Conecte-se Conosco

Destaque

Programa IPTU Verde de Serra Talhada é destaque em reportagem do UOL

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Uma matéria do UOL Ecoa deste domingo destacou ações que incentivam a proteção do meio ambiente no Brasil, entres elas, o projeto do vereador Sinézio Rodrigues em Serra Talhada que incentivou o plantio de árvores em frente a residências foi citado.

A Lei Municipal 251/2015 (Lei do IPTU Verde) que concede desconto de 6% ao cidadão que plantar uma árvore em sua propriedade e se responsabilizar por sua preservação, bem como ao cidadão que já possui árvores em sua propriedade e faz o trabalho de conservação das mesmas. “O IPTU Verde é fundamental na política de urbanização e na preservação da fauna e flora serra-talhadense. Nós precisamos ter responsabilidade com nosso lar, precisamos ter mais consciência ambiental e contribuir para a diminuição da poluição e dos demais problemas que destroem nosso hábitat,” disse Sinézio.

Leia a matéria do UOL, abaixo:

Nos últimos anos, os incêndios florestais e o desmatamento se tornaram pautas centrais do Brasil. Mas o mesmo país que está se tornando um mau exemplo em perde de vegetação nativa, tem algumas das melhores normas para garantir o plantio de árvores. “Nós temos instrumentos sobrando: seja por obrigação, seja para iniciativa voluntária, seja para fazer ajustes por acordos. Só não planta quem não quer”, afirma Mario Mantovani, Diretor do SOS Mata Atlântica. “Pena que somos um país modelo em incentivo, mas somos também exemplo negativo em destruição árvores”, completa.

Os tipos de incentivo para que você plante uma árvore variam conforme o tipo e local. Em muitas cidades, um modelo usado é o do IPTU Verde, que oferta desconto a pessoas que tenham árvores ou área verdes em suas propriedades.

E esses valores variam de local para local: em São Carlos (SP), por exemplo, o contribuinte paga 1% a menos no valor do IPTU caso tenha uma árvore no passeio público imediatamente em frente a seu imóvel; em Serra Talhada (PE), esse percentual chega a 6%.

“São centenas de municípios com esse IPTU Verde, que reconhecem que as árvores de um terreno particular prestam serviço à comunidade”, afirma.

Mais normas

Além disso, o diretor explica que existem vários tipos de legislação que preveem plantações, especialmente das matas na beira de rios. Também há regras para garantir que, em caso de necessidade de desmatamento, se plantem árvores para compensar.

“Existem várias iniciativas no âmbito federal. Temos a questão da preservação das áreas ribeirinhas. Existe também a lei de reposição, dos anos 1980, que obriga plantar árvores a cada metro cúbico que você destrói. Se você consome madeira nativa, você tem de repor também. Temos isso em quase todos os Estados. Tem município com programas de arborização. Ou seja, temos um universo de legislações, e a cada dia surgem mais demandas para que as pessoas façam reflorestamento”, conta.

E isso pode crescer. No Senado, há uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que pretende nacionalizar o abatimento do IPTU a quem preservarem suas áreas e produzirem energia renovável. A PEC 13/2019, do senador Plínio Valério (PSDB-AM), foi apresentada em março de 2019 e está pronta para primeira discussão no plenário do Senado.

Ações nos municípios

O engenheiro agrônomo, ambientalista e diretor do Instituto Terraviva, Ricardo Ramalho, concorda que o Brasil está repleto de boas ações e exemplos.

“Existem muitas iniciativas interessantes em cidades pelo país, e acho que tem crescido essa filosofia de como é saudável conviver com as árvores. Além disso, temos várias associações que ajudam nessa tarefa”, diz.

Ramalho foi secretário de Meio Ambiente de Maceió entre 2005 e 2011 e fez um projeto que estimulava a população ao plantio de árvores. A meta era plantar um milhão de árvores na capital alagoana, que incluía não só incentivo, mas ajuda e orientação.

“Entre as ações estava o Disque-Árvore: a pessoa discava, dizia do interesse de plantar uma árvore, e a gente ia lá e plantava. E havia todo um simbolismo. Esse número de 1 milhão era por causa do um milhão de habitantes, a gente quis dizer que podia cada habitante plantar uma árvore e elevar a área verde”, explica.

Quando deixou a secretaria, o programa acabou, mas deixou um saldo à época de 345 mil árvores na cidade.

Uma das cidades que se tornou modelo recente no país foi Caxias do Sul (RS). No último dia 21 de setembro, ela lançou o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município.

Um levantamento feito pela prefeitura criou um inventário, que contou 64.123 árvores existentes nos passeios públicos. Com base nesse resultado, foram feitas análises como problemas e conflitos para um planejamento da arborização urbana, que prevê ações não só do poder público, mas da população.

“Este planejamento prevê critérios para a escolha da espécie correta para cada local, considerando as características de porte, crescimento da copa, tipo de folhagem, floração e frutificação, entre outras; e levando em conta a posição solar, largura do passeio e demais características do entorno. Foi elaborada uma lista de 163 espécies com potencial para uso na arborização urbana do município, com características de cada uma e condições de adequação das mesmas conforme vem sendo observado ao longo dos anos no nosso município”, conta o secretário de Meio Ambiente, Nério Jorge Susin.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Apac emite alerta de chuva para o Grande Recife, Agreste e Zona da Mata

O aviso é válido até este sábado (6).

