo Candida, provoca coceira, corrimento branco e espesso, além de ardor ao urinar.

2️⃣ Vaginose Bacteriana: Caracterizada por um corrimento cinza e um odor forte. O desequilíbrio das bactérias vaginais é o principal responsável.

3️⃣ Tricomoníase: Uma infecção sexualmente transmissível causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que pode provocar corrimento amarelado ou esverdeado e coceira.

4️⃣ Clamídia: Outra IST que pode ser assintomática, mas também pode causar dor pélvica, corrimento e desconforto ao urinar.

5️⃣ Gonorreia: Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, pode provocar corrimento, dor ao urinar e sangramento entre as menstruações.

Se você suspeitar de alguma infecção, procure um ginecologista para diagnóstico e tratamento adequado.

Por Dra. Giannini Carvalho  – Ginecologista e Obstetra

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Espirros, coriza, nariz entupido e fungando… É gripe ou rinite alérgica?

Publicado

em

Espirros, coriza, nariz fungando, entupido e dormir de boca aberta parecem sinais de gripe. Esses sintomas, contudo, também são características de uma crise de rinite alérgica.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) explica que, diferentemente da gripe, a rinite alérgica não é transmitida e não causa febre. O nariz entupido diariamente é o que mais incomoda o paciente com rinite, pois essa condição faz com que ele não consiga respirar de forma adequada. Isso faz com que o paciente recorra a medicações não recomendadas para esses casos.

A mudança de temperatura e ácaros podem ser desencadeadores das crises de rinite alérgica. O diagnóstico correto é fundamental para se ter sucesso no tratamento. Não se automedicar e procurar por um especialista para que ele possa identificar o tipo de rinite são os primeiros passos para o sucesso do tratamento.

Uma criança com pais alérgicos terá aumentada de 50% a 70% a chance de desenvolver uma doença respiratória, inclusive rinite alérgica, mais comum após os 2 anos de idade. Essa condição atinge cerca de 26% das crianças brasileiras. Em adolescentes, esse percentual vai a 30%, de acordo com dados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISAAC).

Confira abaixo 8 dicas para prevenir crises de rinite:

  1. Faça o controle ambiental, com retirada de objetos que podem acumular ácaros, como cortinas e tapetes.
  2. Mantenha os filtros dos aparelhos de ar-condicionado sempre limpos. Se possível, limpe-os mensalmente.
  3. Evite a exposição a temperaturas ambientes muito baixas e oscilações bruscas de temperatura. Lembrar que o ar-condicionado é seco e pode ser irritante.
  4. Evite o uso de vassouras e espanadores. Passar pano úmido diariamente na casa ou usar aspiradores de pó com filtros especiais duas vezes por semana. Afastar o paciente alérgico do ambiente enquanto se faz a limpeza.
  5. Lave as roupas de inverno que estão guardadas antes de começar a usá-las.
  6. Encape colchão e travesseiro com capa impermeável.
  7. Evite bichos de pelúcia, estantes de livros, revistas, caixas de papelão ou qualquer outro local onde possam ser formadas colônias de ácaros no quarto de dormir. Substitua-os por brinquedos de tecido para que possam ser lavados com frequência.
  8. Deixe o ambiente iluminado e bem arejado.

Como tratar a rinite?

O uso de medicações e imunoterapia, conhecidas como vacinas para alergias, são formas de tratamento que podem ser definidas pelo especialista de acordo com o tipo de rinite que for diagnosticada.

Rinite é contagiosa?

A rinite alérgica não é contagiosa e pode começar em qualquer período da vida, porém, é pouco frequente antes dos 12 meses de idade.

Sintomas da rinite

Os sintomas clássicos da rinite alérgica são: crises de espirros, coriza clarinha, coceira no nariz (podendo atingir também os olhos, ouvidos e a garganta) e entupimento nasal.

Fonte: JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Saúde

Anvisa aprova novo tratamento para câncer de bexiga

Publicado

em

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que mais de 11 mil novos casos de câncer de bexiga sejam diagnosticados por ano de 2023 a 2025, sendo os homens os mais impactados pela doença (7.870 novos casos/ano em homens; 3.500 novos casos/ano em mulheres).

 A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na segunda-feira (15) uma nova indicação de tratamento oncológico para pacientes com câncer de bexiga já avançado ou metastático (espalhado pelo corpo), não tratado anteriormente.

Um estudo clínico da empresa farmacêutica estadunidense MSD mostrou que a imunoterapia (pembrolizumabe) aliada a um anticorpo droga conjugada (enfortumabe vedotina) reduziu o risco de progressão da doença ou morte em 55% e o risco de morte em 53% em comparação com a quimioterapia.

Segundo o estudo, a sobrevida mediana foi aproximadamente duas vezes maior no grupo de pacientes que receberam o tratamento de P+EV (pembrolizumabe em combinação com enfortumabe vedotina) do que naqueles que receberam quimioterapia.

A farmacêutica se apoia nos resultados para sugerir o uso de P+EV como um possível novo padrão de cuidado.

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que mais de 11 mil novos casos de câncer de bexiga sejam diagnosticados por ano de 2023 a 2025, sendo os homens os mais impactados pela doença (7.870 novos casos/ano em homens; 3.500 novos casos/ano em mulheres).

A imunoterapia é um tratamento usado contra o câncer que potencializa as defesas do organismo. A estratégia treina o sistema imunológico para reconhecer e combater células cancerígenas e é considerada um avanço importante na medicina oncológica, apesar de não chegar ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Foto  Shutterstock

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!