Publicado

em

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o alerta de chuva para o Grande Recife e Zona da Mata, nesta sexta-feira (5). 
Para as duas regiões, o aviso, válido até este sábado (6), é de “estado de atenção”, o segundo dos três níveis de alerta meteorológico da agência.
Para o Agreste, foi emitido um alerta de “estado de observação”, o primeiro dos três níveis de aviso.
Um distúrbio ondulatório de leste deve provocar pancadas de chuva. Na Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul, a previsão indica precipitação de intensidade moderada a forte nesta sexta, se estendendo ao longo deste sábado (06).
Segundo Romilson Ferreira, meteorologista da Apac, as chuvas podem se estender até o Sertão pernambucano, mas se concentram com maior intensidade no litoral, principalmente na madrugada e na manhã deste sábado.
Foto: Antônio Gois/DP
Por: Mareu Araújo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Cometa descoberto em 1815 poderá ser visto neste final de semana

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

Publicado

em

Os entusiastas da astronomia poderão ter uma chance rara na noite deste sábado (6) de observar mais de perto o cometa 13P/Olbers. O corpo celeste alcançará seu brilho máximo neste final de semana. O cometa fica visível apenas a cada 69 anos -parecido com o famoso Halley.

De acordo com o Observatório de Valongo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o uso de binóculos será suficiente para conseguir enxergar o brilho. O melhor local para ver no Brasil será nas regiões Norte e Nordeste, na direção da constelação de Lince.

A visibilidade de um cometa depende de sua rota, segundo Rodrigo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional. “Se ele chega pelo norte, será mais visível do Hemisfério Norte, por exemplo”, explica o especialista. Nesta semana, o 13P/Olbers estará a uma distância de cerca de 280 milhões de km da Terra.

Em comparação, o cometa Halley passou a 63 milhões de km de distância da Terra em sua última aparição, em 1986. “É um processo de semanas até um cometa se aproximar da Terra, às vezes até meses, então demora muito para ficar visível”, comenta Ogando.

A visibilidade de cometas também pode ser menor do de outros corpos celestes, de acordo com o astrofísico, porque a luz destes objetos é difusa -ao contrário das estrelas, que têm luz concentrada e, por isso, são mais visíveis.

A órbita do cometa é outro fator a ser considerado para determinar sua visibilidade. “Os cometas têm órbitas elípticas alongadas e alguns têm uma órbita mais fechada, então passam perto da Terra de tempos em tempos, enquanto outros têm ela mais aberta, aí passam e vão embora”, diz o astrofísico.

Para achar um cometa, é preciso olhar para o céu constantemente. “Os corpos do Sistema Solar estão sempre em movimento, diferentemente das estrelas, que são fixas”, afirma Ogando. “Então, se você observar a mesma região do céu ao longo de dias, semanas, meses, você identifica coisas se mexendo e faz o trabalho de investigação, compara com relatos do passado.”

Mesmo sem equipamentos digitais como os atuais, astrônomos do passado fizeram registros que foram importantes para identificar cometas hoje conhecidos. O primeiro que se tem do Halley, por exemplo, é de 239 a.C. O 13P/Olbers, que se aproxima da Terra neste mês, foi visto pela primeira vez em 1815 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers (1758-1840).

“O método é sempre mais ou menos o mesmo, o que muda são os instrumentos”, afirma Ogando. Em 2021, o cosmólogo brasileiro Pedro Bernardinelli, descobriu o maior cometa já avistado da Terra, chamado de C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein). Para isso, ele olhou para os céus -e para dados sobre corpos celestes- do passado por meio dos registros feitos pelo telescópio Hubble entre 2014 e 2019 e o ponto de luz distante chamou sua atenção.

Para observar corpos celestes, no entanto, nem sempre é preciso um telescópio moderno ou um banco de dados complexo. Algumas iniciativas, como a de Caça Asteroides, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), permitem a observação do céu pela tela do computador. “A astronomia tem esse encantamento e tem formas acessíveis de descobrir coisas, não precisa ter acesso ao Hubble”, diz Ogando.

Foto Dan Bartlett

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Vereador Cicero Wilton Oliveira participa de assinatura de ordem de serviço de cinco grandes obras em Moreilândia

Publicado

em

O Vereador de Moreilândia, Cícero Wilton Oliveira (PSB), participou nesta sexta-feira,05, da assinatura de ordens de serviços de cinco grandes obras no município pernambucano.

Estiveram presentes o prefeito Teto Teixeira (PDT), e os vereadores da cidade. Entre as obras que serão realizadas, estão a reforma e ampliação da UBS José Queiroz; reforma e ampliação da UBS Santo Expedito no Sítio Canta Galo; requalificação da Avenida Coronel Romão Sampaio; construção de duas arenas modelo society na Serra Mandacaru e Fortalezinha.

Segundo o vereador, essas obras irão contribuir para saúde, mobilidade e qualidade de vida da população.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!